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leocb Veterano |
# mar/05
O que seria a não resoluçao do trítono com expectativa? Alguém pode dar uma ajuda?
Obrigado!!!
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Marisco Veterano |
# mar/05 · Editado por: Marisco
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A resolução do trítono consiste em fazer um movimento do baixo de quarta justa ascendente ou quinta justa descendente. A forma mais comum alia isso a aproximações cromáticas de outras notas do acorde.
Ex: G7 --> C7M
No G7 temos G, B, D, F
No C&M temos: C, E, G, B.
Dessa forma o B e o F do G7 se aproximam do C e do E do C7M (respectivamente) de forma cromática (separados por um semitom).
Assim o G7 (dominante) cria a expectativa para a resolução no C7M (tônico).
Note que as notas que sofrem as aproximações cromáticas (B e F) são as que compõe o trítono do V7.
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Marisco Veterano |
# mar/05
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Continuando: para não fazer isso, ou seja, não resolver o trítono com expectativa, não devemos colocar acordes com função dominante seguidos de acordes com função tônica. Isso é muito usado para composições modais.
Existem diversas formas de se fazer isso. As mais comuns são:
--> usar resoluções deceptivas
--> usar cadências imperfeitas, meias cadências ou cadências deceptivas.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida posta ae.
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leocb Veterano |
# mar/05 · Editado por: leocb
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Eu tenho um livro aqui que mostar um exemplo do modo Iônico assim:
bVII(Ré) IV(dó) I(sol)
D C G.
Ta mais ai o Ré não estaria resolvendo no Sol? Dai assim não poderia ter o sabor modal Iônico. Ai que eu não consegui entender.
Obrigado!!!
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Marisco Veterano |
# mar/05 · Editado por: Marisco
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Se fosse em Sol Jônio, o D seria V7, e não e bVII.
Só seria bVII se fosse em E jônio, mas daí obviamente o Dó não seria IV e sim VI.
Mas analisando a progressão acima, o Ré não resolve no sol, pois ele é precedido pelo C, que é subdominante.
| C | G | constituem uma cadência plagial, que é conclusiva. Mas nesse caso, se tu der a enfase correta irá soar como G jônio.
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Marisco Veterano |
# mar/05
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De repente se o Panucci entrar aqui ele consegue te explicar melhor. Eu tenho dificuldade em esclarecer essas coisas sem poder falar com a pessoa. Só na escrita é complicado!
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leocb Veterano |
# mar/05 · Editado por: leocb
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Ah ta então é isso. Sempre que vim precedido pelo subdominante não vai ser resolvido.
Se fosse C D G ai o ré resolveria no sol né?
Valeu!!! :)
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The Blue Special Guitar Veterano |
# mar/05
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Sempre o 5º grau com 7ª irá resolver na tônica.
Tipo:
G7 resolve em C
A7 resolve em D
E assim vai...
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The Blue Special Guitar Veterano |
# mar/05
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Vale lembrar que o 5º grau com 7ª é o dominante, já que possui um trítono em sua formação.
G7 = G B D F
O trítono está entre B e F. É um intervalo de 4ª aumentada.
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Marisco Veterano |
# mar/05
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leocb
Teoricamente precisaria ser D7 para resolver em G. Mas nosso ouvido já está acostumado a sentir repouso mesmo usando o grau dominante sem a sétima (devido a música popular usar poucos acordes dissonantes).
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Hyllop Veterano |
# mar/05
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.............
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Hyllop Veterano |
# mar/05
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Entendi nada.
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DiXing Veterano |
# mar/05
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Boiei!
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