Cordamento num Di Giorgio

    Autor Mensagem
    bluesgood
    Veterano
    # ago/04


    Olá!

    Sou novo aqui no fórum mas já estou adorando. Gostaria de perguntar uma coisa: eu tenho um violão Di Giorgio modelo Signorina. Originalmente ele veio com cordamento de nylon de todas as vezes que eu troquei eu o fiz por cordas de nylon. Só que ontem eu comprei um cordamento Cobra da Giannni tensão 0.10. Bom, pra começar Mizinho já me arrebentou... Gostaria de saber se vale a pena manter este cordamente ou se ele estragará o meu instrumento.

    Obrigado!!

    bluesgood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Olá!

    Sou novo aqui no fórum mas já estou adorando. Gostaria de perguntar uma coisa: eu tenho um violão Di Giorgio modelo Signorina. Originalmente ele veio com cordamento de nylon de todas as vezes que eu troquei eu o fiz por cordas de nylon. Só que ontem eu comprei um cordamento de aço Cobra da Giannni tensão 0.10. Bom, pra começar o Mizinho já arrebentou... Gostaria de saber se vale a pena manter este cordamente ou se ele estragará o meu instrumento.

    Obrigado!!


    maggie
    Veterana
    # ago/04
    · votar


    bluesgood
    Procure manter o original, no máximo mude a tensão.

    bluesgood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Bom, mas pode chegar a estragar o instrumento?

    bluesgood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Voltando,

    Bom, vou trocar meu cordamento então. Qual q eu posso por?
    Alguém pode recomendar alguma marca ou modelo? Please!!!

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    O MELHOR ENCORDOAMENTO PARA UM VIOLÃO DE NYLON É O AUGUSTINE REAGAL OU AUGUSTINE AZUL! ESSAS SÃO NA MINHA OPINIÃO AS MELHORES, MAS EM HIPÓTESE ALGUMA COLOQUE ENCORDOAMENTO DE AÇO EM UM VIOLÃO PARA ENCORDOAMENTO DE NYLON!
    UM MODELO DA D´DÁRIO PRÓ ARTE TB É MUITO BOM!

    Johnny
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Balbino Junior

    Eu acho o encordamento Augustine de fraco a médio. É um ótimo encordamento por não ser caro e resistir bastante. Acho que em um violão estudo tudo bem, mas o som é fraquinho, mas bem fraquinho perto de Savarez e Hannabach.

    bluesgood

    Melhor vc colocar um encordamento Giannini Clássico de Alta Tensão mesmo! E não coloque encordamento de aço! Jamais!

    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Johnny

    To contigo... Savarez é potencial pura. No meu 6 cordas as baixarias ficão animal, claro q muito mais fraca q um 7 cordas mas... tah bom ainda to aprendendo. Um dia chego no 7 cordas.

    evitaerc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Johnny

    Poxa kra, o augustine não chega a ter a mesma potencia de um savarez mas é um bom encordoamento kra!! Bom ultimamente eu tenho ficado muito decepsionado com uns aspectos do savarez, apesar de dos encordoamentos normais ele ser o que tem mais potencia e resposta, dura muito pouco e quando vai envelhecendo (perto de 1 semana) fica muito dificil de afinar 100%(principalmente os baixos)!! Por isso procuro substitutos, ja achei um expetacular que tem inclusive mais som que os savarez, é o hannabach carbon, tem uma projeção impressionante mas o contra é que não encontro eles no brasil, estou tendo que encomendar...

    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    http://www.stringsbymail.com/index.htm

    Compre um jogo de savarez e ficou quase 30,00 mais barato que no brasil, incrivelmente.

    Vou experimentar as Hannabach carbon... qual tensão?

    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    http://www.stringsbymail.com/index.htm

    Coloquei o link e naum falei. Esse link tem tudo sobre encordamento... eh muito completo.

    evitaerc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    piculo

    Acredito que fui eu quem passou o endereco deste site para ca. Comprei atraves dele ja, mas se a encomenda parar na alfandega vai ter q pagar imposto, isso que é chato.

