Autor |
Mensagem |
deko Veterano |
# fev/05
bom dia amigos deste forum
desde já agradeço muito a todos que sempre
leem meus topicos e sempre tentam me ajudar
bom eu gostaria de saber se alguem ai tem uma apostila,
que fale a fundo a respeito de harmonia funcional,
já tententei procurar no forum,mas nao achei nenhum material
se alguem puder me mandar agradeço muito
meu e-mail é: dekospack@msn.com
|
Rodrigo Queiroz Veterano |
# fev/05
· votar
mano e bem capaz que vc encontre em almir chediack armonia e improvisacao este e um bom livro pra quem quer algo sobre harmonia funcional ... boa sorte
|
Luciano Crazinski Veterano |
# jun/05
· votar
Oi.
Tem um site bem legal que vi na net... é o dmusichouse.com.br.
Lá você se cadastra pra acessar o material por 30 dias grátis e você acessar diversos assuntos sobre escalas, harmonia funcional, movimentos harmonicos, triades, tem também vários estilos musicais como blues, rock, tapping, two hands, sweeping, heavy metal e outros... é legal porque é tudo em vídeo e flash. Valeu?
|
Gtosco Veterano |
# jun/05
· votar
Rapaz... Eu poderia lhe ajudar por aqui mesmo.. Você quer respectivamente progressão harmônica em escalas, ciclos em réguas...? O q +-? :)
Ps.: Acho inválida a minha ajuda.. É melhor mesmo q vc procure por algum dos sites acima.. :)
|
caíto Veterano |
# jun/05
· votar
deko
eu adoto um livro de harmonia funcional da russia traduzido pelo sergio barboza, meu professor. tem interesse?
|
Nosborsaid Veterano |
# jun/05
· votar
Olha, como postei em outros foruns acredito que o curso de harmonia deve ter um acompanhamento. Para isto eu indico o site www.aprendamusica.com (sem o br) Lá você encontrará diversos cursos na área de educação musical, inclusive harmonia funcional (Koelheuter). e tradicional (Shoemberg).
Além dos cursos caso necessite tem um curso completo de Teoria Musical, análise, contraponto, regencia, orquestração e mais uma penca de coisas
Vale a pena conferir
|
piculo Veterano |
# jun/05
· votar
sou dos q acham q harmonia tem q ser ensinado por quem tem percepção musical e conhecimentos profundos caso contrário vc irá ficar viciado em II V I como todos q conheço que só estudaram por livros(chediak etc).
Em Harmonia não existe regras, o q existe são caminhos harmonicos conhecidos tipo II V I ou V IV I ou IIm V Im mas nada te impede de fazer como seu ouvido mandar, por isso tem q ser guiada por um bom professor(de ouvido bom).
Para começar a entender qq coisa tah bom. Leia chediak mesmo.
|
Eduardo J Santos Veterano |
# jul/05
· votar
Harmonia funcional:
Existem tres funções principais:
Tônica (I), Sub dominante (IV) e dominante (V).
Todos os acordes de uma tonalidade podem ser enquadrados nessas três funções.
Tons Vizinhos:
Tons vizinhos de uma tonalidades são tons:
5º acima, 5º abaix e os respectivos relativos menores.
Tons vizinhos de C:
5º acima (G) e seu relativo menor (Em)
5º abaixo (F) e seu relativo menor (Dm)
Faltou o VIIº grau!
Ele pode ser enquadraro como dominante, (G7) sem o som fundamental
|
Eduardo J Santos Veterano |
# jul/05
· votar
Observação:
Para assumir função de dominante, o acorde deve ser maior.
Como nas toalidades menores o 5° grau é menor, deve´se elevar a terça do acorde.
Por isso surgiu a escala menor Harmônica.
|
ramati Veterano |
# ago/10
· votar
OLÁ a todos, sou novato aqui e no violão! agradeço se alguem pudér passar p/ mim a escala completa de DÓM DES DE JÁ MT OBRIGADO.
|
Gnarus Veterano |
# ago/10
· votar
ramati
Escala de Dó
|
locaosks Veterano |
# ago/10
· votar
Gnarus
rsrsr maldade...
ramati
se meeeesmo assim não achou amigo, taí:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/76173/
Abç!!!
|
Osvaldojr Veterano |
# set/10
· votar
ramati OLÁ a todos, sou novato aqui e no violão! agradeço se alguem pudér passar p/ mim a escala completa de DÓM DES DE JÁ MT OBRIGADO.
Escala de Do Maior> C-D-E-F-G-A-B-C, note que de mi pra fa tem só meio tom e de si pra dó tbm é meio tom...
|