Cordas de aço "macia" para Folk

    Autor Mensagem
    Beto Munhoz
    Veterano
    # mai/05


    Aí pessoal, tenho um violÃo Gianninni, folk, usando cordas de aço Giannini séria Cobra, .10 mm.
    Mas acho elas muito duras. Fazer um F é um sufoco, tô até ficando com o punho esquerdo forte de tanto fazer força.
    Tô querendo trocar o encordoamento, mas queria umas cordas de aço mais "macias". Já li as mensagens sobre cordas, mas ainda não encontrei uma solução. Qual corda vcs indicam ?

    Beto Munhoz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Opa, eu ia me esquecendo. O braço do violão não tá empenado, ok ?

    thifm
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Beto Munhoz
    Cara, o fato do braco do violao nao estar empenado nao significa que ele esteja corretamente ajustado.

    Compensa vc levar num luthier para ele dar uma olhada nos trastes, pode haver algum amassado ou coisa assim.
    Meu violao nao estava com o braco empenado mas eu tinha o mesmo problema q vc. Levei num luthier e o cara deu uma boa ajustada... agora fazer um F eh moleza.. heheheh

    Qto as cordas, a Gianinni tem um linha de cordas 0.09 para violao... jah usei uma vez e nao curti mto nao. O ideal eh usar 0.10 mesmo... o som fica melhor.

    Abracos, espero ter ajudado.

    flw

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Olha concordo com o thifm, com as cordas 0.10 você vai obter um melhor som. Se vc colocar uma 0.11 por ser cordas mais pesadas deve haver uma regulagem no tensor para suportar este tipo de corda sem empenar o braço, agora o son fica louco com 0.11. Mais eu te aconselho o meio termo nem muito pesada( 0.11 ) e nem light demais ( 0.09 ), coloca a 0.10.
    Falo sobre a regulagem no tensor pelo fato de já ter colocado uma corda 0.11 no meu violão e o som ficou legal, mas ocorreu um leve empeno no braço e o luthier me disse que era uma questão de regulagem do tensor e só, daí ele fez uma regulagem lá e me disse que com a atual regulagem eu poderia utilizar cordas 0.10 sem medo, mas se fosse optar por cordas mais pesadas a regulagem seria outra e eu deveria levar o violão para dar uma olhada antes. Palavras do Luthier, não tenho certeza se é bem isso, mas faz sentido a explicação.

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    tem um outro modelo giannini, a cobra é realmente pesada...

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    O modelo é: Giannini GESWAM tensão 0.010 média. Está é a que eu utilizo e o resultado é bastante legal.

    Beto Munhoz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Fabrício: mas essa corda vai bem em um violão Folk ?

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Pelo menos no meu fica bem legal. Tenho um folk washburn. O som fica bastante legal

    magf
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara, fique na 0.10 (talvez uma d'dario ou ernie ball), mas leve em um luthier. Procure algum na sua cidade (escolha a melhor loja de instrumentos da sua cidade, vá lá e pergunte pro um). O serviço deve ficar em torno de uns 50 paus. Vale cada centavo.

    Bramires
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu gosto das D'dario mesmo.. 010. Se quiser umas mais baratas, recomendo as Groove (fósforo-bronze) Tem um sonzinho legal, pore´m duram bem menos tempo com o som brilhante..

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    Se as cordas estiverem com ação muito alta é sinal de desregulagem.

    D'dario é uma boa tentativa, e se tu achar .09 melhor ainda, pode ser isso que está te dificultando nas pestanas.

    Beto Munhoz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Levei o violão em um luthier (43 anos fazendo violão, é mole ?), e ele disse que o violão já está bem ajustado. Se baixar mais as cordas, periga dar trastejamento. Também não tem nada empenado.
    Ele sugeriu eu trocar as cordas que uso (gianini série cobra, 0.10mm) por outras mais macias, mas deu um nome em particular.
    Tô pensando nas DÁdario, também 0.10. O que vcs acham ?

    magf
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Rapaz,

    Então é porquê você não deve estar acostumado a essas cordas. Compra uma d'dario ou groove 0.09. Garanto que voê vai gostar. Mas o luthier que você levou não sugeriu lixar os trastes não?!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas de aço "macia" para Folk