Luthier - uma boa profissão?

    Autor Mensagem
    fabioche
    Veterano
    # dez/04


    Queria retomar a discussão sobre essa profissão ainda rara no Brasil: Luthier. Sou uma pessoa q tem duas profissões: publicitário/jornalista e músico. Sem dúvida a segunda profissão está ainda sendo negligenciada por mim, apesar de me dar mais prazer e felicidade, rende pouco dinheiro, até mesmo porque é proporcional ao tempo que me dedico a isso.

    Nunca deixarei de tocar, mas recentemente descobri uma grande paixão: construir (e reconstruir) violão. Sempre amei esse instrumento, mais q qquer outro bem material, e aos poucos venho descobrindo q é possível ser profissional e ganhar a vida fazendo violões.

    Pelo q vi até agora, a imensa maioria é formado pela família, tradição passada de pai para filho. Para quem, como eu, nao tem essa tradição, o jeito é investir (e bastante) em cursos ministrados pelos poucos luthiers bons q se dispõe a ensinar.

    E fica a pergunta: ser Luthier é uma boa profissão? Eu conheço (mesmo só de nome) poucos q são reconhecidos e q se dão bem nessa profissão. Vale a pena investir em se tornar uma luthier?

    Danielc
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Alguem pode responder tb me interessei......

    rodrigosouza
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Acho que sim..o interessante é "sugar"de alguém experiente e bola pra frente... Se o cara que ama ficar no Banco, de gravata, mil negócios, etc.,e faz com prazer, isso se torna uma arte e, consequentemente, gera rentabilidade...penso que tudo que fazemos com prazer é gostoso e vira uma espécie de arte...Posso até ser meio "poliana" nessa minha afirmação, mas compreendo dessa forma. Eu conheço um que é gênio, samuel carvalho; o cara tá fazendo umas obras primas e ganhando dinheiro. o interessante também é vc. cair na graça de algum violonista fera, que indica para alunos e amigos...Aí entra o tal de marketing. (que eu nào sou especialista)

    GAMA
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    É eu também estou te3ntando algo por aí há algun tempo atrás cheguei a teclar com o Jorge Carvalho aqui da lista e ele me passou algumas dicas mas, não tenho lido nada dele.
    Acho que um bom luthier tem que saber bastante de marcenaria e não só ter a vontade de contruir, mesmo que esta seja a alavanca motriz.
    Financeiramente conheço profissionais que vivem bem e ainda mantem a oficina de consertos mesmo que seja só para uns escolhidos, já construtores tenho visto profissionais que cobram preço de Europa e EUA esqueçendo que estamos no Brasil. Claro que valorizo o trabalho destes profissionais mas cobrar $ 8000,00 por um instrumento no Brasil é dose

    GAMA
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    fabioche o seu interesse é mais sobre espanhois nylon ou americanos aço.
    voce conhe o site
    www.frets.com
    Chegou a dar uma olhada nos links que postei?
    Quero checar coisas sobre o embraçamento dos violões ( Latice, X hard...) e principalmenmte saber por não se usa uma derivação do Latice em violões de cordas de aço...

    Heitor VL
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Heitor VL
    · votar


    É só fazer as contas. O luthier de maior sucesso no Brasil cobra de $2500-$3500 por instrumento. A produção anual dele deve ser de 30-40. Como arte tudo bem, mas não parece um negócio viável. Com a DiGiorgio e a Giannini do jeito que estão, o que falta no Brasil é uma boa fábrica de violão como as casas espanholas que produzem eficientemente violões de preço médio. Alguém se habilita?

    fabioche
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Gama,
    na verdade eu gostaria de construir (ou restaurar) apenas violões, tanto os modelos espanhóis como os americanos. Vi q a imensa maioria é especialista em violões clássicos, ou especialista em guitarra.

