Alguém sabe o que significa isso ??

Autor Mensagem
Nas coxa
Veterano
# fev/05


Olá galera, Alguém sabe o que significa quando aparecem sifras separadas por barra nas letras de música??
Por exemplo: C/F# ou D/Am
E ainda: o que significa quando ao final de uma frase, aparece uma porção de acordes todos juntos, tipo: C Am D C Bm E C

Desde já, obrigado pela ajuda!

Alguém
Veterano
# fev/05
· votar


No primeiro caso (C/F#) pode ser uma inversão de baixo. Ou seja, você faz o primeiro acorde (no caso dó maior), mas a nota mais grave será a que está depois da barra (fá sustenido, no caso).
Também há quem separe os compassos por barras. Por exemplo:
Am / C / F / G

E quanto a porção de acordes, bom, que eu saiba se toca todos, no ritmo certo é claro.

Se você mostrasse a cifra onde viu isso tudo eu poderia ajudar melhor. Ou não.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# fev/05
· votar


C/F# é a passagem dos acordes q vc deve tocar em cima da letra, vc deve tocar os 2 acordes em cima da letra, não sei se fui claro, alguém vai te explicar melhor

Arathorn
Veterano
# fev/05
· votar


Olá galera, Alguém sabe o que significa quando aparecem sifras separadas por barra nas letras de música??
Por exemplo: C/F# ou D/Am


Antes de tudo, "sifras" é com "c" de cebola... salvo isto, vamos à teoria. A barra divide a nota de seu baixo. Ex: D/F# => é o acorde de D com o baixo em F#. (obs: peguei o acorede D/F# pq é mais conhecido).
[tab]
e--------2---------------------
B--------3---------------------
G--------2---------------------
D------------------------------
A------------------------------
E--------2---------------------
D/F# (Pode ser sem o 2 na mizinha)
[/tab]

E ainda: o que significa quando ao final de uma frase, aparece uma porção de acordes todos juntos, tipo: C Am D C Bm E C
Isto nada mais é que a continuação da música, geralmente aparece com base em solos ou final da música. Você mantém o ritmo e faz os acordes indicados.
É só. Espero ter ajudado.

Arathorn.

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


Se você mostrasse a cifra onde viu isso tudo eu poderia ajudar melhor. Ou não.

ok amigo. A dúvida começou na letra da música Paes e Filhos do Legião Urbana...mas vi várias outras músicas do mesmo jeito, por exemplo, as músicas de Sá e Guarabira e as de Zé Ramalho tb.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Nas coxa
A Pais é Filhos é bem fácil.
Pelo que eu me lembro, só usa C, D, G, F, Em, Am, Bm.

Mas o esquema que vc perguntou no começo do tópico, é do jeito que o Arathorn postou.

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


C/F# é a passagem dos acordes q vc deve tocar em cima da letra, vc deve tocar os 2 acordes em cima da letra, não sei se fui claro, alguém vai te explicar melhor

Isso é o que chamam de "mudar rápido" ?? Tenho que tocar os dois rapidamente ?

dtplayer
Veterano
# fev/05
· votar


geralmente eh troca de baixo, pode ser divisao de compassos ou ate uma forma de mostrar slides!

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


A Pais é Filhos é bem fácil.
Pelo que eu me lembro, só usa C, D, G, F, Em, Am, Bm.


ok. Muito obrigado. E não abusando da bondade, sabe me dizer qual a batida correta dessa música? Grato.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Cara, C/F# tb pode ser variação do baixo.
Embora seja meio estranho, sei lá, pode até existir.

O mais comum é D/F#, pois o F# faz parte da tríade do acorde de D.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Nas coxa
Depende. Se vc for só com o violão, vc faz uma batida meio blues, abafando com a mão da palheta.
Se for tocar em banda, é só vc tocar na batida simples mesmo.

edlorena
Veterano
# fev/05
· votar


C/F# é a passagem dos acordes q vc deve tocar em cima da letra, vc deve tocar os 2 acordes em cima da letra, não sei se fui claro, alguém vai te explicar melhor


???????????????????????
eh msm???
tem certeza???

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


edlorena
Se o cara passar a cifra onde ele viu isso dá pra falar com certeza hehehe...

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


edlorena
Se o cara passar a cifra onde ele viu isso dá pra falar com certeza hehehe...


