preconceito contra canhotos

    Autor Mensagem
    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05


    Olá. Gostaria de dizer que me vejo surpreso ao ler não só nesse, como em vários outros fóruns a opinião e reação das pessoas ao ouvirem alguém dizer que é canhoto. Melhor: que toca como canhoto, invertido, fazendo os acordes com a mão direita. A maioria diz que é canhota, mas toca como destro. Até aí tudo bem. Mas acho errado encorajar alguém que está ainda começando no violão a tocar como a maioria.

    Também passo por certos problemas, como ir numa loja, ficar louco pra experimentar o violão mas não poder. E também de não poder tocar o violão dos outros normalmente (faço os acordes ao contrário, mas não é a mesma coisa).

    Quero apenas enfatizar que a pessoa deve sentir e pegar o violão livremente. Deve-se tomar essa decisão instintivamente, como segurar uma caneta, por exemplo.

    Mas o que me incomoda mais é a absoluta falta de violões para canhotos nas lojas. Um completo desrespeito e ignorância. Sei que o número de violões canhotos no estoque deve ser menor, devido à procura. Mas nas poucas lojas que vi, havia apenas um modelo, que nem vinha na caixa, era o do mostruário. Não há sequer opções, e você acaba ficando preso a um modelo que, na maioria das vezes, não é grande coisa. Seria muito bom se as lojas, em geral, pudessem ter pelo menos uns três modelos (diferentes)de violão para canhoto, não? Sem falar do preço...

    Gostaria de ouvir comentários, seja de canhotos ou de destros. Não condeno ninguém, longe disso, mas os canhotos são constantemente esquecidos, acabando por ser um preconceito. Isso num mundo em que temos que tomar cuidado com cada vírgula e acento que dizemos à respeito de preconceito...

    Atum Hendrix
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu sou canhoto e toco como canhoto, inverto as cordas inclusive da guitarra porque ñ tinha opção de guitarras para canhoto nas lojas, quando fui comprar a minha eu ia pagar 500 dólares em uma guitarra para canhoto da mesma marca que a minha então inverti as cordas da guitarra. mais eu acho q o fato de ser canhoto ñ atrapalha no aprendizado só se o professor for muito filho da puta e forçar vc a tocar como destro.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Faço a mesma coisa com meu violão. Aliás, o próprio Hendrix fazia isso também, "Hendrix". Mas tem professor e pseudo-professores que forçam mesmo...

    Angels Crying
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Também sou canhoto, e quando peguei o violão pela primeira vez, eu não sabia de que lado tocar, então meu professor me recomendou tocar como destro, e disse que a mesma dificuldade que eu ia encontrar nessa posição também teria na outra, mas não me obrigou, só que como eu não via muita diferença, resolvi tocar como destro, e acho que hoje isso me facilitou muito a vida, pq como vc disse é muito mais fácil na hora de comprar guitarra ou violão e tocar no violão de qualquer pessoa (já que a maioria é destro).

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Angels Crying
    Eu sou como vc, sou canhoto e toco como destro.
    Isso facilita MUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITTTTTToOOOOOO mesmo, na hora de comprar instrumentos e aprender.
    rodrigo monteiro
    Faz tempo q vc toca?
    Tipo assim.... Se vc ta começando agora eu recomendo que vc toque como destro, mas isso se vc for um canhoto que se adapta bem ao mundo dos destros, mas se vc é daqueles canhotos que quando começou a escrever escrevia espelhado e quando tem que toca uma punheta, só consegue com a mao esquerda.... é melhor tocar invertido.
    Fui

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu escrevo com a esquerda, mas toco com a direita...

    Alguém
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu escrevo com a esquerda, mas toco com a direita...(2)

    A propósito, por que é que quem é canhoto toca invertido?