    Mas tb acho q a viabilidade desse negócio é complicada, pq a graça de ser luthier é fazer um instrumento de alta qualidade e performance, nao virar uma fábrica. Pra ser sincero, nao sei ainda o caminho a seguir...

    yellowbear
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu acho que o luthier hoje em dia ganha muito mais fazendo reparos e ajustes do que violões novos. Violão novo é um passo posterior, depois de se pegar muita prática com reparos e reformas. Muita gente está disposta a pagar num conserto ou reforma mais do que um violão novo do mesmo nível, por motivos de apego ou tradição. Sugiro começar a fazer consertos, e estudar bastante. Investir primeiro em conhecimento, depois em madeira, ferramentas e componentes. E, aos poucos, passar a ganhar a vida com isso. Você vai descobrir a hora certa. Ouça seu coração, nada como se fazer o que gosta, e abraçar um sonho. Acho que dá (dependendo é claro das metas financeiras de cada um) para fazer algum dinheiro, usando sempre capricho e técnica no trabalho. E fazendo divulgação. Conheço gente que vive assim. Meu professor de violão é super desligado com dinheiro, mas mesmo assim se defende bem como luthier. Boa sorte!

    fabioche
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    yellowbear
    é verdade, a maioria dos luthiers q conheço trabalham boa parte do tempo reformando instrumentos. Acho q seria um bom começo. Eu por enquanto nao posso largar meu trabalho pra investir 100% nisso, mas concordo plenamente com a sua sugestao: investir em conhecimento. Achei um curso de construção de violão q pretendo fazer ano q vem, até tentei me oferecer pra estagiar outrabalhar de graça pra alguém, mas nao consegui espaço dessa forma.

    Ouvir o coração e abraçar o sonho, é o q eu vou fazer. Sempre amei violão e sempre tive habilidade com as mãos. Vou seguir em frente da melhor maneira q me for possível...

    Tem uma controvérsia a respeito do conhecimento de marcenaria, uns dizem q é importante, outros falam q nao tem nada a ver uma cosia com outra. Bom, nao sei a resposta ainda.

    yellowbear
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Fabioche

    Acho que o conhecimento de marcenaria poderia ser algo mais, porém, não imprescindível, uma vez q vc se considera bom com as mãos, e o violão é uma coisa bem específica. Com pouco tempo você já terá prática em cada operação. Há três meses eu acompanhei a reforma de um violão meu (Del Vecchio Dinâmico, deve ter uns 40 anos). Queria reformar e ao mesmo tempo transformar para clássico. Trocamos o tampo e o braço. O som ficou uma beleza, com graves possantes. Notei que faltou capricho nos detalhes, o luthier fez um bom serviço básico, mas pecou no acabamento. Depois de acompanhar tudo, eu tive a impressão que, com um pouco de prática e coragem, eu poderia ter feito o serviço. Vá em frente , passo por passo. O tempo vai lhe dar a segurança para arriscar coisas maiores no futuro. Quem sabe fazer um super violão?
    Outra coisa: há o estereótipo do luthier 'comum' - cara que não planeja, atrasa tudo, não cumpre prazo, desligado do mundo lá fora, bicho grilo, coisas assim... Acho que não é verdade, dá para fazer a coisa bem pensada, planejada, e ainda se divertir tirando um lucro.
    Boa sorte!

    fabioche
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Sem dúvida, a intenção é aos poucos transformar uma paixão em profissão. Mas para isso, como vc bem falou, vou precisar estudar, treinar, quebrar a cabeça, conhecer pessoas e mais pessoas. Desisti de comprar um violão 12 cordas para fazer um ano q vem através de um curso, e espero q, mesmo nao sendo um super violão, seja um bom instrumento. Vamos ver se levo jeito pra coisa. Se sim, muito caminho pra frente...

