Acordes sem pestana

    Autor Mensagem
    Beto Munhoz
    Veterano
    # set/04


    Aí pessoal.
    Como ainda estou iniciando com a "tal" da pestana (tá difícil..), eu gostaria de saber como fazer os acordes que usam pestana, sem usa-las.
    Por exemplo, um amigo me passou o F sem pestana como:

    ---------|----|----|-----|
    ---------|----|----|-----|
    ---------|--3-|----|-----|
    ---------|----|--2-|-----|
    ---------|----|----|--1--|
    ---------|----|----|--1--|

    ou seja, "pestaninha" no traste 1 e demais dedos como acima.
    Alguém sabe outros acordes em que a pestana pode ser substituida ?

    Munhoz

    Sversut
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Fera,
    Quase todos os acordes se faz de diversas formas, inclusive, no caso do Fá, tem tb pestana na 5ª casa, no formato Dó.
    Na posição que indicou, so escorregar os dedos e tem F#, etc, inclusive seus coleguinhas> Gm, etc
    É bão saber de duas ou mais formas.
    Mas não pra escapar de pestana.
    Pestana é atalho. O que eu faço é fazer a pestana que acho mais fácil.
    Ex Não gosto de D# na 6ª casa. Prefiro a formula de Dó com pestana na 3ª casa.
    Falowww
    Sversut

    ggv
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Beto Munhoz
    a "tal" da pestana (tá difícil..)

    Tem um livro do Scott Tennant (membro do LAGQ), "Pumping Nylon". Ele fala da tal da pestana. Não sei se vai ser meio sutil para quem tá começando. Basicamente são duas dicas:

    1. Aproveite a força da gravidade. O peso do braço deve forçar o indicador contra a escala. Faz mais sentido na posição de um violonista clássico.

    2. Use força seletivamente. Raramente você precisa do dedo inteiro apertando a escala. Então aplique pressão só nas falanges que estão realmente produzindo notas. Importante também é relaxar o dedo durante as mudanças de acordes com pestana e reaplicar pressão só quando e onde necessário.

    Outra dica. De ninguém menos que David Russell (http://www.davidrussellguitar.com/tip.html). Posicione os dedos o mais perto possível do traste. Precisa menos força para produzir as notas limpas. Tem um diagrama naquele link.

    Soulface
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Beto Munhoz
    E por fim...
    Dá mais trabalho vc decorar todas essas posições do q treinar e aprender a pestana!

    PuNk Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Beto Munhoz
    A melhor maneira seria voce estudar teoria e aprender a montar os acordes, mesmo assim ficaria ainda mais dificil fazê-los sem a pestana.

    Soulface
    Dá mais trabalho vc decorar todas essas posições do q treinar e aprender a pestana!
    Verdade.. eeheehhe

    cleitonbica
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Beto Munhoz

    dae velho, todo mundo tem dificuldade nas primeiras vezes que tenta fazer pesta, no início tocar violão é fácil, o complicado é fazer sair o som das cordas. O que eu posso te aconselhar é começar com um violão de nylon (as cordas são mais leves) e que o seu violão "Estudante" tenha as cordas bem baixas... você sabe que cada traste do violão que você avança você almenta meio tom, não é mesmo??? então, com esse FA que teu amigo te ensinou tu vai conseguir fazer um monte de notas mais, como um SOL, indo duas casas pra frente, e assim por diante...

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    cleitonbica

    Permita-me discordar, violão de aço é mais facil de fazer pestana (pelo menos todos que eu experimentei), pois como são geralmente para ser amplificados eles vem com uma escala 63 ou 62,5 (contra 65 do nylon), fora isso pela tensão ser maior ele tem menos tendencia a trastejar, o que da aos fabricantes a possibilidade de fazer as cordas passarem bem rente aos trastes facilitando as pestanas.

    FabianoB
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Beto Munhoz

    cara, minha dica é a seguinte....faça exercício de acordes tanto com pestana e sem pestana...

    Quando vc estiver bem prático em trocar esse acorde vc vai dizer q naum tá saindo som nenhum.....mas com o tempo e insistência nos exercícios vc vai conseguir bons resultados e ainda vai dizer...."o som desse acorde sai muito melhor com pestana do que sem!!!"

    É isso ai cara!

    Sversut
    Veterano
    # set/04
    · votar


    evitaerc
    63 o quê?? Ser for cumprimento, não é sempre maior o braço do violão de aço?? A largura sim é menor.
    Com relação à altura das cordas, bem lembrado. Vou verificar isso
    Falowww
    Sversut

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Sversut

    o viol~~ao de aço geralmente tem mais trastes, porem o espa~ço entre cada traste é menor, eu pelo menos acho mais facil fazer pestana nos de aço...

    cbjr na veia
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ´pde cre....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes sem pestana