    Tipo, eu tava aqui pensando, existe algum violinista ou violista ou violoncelista ou contrabaixista (de baixo acústico)que toca invertido? Eu, pelo menos, nunca vi uma pessoa com o arco trocado em uma orquestra. Será que essas pessoas são menos boas (isso soou horrível) que os destros?
    Eu sei que esses instrumentos são de arco, mas será que um violonista (ou guitarrista ou bandolinista e por aí vai) canhoto que toca como destro toca menos que um destro que toca como destro ou um canhoto que toca como canhoto?

    onipotente
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: onipotente
    · votar


    Alguém
    Afe... pelo jeito vc é destro...
    Primero: Devemos classificar o tipo de canhoto, tem aqueles canhotos que fazem tudo com a mao esquerda, tem os canhotos que apenas escreve com a mao esquerda e consegue fazer diversas outra atividades com a mao direita(que é o meu caso), e tem o ambidestro, como o proprio nome diz, consegue fazer tudo com qualquer uma das maos
    Pó... dizer que um canhoto que toca como destro, é pior ou "menos bom" do que um destro autentico, é como dizer que o shumacher dirigindo um carro fabricado na inglaterra fosse pior que o rubinho dirigindo uma carro feito no brasil.
    Eu acho que esse negocio de ser canhoto ou nao, nao tem nenhuma influencia na musicalidade, tecnica e velociade de quem toca, nao minha opiniao, isso é muito relativo.
    Fui

    AnDErSoN gNr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    é um preconceito mesmo, tava passando por aqui e vi... tb comprei uma guitarra canhota, e agora to querendo comprar outra, nem tem pra mim sequer ver!!! como compro? eh fogo... o meu prof. me ensina normal, a unica diferença é que ele é cego, é impressionante! ele afina meu violão e/ou guitarra ao contrario mesmo, sem ver!! Abraços... flw!

    Alguém
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    onipotente
    Pelo visto sua opinião concorda com a minha. Por isso que eu fiz a pergunta. Não seria mais fácil se um indivíduo canhoto tocasse como destro? Pelo menos ele não enfrentaria as dificuldades que o rodrigo monteiro (entre outros) enfrenta.

    A propósito, acho que não posso me definir como canhoto ou destro, pois faço determinadas coisas com a mão esquerda e outras com a direita, em quantidade mais ou menos igual.

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Alguém
    Sim. Realmente seria + facil se todos os canhotos tocassem como destros, mas o problema é q nem todos conseguem, e por isso, nao tem como forçar um canhoto a tocar como destro
    Vc ja tentou alguma vez tocar como canhoto? Seria bom vc tentar, verá como é dificil. Até eu que sou canhoto, nao consigo tocar como um, imagine vc que é destro!!!

    conte
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    e sou canhoto e toco como canhoto
    no meu caso, no começo , qndo peguei pela primeira vez um violão, sentia q era mto mais confortável colocando o violão na posição de canhoto do q no de destro, e toco assim faz uns 2 anos, e sofro um pouco com as dificuldades.

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ah! mais uma coisa.... Eu tb nao sei como saber se a pessoa é destra ou canhota, dizer que uma pessoa é canhota simplesmente por q escreve com a mao esquerda é muito limitado, vcs nao acham?
    Eu acho q o q devia valer mesmo é a cordenaçao e o numero de atividades que a mao "predominante" consegue fazer.
    nao é?

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    o meu caso é semelhante ao do Conte. Eu, assim como ele e muitos outros sentimos que é muito mais confortável tocar como canhotos. Como eu disse, é a mesma coisa quando você começa a escrever. Lembro-me muito bem de ter ouvido várias vezes as pessoas dizendo que eu "escrevia errado", quando na verdade "escrever" consiste nas palavras que boto no papel. Tenho letra muito melhor que muitos destros que conheço. Aplico isso para o violão: não quero dizer que sou melhor nem pior (comparações são por si só horríveis...), mas "tocar errado" pra mim não quer diz respoito à posição que seguro o violão, e sim se o violão está desafinado ou não, se eu estou no tempo certo da música e se faços os acordes certos, sendo eles feitos com a mão esquerda ou direita.

