HARMONIA E IMPROVISAÇÃO

    Autor Mensagem
    mrmodjo
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: mrmodjo


    Alguem pode me indicar um lvro pra eu estudar harmonia e improvização, umas um que de pra enteder, pois todos que eu dei ma olhada ja começa rachando a cabeça.
    vai ver tambem, que eu preciso de conhecer algumas coisas antes de estudar harmonia e improvisio.
    Alguem pode me dar algumas ideias??

    Valeu!!!!!!!!!!!!!!

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tem um livro do Almir Chediak cujo titulo eh o mesmo do seu topico: Harmonia e Improvisaçao .Eu naum tenho, mas todo mundo fala q eh mto baum.

    Qto a conhecimento basico, acho q seria a escala maior, harmonização em terças, campo harmonico...

    Al Majíd
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    inthelight


    Boa indicação!!

    thifm
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    mrmodjo
    Compra esse Harmonia e Improvisacao do Almyr Chediak que é bom...

    comece devagar.. compra o volume I, depois q estiver manjando tuuudo de teoria (isso é possível?? heheh), compre o volume II...

    mas, antes, pesquise aqui na NET.. tem mto material bom perdido por aih!!

    Nosborsaid
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Bem harmonia você deve estudar com um professor. é um curso complexo que exige um conhecimento de teoria musical muito bom.

    Eu indico o site www.aprendamusica.com - Lá voce poderá cursar diversas matéiras teóricas inclusive harmonia funcional e tradicional, contraponto, análise etc...

    Vale a pena conferir

    Abraços

    _Antonio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Caras,

    Vibrei quando encontrei este fórum. Eu queria contribuir com mais algumas perguntinhas...

    (1) Suponhamos uma harmonia bastante simples, do tipo: C, C7, F, G, C. Qual é a melhor abordagem para improvisar neste caso? Posso simplesmente usar o modo jônico do C? Ou seria melhor observar cada acorde e tentar usar uma escala que seja condizente com o acorde que esteja sendo tocado?

    (2) Você pensa para improvisar?
    Sabe aquele lance de professor tocando alguma harmonia e pede para você improvisar alguma coisa... então, uma cena muito comum é de os compassos passarem e eu não conseguir fazer nada (ou fazer alguma coisa muito besta) porque fico pensando na melhor forma de começar, a melhor escala para usar, etc... etc...

    Na boa, eu quero uma opinião de vocês nesse caso porque eu fico observando isso em todos os shows ao vivo que eu vou. A impressão que eu tenho é que os caras que realmente tocam pra valer não ficam pensando na hora de improvisar. Eles simplesmente fazer a coisa acontecer...

    (3) É realmente necessário deixar crescer as unhas da mão direita para poder tocar bem o violão? Entenda-se, extrair a sonoridade mais limpa e conseguir tocar com mais velocidade.

    Essa pergunta não tem nada a ver com as anteriores. É simplesmente um compartilhamento de semtimento. Caras, eu já tentei várias vezes sobreviver com unhas grandes na mão direita. Mas, eu simplesmente não consigo. Elas chegam num determinado comprimento que elas começam a me incomodar... Não sei exatamente o motivo mas eu me incomodo tanto que eu começo a roer as unhas e termino por cortá-las. Quando eu corto dá a impressão de que eu tirei um piano das costas. Alguém tem alguma explicação para essa neura?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a HARMONIA E IMPROVISAÇÃO