Trítono

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    leocb
    Veterano
    # mar/05


    O que seria a não resoluçao do trítono com expectativa? Alguém pode dar uma ajuda?

    Obrigado!!!

    Marisco
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Marisco
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    A resolução do trítono consiste em fazer um movimento do baixo de quarta justa ascendente ou quinta justa descendente. A forma mais comum alia isso a aproximações cromáticas de outras notas do acorde.

    Ex: G7 --> C7M
    No G7 temos G, B, D, F
    No C&M temos: C, E, G, B.

    Dessa forma o B e o F do G7 se aproximam do C e do E do C7M (respectivamente) de forma cromática (separados por um semitom).
    Assim o G7 (dominante) cria a expectativa para a resolução no C7M (tônico).

    Note que as notas que sofrem as aproximações cromáticas (B e F) são as que compõe o trítono do V7.

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
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    Continuando: para não fazer isso, ou seja, não resolver o trítono com expectativa, não devemos colocar acordes com função dominante seguidos de acordes com função tônica. Isso é muito usado para composições modais.

    Existem diversas formas de se fazer isso. As mais comuns são:
    --> usar resoluções deceptivas
    --> usar cadências imperfeitas, meias cadências ou cadências deceptivas.

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida posta ae.

    leocb
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: leocb
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    Eu tenho um livro aqui que mostar um exemplo do modo Iônico assim:
    bVII(Ré) IV(dó) I(sol)
    D C G.

    Ta mais ai o Ré não estaria resolvendo no Sol? Dai assim não poderia ter o sabor modal Iônico. Ai que eu não consegui entender.

    Obrigado!!!

    Marisco
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Marisco
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    Se fosse em Sol Jônio, o D seria V7, e não e bVII.
    Só seria bVII se fosse em E jônio, mas daí obviamente o Dó não seria IV e sim VI.

    Mas analisando a progressão acima, o Ré não resolve no sol, pois ele é precedido pelo C, que é subdominante.

    | C | G | constituem uma cadência plagial, que é conclusiva. Mas nesse caso, se tu der a enfase correta irá soar como G jônio.

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
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    De repente se o Panucci entrar aqui ele consegue te explicar melhor. Eu tenho dificuldade em esclarecer essas coisas sem poder falar com a pessoa. Só na escrita é complicado!

    leocb
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: leocb
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    Ah ta então é isso. Sempre que vim precedido pelo subdominante não vai ser resolvido.

    Se fosse C D G ai o ré resolveria no sol né?

    Valeu!!! :)

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05
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    Sempre o 5º grau com 7ª irá resolver na tônica.

    Tipo:
    G7 resolve em C
    A7 resolve em D

    E assim vai...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05
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    Vale lembrar que o 5º grau com 7ª é o dominante, já que possui um trítono em sua formação.

    G7 = G B D F

    O trítono está entre B e F. É um intervalo de 4ª aumentada.

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
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    leocb
    Teoricamente precisaria ser D7 para resolver em G. Mas nosso ouvido já está acostumado a sentir repouso mesmo usando o grau dominante sem a sétima (devido a música popular usar poucos acordes dissonantes).

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
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    .............

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
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    Entendi nada.

    DiXing
    Veterano
    # mar/05
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    Boiei!

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