    O que acho absurdo é que essas dificuldades existem, mas pouco se faz para consertar a situação. Meu violão é destro com cordas invertidas, adoro ele, e pesquisei muito antes de comprá-lo. Nessa pesquisa, vi apenas um violão pra canhoto, um Eagle, elétrico, não gostei. Além disso, custava pra lá de R$600,00. Comprei um folk de destro pela metade do preço...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Tem que tocar com a mão que tem mais facilidade...
    Jimi Hendrix tocava pra caramba e era canhoto...

    Alguém
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Também acho desnecessário forçar um canhoto a tocar como destro. Mas se o cara vai começar do zero, ele não teria as mesmas dificuldades tocando como canhoto ou como destro?

    Eu já tentei tocar como canhoto, e, sinceramente, eu apenas me lembrei de quando não sabia tocar nada. A mão não é firme, os dedos se embolam. Até o exercício de 1234 é difícil pra cacete. Exatamente como era quando comecei a tocar.

    E eu não sou destro. Como já disse:
    acho que não posso me definir como canhoto ou destro, pois faço determinadas coisas com a mão esquerda e outras com a direita, em quantidade mais ou menos igual

    Ou seja, eu sou destro pra tocar violão. Mas não faço tudo com a mão direita e nem tudo com a esquerda. Eu sou canhoto pra escrever e escovar os dentes, por exemplo, mas destro pra cortar e por aí vai.

    André Ricardo Costa Dias
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    acho que os sol brilha pra todos!!!! mesmo que existam poucas lojas que vendem instrumentos para canhotos!!! o canhoteiro tem capacidade igual ou superior a qualquer destro!! conheço pessoas que uzam a mão esquerda mas jogam futebol com a mão esquerda!!!!!!

    Philipius
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    É questão de costume.

    Sou canhoto e toco como destro por conveniência.

    Mas certamente o fato de eu tocar na escala com a mão que escreve tem alguma diferença de quem toca "normalmente".
    Aliais, Mark Knopfler já salientou isso.

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Conhecço alguns músicos canhotos, e todos tocam como destro. Eles me disseram q não viram problma algum em tocar como destros, pq pra quem vai começar do zero, tanto faz!
    Por isso, eu recomendo os iniciantes canhotos a tentarem primeiramente, a tocar como destros, pois irá facilitar muito a vida deles no futuro. Se não conseguirem (oq é me parece ser raro) aí sim, q toquem como canhotos.
    Não por preconceito, é pela praticidade.

    Alguém
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Alguém
    · votar


    rodrigo monteiro
    Foi al aê por desviar um pouco. Deve ser foda mesmo não poder experimentar o violão antes de comprar.

    Os violões que já vêm para canhotos são mais caros?

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    São sim. Entre dois violões do mesmo modelo, com certeza o que for de canhoto vai sair mais caro. É porque a procura é menor, então o vendedor tem que aumentar um pouco o preço. Mas o que eu acho muito chato é a falta de opções, pois os canhotos ficam presos a pouquíssimos modelos.

    Pra quem vai começar do zero, tudo bem. Se já acostumou, ok. Mas aqueles (como eu fiz) que começaram sozinhos, sem aula ou instrução, pegam o violão da maneira mais confortável, e por isso tocam "invertido".

    Mas não duvido que muitos canhotos que aprenderam a tocar como destro talvez tocariam como próprios canhotos, se não tivessem sido instruídos ou mesmo "forçados", como realmente acontece em muitos casos.

    Concordo que seja por praticidade, canhotos tocarem como destros. Mas isso não diz respeito a preconceito, e sim a completa ignorância (digo ignorância - de ignorar) que o mundo da música tem em relação a canhotos. É como se eles não existissem, e, mesmo sabendo que isso não é verdade, acabam ficando obrigados a se acostumar com o que a maioria diz.

    Volto a dizer, e gostaria de opiniões(pois essa é a minha): muitos canhotos dizem que tocam como destros por praticidade. Ok. Mas se houvesse um maior preparo do mercado, ou seja, se houvessem mais violões junto com uma maior variedade de modelos, para canhotos, será que estes tocariam como destros? Melhor dizendo: se também fosse prático, dentro do mundo da música, tocar como canhotos, será que esses estariam hoje tocando como destros? Ou como canhotos?