    Tensão média/alta (senti bastante alta), a corda não é de nylon, é de carbono transparente. É muito fina, vc olha e não da nada por ela, mas quando coloca o jogo e desfere a primeira nota toma ate um susto ehehehe. Pra mim essas cordas funcionaram melhor com as unhas bem grandes.

    evitaerc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    piculo

    Acredito que fui eu quem passou o endereco deste site para ca. Comprei atraves dele ja, mas se a encomenda parar na alfandega vai ter q pagar imposto, isso que é chato.

    Tensão média/alta (senti bastante alta), a corda não é de nylon, é de carbono transparente. É muito fina, vc olha e não da nada por ela, mas quando coloca o jogo e desfere a primeira nota toma ate um susto ehehehe. Pra mim essas cordas funcionaram melhor com as unhas bem grandes.

    Johnny
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    evitaerc

    Concordo que o Savarez tem uma vida útil mais curta, mas quanto à projeção e ao timbre o encordamento sozinho não faz nada! O que interessa é o conjunto Encordamento + Violão e no meu caso o Savarez Super Alta Tensão é o melhor de todos. Já experimentei o encordamento Hannabach do selo verde que é a "clássica" e foi o melhor encordamento que a Hannabach já fez e não faz mais! Ela era muito boa, mas no meu violão a Savarez é melhor. Além do que essa Hannabach saia por US$54,00 até 2001 quando deixaram de fabricá-la, agora só se encontra das falsificadas.

    evitaerc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Johnny

    Pro meu violão, dos encordoamentos achados aqui no brasil o savarez new cristal super alta tensão tbm é o melhor, so não barra o hannabach de carbono (so importando), depois tenta experimentar um jogo destes, vc vai ficar impressionado.

    Diria que o conjunto é mais pra Encordoamento + Violão + Instrumentista, e adicionaria ainda talvez o comprimento das unhas, pq tem alguns jogos que funcionam melhor com unhas de determinado tamanho!!

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Beleza kra!
    Eu não conhecia esses encordoamentos, vou comprar e experimentar, eu sempre usei augustine por adorar o timbre e o som, se a outra é melhor irei experimentar então! depois posto minha opinião! valeu a dica!

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    evitaerc

    Vou ver se compro um desses, mas vai demorar... tenho um estoque de Savarez aqui em casa! Hehehehe... tenho um amigo morando na França e daqui a pouco eu que vou... Eba!

    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # set/04
    · votar


    eu tenho um di giorgio tbm..no início eu usava as cordas da D'adario...mas eu acbei trocando por um gianinni clássica tensão alta..eh mto boa ela...os baixos mto bem acentuados...

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    olha pessoal! espero que todos conheçam o violonista Fábio Zanon! posto agora palavras dele sobre as cordas e dificilmente farei variações sobre as marcas das cordas!
    se alguém se julgar mas experiente do que o Zanon fique a vontade de postar após essa mensagen!