    João de Vilhena
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    fabioche
    Se se ganha dinheiro como luthier, eu não sei mas queria só mandar um link de livro que já mandei no passado noutro tópico : "MAKING MASTER GUITARS"

    "Eu próprio não sou de modo nenhum especialista. Mas encomendei à pouco um livro que parece ser a Bíblia do assunto (mesmo em Espanha não tem um igual), mando o link para vc encomendar se quiser ( http://www.guitarplans.co.uk/ ). Mas ainda não o recebi então não tenho opinião pessoal!
    Parece que esse livro traz planos exactos de guitarras (com todas as informações necessárias para a sua construção) como por exemplo, Antonio de Torres  -  escala 604 mm, Antonio de Torres, Santos Hernandez  -  Flamengo, Hermann Hauser I, Hernandez y Aguado, Ignacio Fleta, Robert Bouchet, Daniel Friederich e Jose Romanillos.
    Eu não pretendo como vc construir violões mas só ficar a conhecer um pouco melhor a mecânica do instrumento. Se as informações que tenho são exactas vc poderá divertir-se construindo cópias de mestres luthiers com este livro (parece que os planos estão reduzidos de 1/9).
    Bom claro que isto não substituirá aulas com um mestre luthier se vc quiser levar as coisas a sério!!!
    Neste link vc poderá comprar também os planos individualmente com escala de 1/1."

    Hoje já li um pouco do livro e realmente dá para fazer um violão com os seus ensinamentos! Até a mim me veio a ideia de fazer um! Hehehe!
    Abraços.

    fabioche
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Bom, de uns tempos pra cá, refleti bastante sobre o tema.
    Percebi q preciso garantir a estabilidade através de um trabalho "normal" para garantir, e paralelamente desenvolver essa carreira como luthier.

    Até mesmo por isso, não vou ficar reformando violões por aí, como fazem a maioria dos luthiers. Mesmo sem ter começado e nem saber nada, já tenho encomendas de violões de alguns amigos meus q tocam.

    Vou começar como hobbie, depois q conseguir essa estabildiade q falei. Vou fazer esses instrumentos dos meus amigos, vou fazer um 12 cordas e um nylon pra mim. Aí vamos ver se a cosia vai pra frente ou nao.

    Já escolhi o curso q vou fazer tb. Pesquisei alguns luthiers construtores brasileiros, e vou ver se consigo trocar idéias com eles, e quem sabe, um estágio...

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    fabioche
    Boa sorte, cara! E não deixe de nos colocar a par dos seus progressos. Acho que vc está no caminho certo, me parece que seu desejo maior é fazer um bom violão, pura e simplesmente. Tomara que vc consiga logo. Um abraço.

    caíto
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    fabioche
    conheço dois excelentes luthieres aqui no rio
    se quiser eu dou o telefone

    cristinakika
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: cristinakika
    · votar


    caito

    Descobri esse site sem querer. Estava procurando, por coincidência, algum Luthier para tentar arrumar um violão Di Giorgio que tem 40 anos. Não é meu, é de uma prima e ela adora esse violão. Se voce puder me passar os telefones destes luthieres que vc conhesse eu agradeceria muito.

    fabioche
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    É pessoal. Não desisti não, pelo contrário. Conversei com grandes luthiers nesses últimos meses, e a imensa maioria trabalha só, ou seja, não consegui o estágio q estava querendo. Até faz sentido, afinal uma obra assinada por eles, tem o cuidado do início ao fim, exclusivamente deles. Uma coisa pelo menos em comum eu tenho com todos eles: o amor pelo violão, pela construção dessa obra.

    O meu caminho continua. Estou batalhando para entrar num concurso, e assim que conseguir vou me dedicar à luthieria, para fazer meus violões, os violões dos meus amigos, e quem sabe depois, vender alguns instrumentos.

    Gostaria de receber contatos de luthiers q vcs conheçam... tenho alguns contatos tb, se alguém se interessar...

    Qto ao curso, como estou estudando para concursos, acabei não fazendo ainda. O único luhtier q dava um curso aqui em SP parou de ensinar. Descobri um outro curso, mas só vou começar depois q cumprir a primeira etapa: passar num concurso público. A partir daí os investimentos serão votlados para a luthieria...