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ainda acho bobeira essa neura...

    Se os canhotos conseguem tocar como destros, dando na mesma e sendo mais prático, qual o problema?

    Isso de "preparar o mercado" só daria trabalho, mesmo para os comerciantes e fabricantes (e nem adianta falar q é preconceito por parte deles, pois muitos deles tb são canhotos, hehe)

    É muito mais fácil aprender a tocar como destro (ou inverter as cordas) do q preparar todo um esquema de fabricação e comércio.

    É praticidade, mesmo!
    E eu garanto q os músicos canhotos q conheço, tb concordam comigo.

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não tô querendo dizer q se deve abolir os intrumentos próprios pra canhotos, acho q deve ter mesmo, e com mais opções, pq não se pode ignorar essa parcela da população. Mas oq eu quero dizer é q se existem duas opções, a mais fácil e prática deve ser adotada!

    O dinheiro e tempo q seriam gastos numa orientãçao de instrumentos para canhotos (oq só seria útil para alguns) poderia ser aplicado no desenvolvimento geral de equipamentos (oq seria útil tanto para todos).

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Gostaria de responder o que foi colocado pelo Bico, e claro, de ouvir comentários a respeito.

    Primeiramente, acho que é muita pretensão resumir o intuito deste fórum em pura e simples "neura" e "bobeira". Isso é um assunto bastante sério e polêmico, e no mínimo é uma falta de respeito dizer isso.

    Depois, como foi colocado pelo colega, o dinheiro e tempo gasto numa orientação de instrumentos para canhotos, se pensarmos bem, não seria tanto assim. Por exemplo: tenho um violão folk, sem"cut", de destro com as cordas invertidas. Será que seria também caro e gastaria tanto tempo o simples fato de colar a "pestana" e o "rastilho" ao contrário? O mesmo para aquela proteção (geralmente preta, não sei o termo específico), seria tanto trabalho também colocá-la ao contrário? Com estas simples modificações você já teria um violão configurado para canhoto, sem qualquer gasto extra de tempo e dinheiro. Veja bem, um violão canhoto não precisa utilizar peças diferentes de um violão destro, a diferença ficaria por conta da montagem...

    Outro ponto: vendedores que não têm violões para canhotos não estariam sendo preconceituosos pelo simples fato de também serem canhotos? Como pode-se garantir que o fato da pessoa escrever com a mão esquerda implica que ela também toque como canhoto. Como ele mesmo disse, muitos canhotos não tocam como destros? Ainda assim, o preconceito pode vir tanto do mundo destro quanto do próprio mundo canhoto.

    Bico, respeito a sua opinião e também a dos que concordam com ela, mas eu discordo. Gostaria que isso, junto com aqueles que concordam comigo, fosse respeitado também.

    O que me impressiona mais, é que o colega chega a dizer: "existem duas opções e a mais fácil e prática deve ser adotada". Isso é preocupante, e justamente a razão pela qual nomeei o tópico "preconceito contra canhotos". Não sei quantos anos Bico tem, espero que o suficiente para que ainda possa mudar de atitude. Vivemos num país em que ao menor sinal de dificuldade, escolhe-se justamente a maneira mais prática e fácil: não fazer absolutamente nada. Vemos isso constantemente, especialmente nos políticos... Gostaria de saber se o colega realmente confirma a sua afirmação: "fácil e prática".

    Desculpem-me a indignação, mas é muito fácil desfazer dos problemas que lhes são alheios. Acho que seria uma ótima experiência para o colega se ele tentasse, por uma ou duas semanas, tocar e viver como músico canhoto. Pois é preciso lembrar: nem todos os canhotos aprenderam ou conseguem tocar como destros. Por isso, outra afirmação que o colega fez está completamente equivocada. Mas, claro, é sempre mais "fácil" e "prático" generalizar as coisas...

