tirando uma musica

    Autor Mensagem
    deko
    Veterano
    # jan/05


    bom dia meu amigos

    eu gostaria de saber se alguem pode me ajudar com uma
    duvida

    quando eu for tentar tirar uma musica de ouvido,depois de ouvi-la e
    e descobrir seu tom:tendo o campo harmonico desse tom será que tambem consigo tira-la ou será que assim fica mais dificil?

    outra pergunta

    será que existe uma sequencia de acordes no tcampo harmonico ,onde atravez da qual pode-se tocar algumas ou varias musicas?,se houver alguem por favor me passe essa sequencia,e se possivel me exemplos de algumas musicas que podem ser tocadas com essa sequencia

    valeu pessoal
    uma abraço grande a todos que sempre me ajudam

    Rato
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    velho ... acha o baixo do acorde e sei caçando as notas restantes...eu faço assim .hehe

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    quando eu for tentar tirar uma musica de ouvido,depois de ouvi-la e
    e descobrir seu tom:tendo o campo harmonico desse tom será que tambem consigo tira-la ou será que assim fica mais dificil?


    Sabendo o tom e o campo harmonico tudo fica mais fácil. Ai vc pode seguir a dica do Rato, e procurar pelos baixos dos acordes. Soh q na maioria das vezes vc naum precisara "caçar" as notas, pq jah sabe (pelo Campo harm.) q acorde eh.

    ex: Se uma musica no tom de C/Am, vc ouve um acorde cujo baixo é E. Então 90% de chance do acorde ser Em (pode ter extensões como a nona ou 13, mas isso naum muda o carater basico, soh Em jah funcionará).

    será que existe uma sequencia de acordes no tcampo harmonico ,onde atravez da qual pode-se tocar algumas ou varias musicas?,se houver alguem por favor me passe essa sequencia,e se possivel me exemplos de algumas musicas que podem ser tocadas com essa sequencia
    Sim, saum as progressões ou cadências. Algumas comuns são II-V-I, o famoso I-IV-V do blues, uma muito bonita que é a I-V-VI-III-IV-I-IV-V (e repete).

    Esses numeros romanos saum os acordes de acordo com o grau do campo. Ex no tom de C, I é o acorde C, II é Dm, etc.

    Em geral nessas progressões vc cria uma "tensão" que é resolvida qdo vc volta para a tônica, por exemplo, na progressão I-IV-V, o IV cria um pouco de tensão, o V ainda mais, e qdo a tensão está no auge vc volta pra tonica, dá uma sensação de finalização. Isso pq em uma certa tonalidade, a t^onica sempre é o centro, então qdo vc se afasta dela gera tensão, e qdo vc volta à tonica leva ao repouso

    exemplo de I IV V seria qualquer blues de 12 compassos, tipo Mary Had a Little Lamb.

    essa progressão maior veio de um compositor do seculo XVII, Johann Pachelbel. Procure no kazaa , digite "Pachelbel Canon".

    lvbox
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Pô só tem monstro no violão aqui!
    valeu pelas dicas, serviu até pra mim!

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    lvbox

    isso ae com um tempo de violao todo mundo aprende, quem me dera ser um"monstro" do violao hehe

    Pardal
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tenta a sequência I VI II V7, dá em muitas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tirando uma musica