Autor |
Mensagem |
caiomeira Veterano |
# fev/05
Galera, quais são as boas lojas pra comprar violão no RJ, capital? Só conheço aquelas da Rua da Carioca... Tem outras? Alguma com preços mais legais?
|
Heitor VL Veterano |
# fev/05
· votar
Depende do que você está procurando. Para os DiGiorgios e Gianninis mais em conta é na Rua da Carioca mesmo. Para os instrumentos caros é que existem as alternativas melhores de luthier.
|
caiomeira Veterano |
# fev/05
· votar
Eu estava pensando em gastar por volta de 500/600 reais. Pelo que li aqui, estava cobiçando um Yamaha C80 ou um Di Giorgio Autor 3 (ou qualquer outro nesse nível... ). Existem Luthiers que trabalham nessa faixa de preço?
|
caiomeira Veterano |
# fev/05
· votar
Peguei aqui no Fórum o endereço da Luthier e cia (http://www.luthierecia.hpg.ig.com.br). Vou dar um pulo lá, ver se eles fabricam instrumentos para quem está com pouca bala na agulha...
|
Heitor VL Veterano |
# fev/05
· votar
caiomeira
Luthier e cia é um bom lugar para você ver a diferença que faz um violão de verdade. É meio impossível por 500/600 reais, mas geralmente eles tem instrumentos usados para vender também.
Num sobrado do Largo São Francisco, tem a oficina do Rogério Santos. Os instrumentos mais em conta dele devem custar $1500-$2000, muito superiores a um Giannini do mesmo preço. Vai lá ver o que ele tem, pelo menos para comparar.
http://www.violoesrogeriosantos.com.br
|
Heitor VL Veterano |
# fev/05 · Editado por: Heitor VL
· votar
Heitor VL
$1500-$2000
Eu quiz dizer R$1500-R$2000!!!
E parece que o website está fora do ar. Fica no Largo São Francisco, 4 - Tel (21) 2508-9833
|
Ratão Veterano |
# fev/05
· votar
Heitor VL
esses violoes de R$1500-R$2000 devem ser melhores q os C4 e C5 da giannini neh?? sabe q madeira ele usa nesses violoes mais em conta? e sabe me informar c ele ja tem violoes prontos, ou tem q ficar esperando meses ele fazer um?
|
Heitor VL Veterano |
# fev/05
· votar
Ratão
esses violoes de R$1500-R$2000 devem ser melhores q os C4 e C5
No dia que eu fui lá, eu tinha acabado de sair da Casa Oliveira e experimentar um C3 e um C5. Achei o dele muito melhor, mas não tive a chance de ouvir lado a lado. Você percebe logo a diferença de peso e volume de som. Ele só faz sob encomenda, 2 meses foi o prazo que ele me deu. Ele tinha dois prontos já vendidos. Um 6 cordas de $2000 tinha tampo de cedro canadense, fundo e laterais de mogno, escala de jacarandá indiano. Acabamento impecável, mosaico, filetes etc. A única coisa estranha que eu achei foi ele preferir usar poliuretano no revestimento do tampo. Os preços tem alguma possibilidade de negociação -- menos 10% se pagar a vista, coisas do tipo.
O outro violão que ele tinha era um de 10 cordas muito bonito. Pinho abeto, jacarandá da Bahia e ébano. Só eu não consegui fazer nada direito com aquelas cordas todas, nem afinar.
Apesar do lugar meio caindo aos pedaços (se bem que eu já visitei a oficina do Jó Nunes e era pior!!!), parece que ele sabe o que está fazendo. A sala de montagem montagem dos violões tem um desumidificador grande e alguma ventilação para a sala que estavam aplicando o verniz (ainda assim eu não trabalharia lá sem um bom seguro de saúde).
Todo mundo muito gentil, me deram um tour da oficina e tudo.
|
Ratão Veterano |
# fev/05
· votar
Heitor VL
bacana cara! ja passei la em frente mas nao cheguei a entrar pra conhecer............vc disse q o volume de som eh diferente, eh isso q eu quero, bom volume de som e um timbre q nao seja ''industrializado'', digamos assim.........ja toquei num C3 tb, achei o som legal, soh o acabamento q poderia ser um pouco melhor, ateh o meu eagle dh69 tem um acabamento melhor mas o som dele eh triste, parece q o tampo eh de plastico........mais uma pergunta, vc lembra qnt tava esse C5??.........valew, brigado pelos toques!!!!
|
rodrigo monteiro Veterano |
# fev/05
· votar
caiomeira, vai por mim, as melhores são na rua da Carioca mesmo. Os dois violões que tenho comprei lá (mas em duas lojas diferentes). Tem uma muito boa em Copacabana, no começo da Barata Ribeiro, depois do túnel do Rio Sul. Do lado daquela lanchonete "Giraffas". Muito boa, vale a pena dar um pulo lá.
Outra legal é na própria Barata Ribeiro, perto da Barão de Ipanema. Não é muito grande nem é muito boa em instrumentos, mas tem diversos acessórios, cordas e tal.
São as que conheço. Podem até ter outras boas, mas na minha opinião essas são as melhores. Se você achar coisa melhor em outro lugar, avisa!
|
Heitor VL Veterano |
# fev/05
· votar
Ratão
Tem uma bruta diferença de preço entre um C3 e C5. Não me lembro o preço exato do C5, por volta dos R$2000 na Casa Oliveira.
Parece uma regra geral que os violões de luthier tem um tampo mais fino. Acho que só isto já dá mais volume. Mas nem só de volume vive um violão. Tem outras qualidades de timbre e equilíbrio entre graves e agudos que é uma questão de gosto.
|
caiomeira Veterano |
# fev/05
· votar
Depois de ler muitos tópicos aqui no fórum, decidi ir guardando dinheiro e comprar, daqui a alguns meses (ou anos), um violão artesanal. Pode ser até que o violão venha a ser melhor que o violeiro, mas, por tudo o que li, não creio que valha a pena investir grana num intermediário. É melhor eu ficar com meu Di Giorgio 18 por mais um tempo (até que ele quebra o galho) e depois comprar um violão de verdade...
|