Meu irmão, eu sitei C/F# somente como exemplo, pode ser que esta cifra nem exista, todavia, na música do Legião Urbana = Pais e Filhos, foi onde surgiu minha dúvida, lá tem a cifra: C/E. Pois já ouvi dizer várias coisas, acho que até meu professor de violão seja um burro, pois me disse que quando for assim, tenho que fazer apenas o primeiro acorde e desconsiderar o segundo, pois o primeiro tem o mesmo som do segundo...isso é correto??
Então, se assim for, porque colocar a segunda cifra na música separada por barra??
A explicação é vaga. Ademais, não preciso lhe dizer em que música eu vi cifras assim, pois quase todas as músicas de qualquer autor, possui isso com frequencia.
De qualquer forma, obrigado pela tentativa de ajuda. Penso apenas, que tenho que mudar de professor, pois se um dia eu for dar aulas, jamais darei uma explicação tão idiota aos meus alunos....[/b][b][b][/b]

SoldierOfFear
Veterano
# fev/05
· votar


C/E é tocado assim:

e--0------------
B--1---------
G--0---------
D--2--------
A--3--------
E--0-------


O baixo é no E em vez do C.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Nas coxa
É como oSoldierOfFear postou.


Pois já ouvi dizer várias coisas, acho que até meu professor de violão seja um burro, pois me disse que quando for assim, tenho que fazer apenas o primeiro acorde e desconsiderar o segundo, pois o primeiro tem o mesmo som do segundo...isso é correto??
Depende. Quando o cara é bem iniciante, não tem muita noção das notas pelo braço, aí faz só o primeiro acorde.
Veja essa passagem que tem na música Have you ever see the rain, do Creedence:

F G C C/B Am Am/G
I want to know, have you ever seen the rain

Se for possível, escute a música e veja a variação que ele faz no baixo dos acordes; É mais ou menos assim:





e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------3--3-2--2-0--0----------------------------
E-1--1-1--3--3-3------------------3-------------------------


Na seqüência dos acordas da música. Tipo, vc faz o acorde e só varia o baixo.
Entendeu?

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


Agora compreendi. Talvez por ser iniciante, meu professor não quiz dar maiores detalhes por enquanto. Muito obrigado a todos vcs pela atenção!!!

Quanto aos acordes que vcs me mostraram, estou guardando todos p/ estudo futuro, pois no momento não sei o que significam.

Forte Abraço a todos.

Christina Amaral
Veterano
# fev/05
· votar


Nas coxa
Curioso o nick...

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


Curioso o nick...

/:0)

Christina Amaral
Veterano
# fev/05
· votar


/:0)

??????

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


??????

/:0(

Gbm7
Veterano
# fev/05
· votar


Nas coxa
tente ler algo sobre invesão de acorde. estude por si só,s será muito produtivo, se voce for inteligente.
busque aki mesmo, vc vai encontrar varias paradas maneiras.

diegocipriani
Veterano
# fev/05
· votar


Eu tambem num intendi, sempre toquei isso pensando que era a passagem de acordes =X o que eu num intendi ainda é que vocês
querem dizer com o baixo dos acordes?

Nas coxa
" Meu irmão, eu sitei C/F# "
" aparecem sifras "
aprende portugues primeru euheueh

breno crespo
Veterano
# fev/05
· votar


tb tenho essa dúvida . diegocipriani
é que vocês
querem dizer com o baixo dos acordes?

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


" Meu irmão, eu sitei C/F# "
" aparecem sifras "
aprende portugues primeru euheueh


Vai se fudê...não pedi sua opinião, burrão!!!

Nas coxa
Veterano
# fev/05
· votar


Nas coxa
tente ler algo sobre invesão de acorde. estude por si só,s será muito produtivo, se voce for inteligente.
busque aki mesmo, vc vai encontrar varias paradas maneiras.[/i]

Muito obrigado Gbm7. Sua orientação foi muito útil. Grato.

Eduardo J Santos
Veterano
# jun/05
· votar


C/F# significa:
Acorde de Dó com o Baixo em Fá#

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


Nas coxa

C/F# = Dó maior com a quarta aumentada no baixo (Deve ficar bem dissonante isso)
D/Am = Não existe... depois da barra só se refere a nota, não ao acorde. Se fosse D/A = Ré maior com a quarta justa no baixo.

gabert
Veterano
# jun/05
· votar


Johnny, Perfeita a explicação, só que D/A não é quarta justa no baixo e sim quinta justa.

Junião
Veterano
# jun/05
· votar


gabert
é, eu ouvi dizer que só pode haver inversões de terças e quintas e eventualmente sétimas....o resto é invenção, ou acaba resultando num outro acorde com a fundamental diferente do acorde original?
breno crespo
diegocipriani

o baixo, a nota mais grave do acorde, é geralmenta a nota fundamental, ou seja aquela que dá nome ao acorde. A partir dela montam-se o restante das notas segundo a sua escala.(maior ou menor)[/b]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém sabe o que significa isso ??