    Vendo esse tópico, não consigo deixar de lembrar a situação que nossos antecedentes passaram, pois sabe-se que há muito tempo atrás era PROIBIDO escrever com a mão esquerda. Considerava-se "coisa do demônio"... Logo, é frustrante ver um pensamento tão ultrapassado ainda aplicado nos dias de hoje. Repito: a pessoa deve aprender da maneira que lhe for mais confortável, deve ser algo natural e instintivo.

    Desculpem-me a mensagem grande, e gostaria de comentários construtivos.

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Tipo assim.... Em ralaçao à instrumentos pra canhotos, eu concondo com vc, mas eu acho que vc quer fazer uma tempestade num copo de agua, isso aqui é apenas um forum da internet, acho q é meio dificil começar uma revoluçao daqui.
    Eu achq que sua preocupaçao com os canhotos, principalmente aqueles que nao conseguem tocar como destro, é muito valida.
    Mas o que vale mesmo é a vontade que a pessoa tem em aprender, só isso basta.
    Se uma pessoa quer realmente aprender a tocar, nao é a falta de um instrumento adequado que vá fazer com q essa pessoa desista.
    Fui

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    Vc se concentrou só em alguns pontos da minha mensagem lá em cima.
    Nossa! Até parece q sou mau, pelo oq vc colocou, hehe!

    Eu não sou tão radical como vc interpretou, e meu ponto de vista é apoiado por meus amigos (músicos canhotos), por isso o acho sensato. E de forma alguma eu quis dizer q deve-se "reprimir" os canhotos a tocarem de outo jeito. Só continuo achando q é mais fácil tocarem como destro, já q conseguem (isso pode ser intrepretado até como uma característica superior dos canhotos, essa capacidade de adaptar-se facilmente).

    Mas eu não mudei de opnião, e vc tb não. Então, nem pretendo ficar aqui defendendo meu ponto de vista, pq o máximo q pode acontecer é q nós comecemos a "brigar", hehe. Mas só defendo esse meu ponto de vista, pq ainda me parece o melhor para TODOS (destros e canhotos).

    Abraço aí!

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: rodrigo monteiro
    · votar


    Puxa vida, ninguém aqui, quanto menos eu, pretende ficar brigando. Pior ainda, brigando num fórum de internet. Acho que todos aqui têm pelo menos uma coisa melhor do que fazer isso.

    Meu objetivo ao criar esse tópico era justamente saber a opinião de músicos canhotos, destros, e canhotos que tocam como destros. Depois de mais de vinte mensagens, pude constatar que de nada vai adiantar dizer, dizer, repetir e repetir. Somente aqueles que são canhotos, que tocam invertido, irão entender o que eu realmente quero dizer nas mensagens que boto.

    Queria ver a reação de todos, especialmente quando alertados de equívocos. Quero dizer: é óbvio que músicos canhotos que se adaptaram ao mundo destro concordam que os demais também deveriam se adaptar. Acontece, como já disse antes, que essa situação em relação aos violões é a mesma dada em relação à escrita.

    Agradeço as mensagens, que ajudaram a reforçar minha opinião sobre o assunto. Não prentendia começar uma "revolução", mas sim uma conscientização. Mas como bater em ponta de faca não leva a lugar algum, acho válido que o assunto seja dado por encerrado. Não quero parecer "brigão" pelo simples fato de ter uma opinião forte, pois continuarei participando dos fóruns, logo, procuro evitar futuros problemas.

    Bico, não acho que eu deveria pedir desculpas se por acaso você se sentiu ofendido. Mas se isso aconteceu, bem, não foi a minha intenção.

    conte
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eu soh acho q deveria ter mais opções de instrumentos para canhotos, qndo se vai em uma loja vc fica mto limitado , principalmente a testá-los..

    e sobre cobrar mais caro...vcs acham q é justo??

    eu não acho, ouvi dizer q "tem q mudar a linha de produção, blablabla" naum eh bem isso mas é +-, mas sei lah, não creio mto naum

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a preconceito contra canhotos