    "Realmente corda é uma questão de gosto e do tipo de toque da pessoa.
    Primeira coisa: existem vários tipos de cordas da mesma marca e dizer que "acho a Savarez boa" não quer dizer absolutamente nada, porque não existem cordas maisdiferentes que a Savarez vermelha e a Savarez Alliance, por exemplo.
    Na minha experiência:
    1 - Augustine azul: é a melhor corda para 4 dos meus 5 violões, o timbre mais refinado, a resposta de cor e de volume mais precisa, os baixos mais potentes e sólidos. E é a que dura mais, também. Disparado a corda mais "artística" e mais eficiente para estudar e para concerto. Só tem um problema: de cada 5 pacotes, 4 têm vindo com problemas de afinação, a maior parte das vezes na 2a corda. Para gravação ou concertos mais importantes, acabo trocando de corda 5, 6 vezes até cahar uma boa, um saco e um problema $ério.
    2 - Augustine imperial: do mesmo nível, com os mesmos problemas, parece ser um pouco mais cristalina que a azul, mas se alguém (Ricardo??) puder me dizer qual a grande diferença de tensão entre a azul, a imperial, a vermelha, a preta e a regal eu agradeço muito.
    3 - Augustine vermelha, preta e regal: só usei uma vez, não caiu bem no meu violão e nunca mais comprei.
    4 - Savarez vermelha: pra empinar pipa talvez sirva. Sabe quando auqles moleques fazem barbante cortante pra empinar pipa? É uma boa definição da Savarez vermelha, ela é áspera como a barba do Toni Ramos.
    4 - Savarez Corum: uma corda bem honesta, maleável e "artística" como a Augustine. Os baixos são brilhantes mas leves demais, e nos meus violões ficam com pouca projeção e desfiam fácil.
    5 - Savarez Alliance: "lata d´água na cabeça..." Eu consigo identificar esta corda se vc tocar duas notas, em qualquer violão. Eu não recomendo, pois é uma corda defeituosa. Talvez por ser muito fina, ela tem um som de lata d´água: uma vez que vc toca uma nota, ela faz um "loop" no espaço, fica com um buraco de frequência no meio, uma coisa até difícil de explicar, mas dá a impressão que é um toca-disco com o prato raspando, ele fica mais "lento" no meio da rotação e a afinação cai. além do que o timbre é uma coisa lancinante, parece um cavaquinho, um horror. É a pior corda que já provei. Em alguns violões com defeito na 3a corda, funciona usar só a terceira pra equalizar o timbre com as outras duas.
    5 - Hannabach azul e preta: nos meus violões soa como Augustine com 2 semanas de uso. Nãoé piada: uma vez estava com Augustine com 2 semanas de uso, fui trocar pra um recital e botei a Hannabach no lugar. Parecia que eu tinha posto uma cord amais velha que a que já estava.
    Além do quê, tive de pagar um mico em dois concertos consecutivos: no primeiro recital, arrebentou a 6a corda Hannabach. troquei tudo, no dia seguinte estourou a 1a corda. Não dá pra usar corda que arrebenta, isso é um absurdo, e não é o violão porque as outra scordas não arrebentaram.
    6 - D´Addario J47: corda honesta, com um timbre meio áspero nas primas e meio sem tempero nos baixos. É corda pra fazer o violão ficar mais uniforme. Como eu não gosto de tocar de maneira uniforme, pra mim só serve quando não acho nenhuma Augustine que afine, pois é a que tem menos diferença. Só que, curiosamente, depois de 5 dias, a D´Addario começa a a desafinar até mais que a Augustine.
    7 - Savarez silverpolished: os baixos são os melhores para gravação, não chiam nada, nem tocando estudo no.12 do Villa, e mantém um brilho bonito. Duram somente uma sessão de 4 ou 5 horas, mas na gravação vale o investimento.
    8 - D´Addario silverpolished: um chumbo, os piores baixos que já usei, só têm o mérito de não chiar. O John Williams usa no seu Smallman, então pra um violão bizarro, uma corda bizarra.
    9 - La Bella: talvez sirva pra fazer pulseirinha.
    10 - Aranjuez: é uma corda que melhorou muito. Eles vão me mandar uma série nova pra testar. Eram praticamente tão boas quanto a Savarez corum, só que com pouca durabilidade. "

    valeu!

    Johnny
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Johnny
    · votar


    Ehhh.. não adianta...

    Encordamento tem os melhores! Compre de todos e escolha o seu! No meu caso a Hannabach fica muito boa, a Augustine muito ruim, a La Bela é razoável, a Daddario Pro Arte fica ruinzinha e a Savarez é a melhor de todas...

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior

    Kra essa de ficar idolatrando instrumentistas é complicada... É melhor pra ele, pra mim não é, pra mim a augustine azul é uma corda confiavel porem meia bomba. Cada um tem seu som, seu gosto, sua maneira de tocar e seu violão.

    Sou mais experiente que ele em tocar o meu violão com o meu gosto e com a minha fisionomia, o que não quer dizer que a opinião do cara não seja interessante e certamente tenha que ser relevada, é so tomar cuidado para não colocar a opinião do cara como "A VERDADE" so porque o nome dele é Fabio Zanon.

    Sei aonde isso foi postado, tbm participo deste forum mas acho que tem muita gente arrogante (é claro que existem excessões) e posto la apenas quando o topico não se trata de uma disputa babaca de egos, neste forum ja aprendi demais com caras que sabem muito.

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Putz...sobre cordas eu não tenho muito o que falar. Só uso Gianinni Nylon Tensão Extra Pesada. Se um dia ela deixar a desejar, eu mudo. Mas por enquanto me sinto bem tocando com ela.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordamento num Di Giorgio