Tessitura...

Autor Mensagem
Rômulo
Veterano
# out/04


bem... eu acredito que um violão começa no E2 embora algumas pessoas me disseram o contrario. definitivamente, um violao começa em E2 ou E1?

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Equivale ao E3 do piano.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Definitivamente a tessitura do violão começa no E2!
escrito na clave de fá no penúltimo espaço de baixo pra cima!!!!

abraços!

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Mas equivale ao E3 do piano, ou não?

Al Majíd
Veterano
# out/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Balbino Junior

Clave de Fá na 3ª ou 4ª linha?

Hehehehe...tô zuando.:D

Rômulo
Veterano
# out/04
· votar


violao é escrito na clave de fá!?!?!?!?!?

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Rômulo

Escrito na clave de Sol.

Rômulo
Veterano
# out/04
· votar


Al Majíd

ah sim... auhhuahuahuahua
bem... mas o violao é apartir de um E2 né? pq estava medindo minha tessitura através dele e tals...

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Rômulo

Como disse o caro Balbino, sim...

Agora comparando-se o E grave do violão às notas E do piano, teremos o E3 do segundo.

Rômulo
Veterano
# out/04
· votar


deixa eu ver s entendi direito.... (e ainda vao me chamar de burro.. ahuhuahua)

um E3 no piano sonoramente falando equivale ao E2 do violao? (levando em consideração que um piano começa no A0)?

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Rômulo

Não...hehehe...o E3 do piano equivale ao E1 do violão.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Olha Al Majíd
Não sei se equivale em altura nao mas os dois E2 tanto do violão quanto do piano sao iguais teoricamente! Por isso se chama E2!! é uma numeração das oitavas que nao tem alteração! por isso um C1 vai ser igual em frequencia a qualquer C1 de qualquere instrumento!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Al Majíd

ia esquecendo!!! a clave de fá escrita na 4ª linha! rs!

Rômulo
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

certo... entao era oq eu pensava mesmo... pois na partitura vc le o violao 1 oitava acima em relaçao a clave de sol do piano sendo uma questao meramente gráfica mesmo né... o violao realmente começa em E2 :P

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Rômulo
Agora quel ficou confuso fui eu!!!

Se vc escrever no encore o E2 na clave de sol! ou seja com as linhas complementares inferiores e depois na clave de Fa do piano! ele tem o mesmo som!
No violão nao se le acima nao! sao as notas reais do piano mesmo!!! E2 é E2 nao tem diferença de um instrumento para o outro! se fosse uma oitava acima seria E3! rs!

Rômulo
Veterano
# out/04
· votar


não rapaz... falo na parte gráfica, pelo fato de o violao ter uma grande tessitura (eu tinha minhas duvidas quanto a começar em E2 ou E1... agora sei q é E2 e vai até um B5) mas não passa de definição grafica pra a partitura nao ficar cheia de linhas suplementares... tanto que pra o violao ficar tocando na 3 oitava por exemplo em relação ao piano, vc tem q escrever a partitura do violao 1 oitava acima em relaçao ao piano mas o som será o mesmo

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar


Então, fisicamente falando, seria o E3?

A mesma coisa de transpor, vale pro flautim e pro contrabaixo.

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Em termos de altura, o E grave do violão (6ª corda solta), equivale ao E3 do piano, ou seja, o E da 3ª oitava do piano...:D

Johnny
Veterano
# out/04
· votar


Hehehehehe... vou conferir! Tenho tanto um violão quanto um piano aqui em casa!

O Mi da Sexta Corda do Violão corresponde ao segundo Mi do Piano ascendendo as oitavas. Isto é, o E2 do piano é igual ao Mi da sexta corda do violão.

Al Majíd

O E3 do piano é realmente uma oitava acima e por isso corresponde ao Mi do violão na quarta corda.

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


Rômulo
Realmente, vc é neurótico por este assunto, né?..rs
Como deu pano pra manga, não? E ainda não chegamos a uma conclusão... Então, pode-se dizer com segurança que o dó central do teclado, o dó3, no violão é aquele da corda lá?

Al Majíd
Veterano
# out/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Johnny

É mesmo? Mas no violão nós não temos o Lá 220 hz. O primeiro Lá do violão é o 440 hz. Sendo assim a nota E do violão na 6ª corda corresponde ao E3 do piano...

Al Majíd
Veterano
# out/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


O E2 do piano, numa partitura, é escrita na clave de F, para a mão direita, por ser muito grave (isso todos sabem). O E3 já é possível de se escrever na clave de G, havendo assim necessidade de apenas 03 linhas suplementares inferiores, que é justamente a 6ª corda do violão tocada solta.

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass

No meu entender, este C do violão da corda A, é o C4 do piano.

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass

E é mais ou menos até onde vai um tenor.

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


Al Majíd
No meu entender, este C do violão da corda A, é o C4 do piano.
Nao acredito, esse dó da corda LÁ é razoavelmente grave. Um tenor alcança o dó da segunda corda (si), esse seria o dó4, imagino eu. (e antes que o Romulo venha falar, é óbvio que existem tenores que alcançam mais agudo que isso, mas isso é outra história).

Al Majíd
Veterano
# out/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


PuNk Bass

Pois é...eu disse que o tenor tem uma alcance até "mais ou menos" o C4...apesar de muitos ultrapassarem (o que é realmente, outra história)...

Bom...isso é de acordo com um esquema que tenho no meu PC, que copiei da Bárbara Jolie....hehehe

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Al Majíd
O E2 do piano, numa partitura, é escrita na clave de F, para a mão direita, por ser muito grave (isso todos sabem). O E3 já é possível de se escrever na clave de G, havendo assim necessidade de apenas 03 linhas suplementares inferiores, que é justamente a 6ª corda do violão tocada solta.

Mas é o mesmo MI!!!!! nao muda a altura! só a escrita!!! o mi escrito na clave de fa e o mesmo escrito na de sol!!! (desses ai que vc falou!)

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Pois é, a altura não muda, só a escrita. Eu falei o seguinte: Se formos escrever o E2 na clave de Sol, haja linhas suplementares inferiores.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Eu Sei!!! Mas continuo afirmando que o mi solto do violão é o E2!!! pelo menos ao meu ouvido! heheheh! e ao meu violão! rs!

Posso estar enganado! vou procurar fazer uns exames de audição! hehehehe!

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Obrigado pelo envio da partitura. Estou aguardando-a...quer que eu tire um cópia e devolva a original para você? :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original