Avaliador de violão antigo

    Autor Mensagem
    bossacafe
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Moderador


    Olá, gostaria de saber se existe algum site onde eu possa encontrar modelos de violões antigos e seu grau de raridade, para poder ter noção do valor de algumas peças.
    Espero que alguém possa me ajudar.

    Grata,
    Milena.

    bossacafe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Desculpem pelo erro na grafia, acabou ficando engraçado o termo "vilão antigo"... O correto é "violão antigo"...

    Heitor VL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Na Luthier e Cia eles às vezes vendem instrumentos antigos até Gianninis e DiGiorgios com pedigree aceitável. Os preços não estão no web site, você teria que telefonar para lá.

    http://www.luthierecia.hpg.ig.com.br/

    bossacafe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Boa noite Heitor, muito obrigada pela ajuda, vou entrar em contato com eles. Um abraço e novamente obrigada, Milena.

    Enio Brito
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alguém conhece violões "Irmãos Bungi" da "Fábrica Portoalegrense de Instrumentos Musicais"? Deve ser de 1960, sei lá...Ele tá inteiro e tem um bom som. Tem o selo na caixa, em papel tipo laminado, com bordas recortadas, estilo antigo.

    João de Vilhena
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Heitor VL e
    bossacafe
    Eu entrei em contato com eles no final do ano passado e eles disseram para mim que não faziam Di Giorgios. Mas só violão de luthier.

    Rato
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    gostei dessa história..eu tenho um Giannini de 1971

    Jorge Rodrigues
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    De uma olhada em www.luthiercenter.com.br. Tem violões antigos lá.

    Para mim violões antigos de boa construção e bem conservados são uma ótima alternativa aos violões de hoje vendidos em loja, cuja sonoridade nen se compara ...

    Johnny
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Johnny
    · votar


    Acho que já comentei sobre violão antigo aqui no forum faz mais de um ano!

    Geralmente os donos de DiGiorgios, Gianninis, Del Vecchios, ... de 40 anos ou mais costumam pedir absurdos por violões desses. Talvez o valor atribuido seja condizente com a raridade do instrumento e quase nunca com a sua sonoridade.

    Já encontrei um DiGiorgio Autor 3 de 1962 que estava sendo vendido por 8000 reais. Eu toquei no violão e digo que o máximo que eu pagaria por ele seria 1500 reais!. O violão realmente tinha um som muito bom... 10 vezes melhor que qualquer Autor 3 recente, mas não uma maravilha!

    Para violão antigo ser bom!!! Ele primeiramente deve ser um violão muito bem construido com as melhores madeiras possíveis: Jacarandá da Bahia, Jacarandá Indiano, Ébano, Cedro Canadense e Pinho Abeto Europeu. Ou até madeiras de segunta linha como o Pau-ferro e Imbuia. Hoje em dia só se encontra isso em violão confeccionado por bons luthiers como: Sergio Abreu, João Batista, Tessarin, Roberto Gomes (parou), entre outros... O Suguyama agora inventou de fazer a caixa em Pau-Brasil... não achei legal... Também um Suguyama só vale o que se pede até 1992. Violões de linha como Giannini, DiGiorgio, ... antigamente usavam essa mesmas madeiras ideias, mas não com a mesma construção de um bom luthier.

    Depois de verificar a construção do violão existe a forma como ele foi tratado ao longo dos seus 40 e tantos anos.Ele deve ter sido bem cuidade, bem tocado, trocado o econdarmento por um bom encordamento periodicamente, não exposto a grandes variações de umidade e calor, ou seja, deve ter sido usado e "amado" mesmo! Violão abre (desenvolve) o som (volume, timbre, etc) dessa maneira. Se ele estiver a 40 anos recolhendo os acaros do guarda roupa ele deve estar pior de quando era novo.

    Então... por isso eu digo que essa história de violão antigo ser muito bom é mito!

    Biel Cobain
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    uma coisa eh ter "descolamentos"
    e uma coisa eh ter descolamento de acabamento...
    q nao enterfere em nada...

    perc-rs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    boa noite. tenho um violão del vechio 1950 em ótimo estado, gostaria de saber quanto ele vale. obrigado.

    Blue Jazz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Violões antigos de luthier realmente valem muito.

    Mas os de fábrica... pedir 8 mil por um desses, Giannini ou Di Giorgio então, é um absurdo total... e põe absurdo nisso!

    A Giannini teve uma série com tampos feitos pelo Sérgio Abreu que foram os melhores instrumentos que ela já fez. Esses são vendidos por um preço mais alto hoje, mas não por 8 mil.

    Violões antigos podem ser legais, madeira bem seca, som aberto, etc. Mas também podem ter problemas graves. Tive um Di Giorgio da década de 60 e seu tampo "entortou", não teve nada que desse jeito. Eu não quis trocar o tampo, reformei o instrumento do jeito que deu e depois acabei vendendo barato. No caso, a reforma incluiu lixar a madeira, re-fixar o cavalete, "desentortar" ao máximo o tampo colocando 2 tiras longitudinais de madeira para apoio, limpeza interna com colagem das peças de madeira que estivessem se soltando, troca pestana e rastilho (por peças de osso), troca de tarraxas, envernizar de novo todo o instrumento, etc. Isso tudo sai caro, e se o verniz não for bem colocado, babau, adeus som lindo.

    Ou seja, tem de ver se vale a pena.
    Um violão de luthier, novo que seja, na minha opinião vale muito, mas muito mais a pena.

    Fredsalviato
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu tenho um violão antigo, um Di Giorgio de 1965 muito original, o som é ótimo para se tocar MPB (ele já apareceu em uma novela do SBT), eu experimentei recentemente alguns modelos da Di Giorgio, e eles não superam o som e a qualidade do som dele, o que é compreensivel, também toquei hoje com um violão dinamico Dell Vecchio que tem uns 60 anos, apesar do timbre ser muito particular, achei espantoso o volume de saida que tem este instrumento, é muito gostoso tocar em instrumentos antigos, mas tem alguns fatores que devem se levados em consideração:

    1) Um violão que na época era uma porcaria, depois de muitos anos será uma porcaria velha...
    2) Violões fabricados em série tem grande variação de qualidade, é por isso que se deve testar sempre vários violões do mesmo modelo, alguns já vem com ação baixa, alguns tem problema de afinação etc... resumindo, até mesmo um violão de boa marca e bom modelo pode apresentar grandes defeitos, agora imagine pagar caro em um violão antigo, e ele não corresponder ao que se espera...
    3) Por outro lado, é muito bom comprar instrumentos usados, porque pode-se encontrar bons modelos, mais baratos, e com madeiras mais maduras, com consequente ótimo custo beneficio.
    4) Violão de (um bom) luthier usado é melhor do que um novo, porque a idade das madeiras influi diretamente no preço final do instrumento, quanto mais antiga a madeira mais caro será o instrumento.
    5) Hoje é muito barato encomendar violão de luthier, até meados dos anos 80, o violão mais barato não saia por menos de 1500 dolares, então aproveitem porque hoje o preço está muito barato na minha opinião.

    Abraços

    Falkon36
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    EU TENHO ! DIGIORGIO DEEE 1972 :D

    MMJr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    EU TENHO ! DIGIORGIO DEEE 1972 :D

    O seu violao e um pouco mais antigo que este topico..(08-11-04)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliador de violão antigo