TOM???

    Autor Mensagem
    Marilyn
    Veterano
    # abr/03


    Oi... sou novo nesse forum.!.
    Eu gostaria de saber o que é o TOM.
    Sempre que vejo uma musica cifrada ou na tablatura veja lá em cima:
    TOM: Em ou TOM: G, etc...
    O que é??
    Poderia influenciar muito na musica??

    Crono
    Veterano
    # abr/03
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    é o acorde inicial da música

    smartdrive
    Veterano
    # abr/03
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    Não necessariamente, mas é o que indica qual campo harmônico a musica se encontra.
    Uma música pode começar com Em e ser em G.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # abr/03
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    Tudo que é feito na música gira ao redor do Tom, a base, solos, progressões. POr exemplo: as notas D E F# G A B C# D
    estão no tom de D. Os acordes D Em F#m G A Bm sao formados por esas nota, entao se na música tiver estes acordes, ela estara no tom de D.

    Espero ter ajudado

    boka
    Veterano
    # abr/03
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    nem sempre a musica comeca no acorde q da o tom...
    tom seria em q escala a musica esta puta nao sei explica.. eh o tom q define cada nota q vai ter na musica e sua funcao

    Muneo
    Veterano
    # abr/03
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    É o que smartdrive falou...
    Veja por exemplo a musica Só HOje do Jota Quest... ...ele começa seguindo o campo harmonico de E e na segunda parte muda pra G. Nesse caso, ele usou dois campos harmonicos numa mesma musica...

    Pra entender mais exatamente o que ser isso: www.joanopolis.com.br/muneo
    Fiz uma tabelinha que ira te ajudar...

    Sversut
    Veterano
    # abr/03
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    Okei
    A tabelinha do Muneo é cabicera
    Tom é o clima da música no geral.
    NORMALMENTE é o acorde inicial ou final.
    E tem música que que altera o Tom, como a do Jota Quest aí.
    Veja tb que Montenegro>Intuição tb altera o Tom...
    Mas às vezes parece que não é tão simples saber o Tom, principalmente qd entra muitos acordes dissonantes...

    Digao
    Veterano
    # abr/03
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    "Mas às vezes parece que não é tão simples saber o Tom, principalmente qd entra muitos acordes dissonantes..."

    ai q ta o pulo do gato hehe... vc ve la um F#m5- e um B79- numa musica e dizem q e em C maior ta errado??? NAAAAAOOOO... os dois acordes ali estao certos mesmo... So q apenas nao sao acordes diatonicos (diatonicos sao os q vem da escala maior da musica - escala diatonica)... eles sao acordes de preparacao...

    Toddynho
    Veterano
    # abr/03
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    Ae Digao explica melhor esse negócio de acordes de preparação...

    Sversut
    Veterano
    # abr/03
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    Isso, esclarece melhor. Todos os com 7 são preparatórios. E quais mais??

    Digao
    Veterano
    # abr/03
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    Sver: Os com 7 sao dominantes... e por acaso os dominantes tb preparam outros...

    Basicamente e assim... qq acorde de uma musica pode ser preparado por outro... pra dar um "tchan" diferente na musica...

    Vou pegar uma cifra pera ai...

    Digao
    Veterano
    # abr/03 · Editado por: Digao
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    Mas tem q manjar um pouco de harmonia pra entender o q eu vou explicar aqui...

    Essa do raul e em D maior e segue o I IV V basico.. entao os acordes principais sao D G e A... Tente tocar ela sem os Bm e 4 da vida q vc ve q ainda vai... pq o I IV V q e a base da musica (na verdade de qq musica tonal - isso quer dizer 98% das musicas pop)...

    <pre>
    A7/4 - A7 – D G D /* Perceba aqui qual e 5º de qual...
    5ª e dominante de preparacao... mas aqui ta tudo dentro pq
    a musica e simples... e veja tb pq tem o A7/4... qual nota q e
    esse 4 e qual acorde vem depois... tipo ele chama o acorde...

    D
    É pena
    Que você pense que eu sou
    A7/4 A7
    seu escravo

    Dizendo que eu sou seu marido
    D
    E não posso partir
    G
    Como as pedras imóveis na praia
    D Bm
    Eu fico ao teu lado sem saber /* Se vc tirar esse Bm e continuar
    com o D nem vai ter muita diferenca... Pq??? pq o Bm e a relativa...

    A7/4 A7
    Dos amores que a vida me trouxe
    D D7
    E não pude viver /* Olha esse D7 dominante preparando o solzao...
    veja q o D7 puxa uma tensao desgracada
    pro raul erguer a voz e entrar no refrao... sempre q vc escuta uma
    musica q tem essa subidona vc ja sabe q e um V7...

