inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
quando eu for tentar tirar uma musica de ouvido,depois de ouvi-la e
e descobrir seu tom:tendo o campo harmonico desse tom será que tambem consigo tira-la ou será que assim fica mais dificil?
Sabendo o tom e o campo harmonico tudo fica mais fácil. Ai vc pode seguir a dica do Rato, e procurar pelos baixos dos acordes. Soh q na maioria das vezes vc naum precisara "caçar" as notas, pq jah sabe (pelo Campo harm.) q acorde eh.
ex: Se uma musica no tom de C/Am, vc ouve um acorde cujo baixo é E. Então 90% de chance do acorde ser Em (pode ter extensões como a nona ou 13, mas isso naum muda o carater basico, soh Em jah funcionará).
será que existe uma sequencia de acordes no tcampo harmonico ,onde atravez da qual pode-se tocar algumas ou varias musicas?,se houver alguem por favor me passe essa sequencia,e se possivel me exemplos de algumas musicas que podem ser tocadas com essa sequencia
Sim, saum as progressões ou cadências. Algumas comuns são II-V-I, o famoso I-IV-V do blues, uma muito bonita que é a I-V-VI-III-IV-I-IV-V (e repete).
Esses numeros romanos saum os acordes de acordo com o grau do campo. Ex no tom de C, I é o acorde C, II é Dm, etc.
Em geral nessas progressões vc cria uma "tensão" que é resolvida qdo vc volta para a tônica, por exemplo, na progressão I-IV-V, o IV cria um pouco de tensão, o V ainda mais, e qdo a tensão está no auge vc volta pra tonica, dá uma sensação de finalização. Isso pq em uma certa tonalidade, a t^onica sempre é o centro, então qdo vc se afasta dela gera tensão, e qdo vc volta à tonica leva ao repouso
exemplo de I IV V seria qualquer blues de 12 compassos, tipo Mary Had a Little Lamb.
essa progressão maior veio de um compositor do seculo XVII, Johann Pachelbel. Procure no kazaa , digite "Pachelbel Canon".
|