    Grande abraço a todos

    Rey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Como você está em São PAulo, talvez fique difícil entrar em contato com o Vergílio, ele dá cursos.


    http://www.brasilfesteiro.com.br/news/news.html

    http://www.vergiliolima.hpg.ig.com.br/cursos.htm

    Roberto Luthier
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Bem, sou Luthier a 8 anos ,sabemos que ainda é uma prática pouco conhecida no Brasil , mais é rentavel , basta saber trabalhar e também é necessário fazer o que gosta e não somente pelo dinheiro , o importante nessa área de luteria é se especializar buscar informações desvendas mistérios ocultos ´, emfim luthiaria ´´e arte mais no começo não é tão simples tem que ter muita dedicação e desempenho

    Neo Anderson
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu vejo que a sua única opção no caso seria fazer violões excelentes, a nível de qualidade de violões de 1500 reais, e vendê-los a 800, 900 reais. Aí sim você terá um bom mercado.

    Pq Giannini e Di Giorgio nessa faixa de preço que falei acima, não são melhores que o Eagle que custa 700 por exemplo. Entendeu?

    Leo-RJ
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    fabioche


    Veja o site do João Gravina. Tem uma parte onde fala bastante de madeira. Não creio que precise saber muito sobre marcenaria, mas sim que se deve conhecer bem as madeiras a se trabalhar.

    Tem luthieres que compram madeira de desmonte (pórticos, portas etc) de casarões antigos apenas pela qualidade da madeira e ela já estar mais que "madura".

    http://www.alessandraraulino.com/gravina/frames_historico.htm


    Outros:

    http://www.luthier.com.br/old/

    http://www.oela.org.br/port_cursos.htm

    Abraços!!

    mariecelo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hehe Leo ressucitou o topico q ja tava velhao de 2004 :D
    Bom nao sei como e ser luthier no brasil... mas eu moro nos EUA e aqui os caras que sao bons mesmo tem listas de espera de ate 1 ano pra entregar o instrumento... e chegam a cobrar $10000 ( dolares mesmo) mas claro que tem muitos que fazem mais em conta como 3 e 4 mil dolares.. e a profissao da grana e so saber fazer mesmo... tem um forum maravilhoso que a galera saca bastante da area e www.acousticguitarforum.com .. de repente valia a pena pegar umas encomendas pra enviar pro esterior? entra em contato com os caras e diz q vc faz mais barato e usa madeiras animais como Dalbergia Nigra ( brazilian rosewood) se o preco for bom eles se interessam e so comecar a postar regularmente la e ganhar confianca

    damio
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Hoje em dia, com a internet, o trabalho de luthieria tem sido potencializado cada vez mais. Vejo inúmeras marcas que estão chegando agora no mercado com propostas maravilhosas. Tem luthier que fabrica guitarra de madeiras antigas, restos de construção etc... O ruim é que alguns não tem capital de giro, ai as coisas apertam e não conseguem sobreviver. Tem muito luthier que é caprichoso com o que faz, mas falta direcionamento sobre as finanças.

    Slegin
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Hoje em dia, com a internet, o trabalho de luthieria tem sido potencializado cada vez mais. Vejo inúmeras marcas que estão chegando agora no mercado com propostas maravilhosas. Tem luthier que fabrica guitarra de madeiras antigas, restos de construção etc... O ruim é que alguns não tem capital de giro, ai as coisas apertam e não conseguem sobreviver. Tem muito luthier que é caprichoso com o que faz, mas falta direcionamento sobre as finanças.

    Concordo com você!

    Hoje com um baixo valor inicial no Google ADs você consegue obter retorno para ir incrementando o seu investimento e crescendo passo a passo.

    Chegou um luthier novo aqui na cidade, trabalho excelente, e ele tá prospectando muitos novos clientes com parcerias com músicos locais, instagram e google ads.

    Todo dia tem gente lá na lutheria.

    Ah. É uma lutheria + café, então é um espaço super agradável pra até mesmo dar uma passada e tocarnum pouco. Pessoal super gente boa.

    Foi a 1ª vez que olhei a profissão de lutheria como algo rentável hahaha.

    Patheus
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Olá, meu nome é Matheus e sou novo aq, queria saber se alguém pode me indicar algum lugar em joão Pessoa que de curso de lutheria


    Obg..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Patheus
    Não tem.
    Abç

    fontes_rio
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Eu nem me aventuro. Não tenho habilidade com trabalhos manuais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthier - uma boa profissão?