    G
    Eu perdi o meu medo
    D D4 D
    Meu medo, meu medo da chuva /* Esse D4 aqui nao ta de
    gaiato nao... ele tem a nota sol (4) pra chamar o solzao de volta

    G
    Pois a chuva voltando pra terra
    D D4 D
    Traz coisas do ar
    G
    Aprendi o segredo
    D D4 D
    O segredo, o segredo da vida
    A7/4
    Vendo as pedras que choram
    A7 D
    sozinhas no mesmo lugar
    </pre>


    Daqui um pouco coloco uma do Djavan... mas dai vai umas 2 paginas de texto hehe...

    Digao
    Veterano
    # abr/03 · Editado por: Digao
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    Oceano do Djavan:



    D G7M A7 /* Olha o I IV V aqui... musica em D...
    Assim que o dia amanheceu
    A#° Bm7 Bm(7M) Bm7
    Lá no mar al--to da paixão /* Diminuto de aproximacao pra chegar no Bm q e a relativa
    de D
    isto e da pra eliminar o A#º e o Bm6 caso fosse pra simplificar a musica...
    E aquele Am7 e o D79 sao um II V I... q cairia num G maior mas como e o Djavan ele caiu no Gm pra
    dar um
    tom triste a musica...
    Bm6 Am7 D7(9)
    Dava prá ver o tempo ruir
    Gm7 C7(9) F#m7
    Cadê você, que solidão /* Na verdade aquele II V I la de cima ainda nao terminou ele dez
    II V II V II V e depois
    q cai no E79 q e o final... pensa so ele usou 6 acordes no lugar onde caberia um... e o E79 ja prepara
    o A7... q prepara o D
    pra terminar o verso...esse cara e foda...
    B7(b9) E7(9) A7(4/9)
    Es--quece------ra de mim

    D G7M A7
    Enfim, de tudo que há na terra
    A#° Bm7 Bm(7M) Bm7
    Não há na--da em lugar nenhum
    Bm6 Am7 D7(9)
    Que vá crescer sem você chegar
    Gm7 C7(9) F#m7
    Longe de ti tudo parou
    B7(b9) E7(9) A7(4/9)
    Nin--guém sa---be o que eu sofri

    Dm C7 F7M Em7(b5) A7(b13)
    Amar é um deser---to e seus temo--res /* Aqui ele modula a musica pra C maior e aquele Em7b5 e o A7b13
    preparam o Dm... II V I na cabeca...
    Dm C7 F7M
    Vida que vai na sela des---sas do--res /* Vejam o C7 preparando o F7M... e vejam a triade de Dm e de F7M
    na verdade ele anda anda mas nao sai do lugar hehe...
    Gm7 Am7 Bb7M Em7(9) A7(b13)
    Não sa--be vol--tar, me dá teu ca--lor /* Aqui ele modulou de volta... agora pra Fa maior...
    eo Em7b5 e o A713b sao de preparacao do Dm de volta II V I...

    Dm C7 F7M Em7(b5) A7(b13)
    Vem me fazer feliz porque eu te a--mo
    Dm C7 F7M
    Você deságua em mim e eu o---cea---no
    Gm7 Am7 Bb7M Em7(b5) A7(b13)
    E esque-ço que amar é qua--se uma dor

    D F7M G7M C D F7M G7M C D
    Só sei vi----ver se for por vo---cê /* Aqui nao sei pra q tom ele foi... fez um monte
    de emprestimo
    ... alias ele da em D maior mas puxou o Mib pra mi no C e um Fa pra F# no G7M...



    Acho q e isso... passou umas coisinhas... aquele Bm7(7M) q e uma notinha de passagem e umas outras
    coisinhas mas basicamente
    e isso...

    Sversut
    Veterano
    # abr/03
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    Okei, Digão
    Imprimi as duas e vão verificar se entendo.
    POr sinal, tenho uma do Djavan que não encontro a cifra e então, como parece estar em D, vou vasculhar na harmonia do Tom. É Infinitude
    As músicas do Djava são todas cheias de frecuras...
    Falowwww
    Sversut

    Digao
    Veterano
    # abr/03
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    Sver: O q diver de duvida vai postando ai q fica mais facil de entender...

    Sversut
    Veterano
    # mai/03
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    Ninguém tem dúvidas??
    É complicado!!

    The Filipe
    Veterano
    # out/05
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    veio ja vi q vou ter q fazer umas aulas pra manjar melhor o assunto...........

    YES
    Veterano
    # out/05
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    Marilyn

    Sempre que você canta ou toca uma música suas notas principais, ou melodia, se encontra em uma escala. Imagine uma música que use as notas da escala de dó...

    Essa música terá provavelmente as notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si em sua composição.

    Isso significa que a música está no TOM de DÓ. Se você quiser aumentar um TOM e passá-la para RÉ, todas as notas que compõem a música serão aumentadas em um tom, e você ira passar a usar as seguintes notas para tocar a MESMA música: Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Si, Dó#. Entendeu?

    Músicas mais complexas modulam entre tonalidades (música clássica, choro) ou utilizam o modalismo (jazz por exemplo). Ou sejam, giram em torno de vários centros tonais.

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