| Autor | Mensagem | 
| Nani Veterano
 | # ago/04 

Estudo violão clássico há 6 meses, estou no primeiro ano do método em um conservatório. O problema é que esta ficando super chato fico presa naquelas músicas dos anos de 1700, 1800...então quero aprender cifra que é legal, pois posso tocar músicas da atualidade e continuar com a clássica tb!
 Quero receber dicas e sites ou sei lá p/ aprender cifra, pois aparentemente é fácil!

Nani

| 
| gustavo macaco Veterano
 | # ago/04 · votar

vc não manja de somas, mas faz logaritmos

| 
| Nani Veterano
 | # ago/04 · votar

gustavo macaco
 Acho que não entendi muito sua indagação! mas aonde esta a lógica para me ajudar?

| 
| PuNk Bass Veterano
 | # ago/04 · votar

Nani
 Isso vc decora
 C- dó
 D- ré....

O que vc quer? Aprender a montar acordes? Ou apenas ler cifras?

| 
| gustavo macaco Veterano
 | # ago/04 · votar

Nani

nao foi indagação, foi uma metafora. o mais dificil vc já sabe, agora aprender cifra é mto facil, é so decorar as letrinhas e boas

| 
| Demolisher Veterano
 | # ago/04 · votar

PuNk Bass
 Nani
 se ela faz conservatório, e lê partitura, já tem cohecimento de teoria musical, sendo assim, sabe montar os acordes, portanto, é só decorar a convenção de notas...
 c = dó
 D = ré
 E = mi
 F = fá
 G = sol
 A = lá
 B = sí ...

| 
| Nani Veterano
 | # ago/04 · votar

PuNk Bass
 quero aprender a ler cifras, sobre os acordes dei uma olhada no q o site oferece, e é exatamente oque estou estudando em teoria no conservátório. Bem quero tocar músicas do momento e só tem com cifra. Cara eu toco músicas do tempo do Peba!

| 
| Nani Veterano
 | # ago/04 · votar

Demolisher
 A escala natural, eu sei q é essa, mas como faço p/ ler aquelas cifras ex sei lá vou inventar uma G6/mb?????

| 
| Demolisher Veterano
 | # ago/04 · votar

Nani
 Então, a melhor dica que eu posso te dar é:
 Vai a uma banca de revista, compra uma daquelas revistinhas que vem com a letra, a cifra e o bracinho do violão com a posição dos dedos e destrincha aquilo... pra vc vai ser fácil, e te ajuda a gravar as cifras...

| 
| Demolisher Veterano
 | # ago/04 · votar

Nani
 Tem um dicionário de acordes no cifraclub, entra lá que ele te mostra toda a formação dos acordes que vc tiver dúvida...

| 
| Nani Veterano
 | # ago/04 · votar

Se quiserem me cadastrar no msn de vcs, p/ gente trocar idéas ao vivo sobre isso, aqui vai: Terra_agua@hotmail.com

| 
| Nani Veterano
 | # ago/04 · votar

Demolisher
 Obrigado pela dica!! Valeu!!!!

| 
| Demolisher Veterano
 | # ago/04 · votar

Nani
 De nada, precisando, estamos às ordens...

| 
| PuNk Bass Veterano
 | # ago/04 · votar

Nani
 Sim, vou te adicionar. :)
 Qual a sua idade? Legal ter vc aqui no forum, infelizmente sao poucas as garotas que tocam violao classico aqui no forum

| 
| Al Majíd Veterano
 | # ago/04 · votar

Nani
 O problema é que esta ficando super chato fico presa naquelas músicas dos anos de 1700, 1800...então quero aprender cifra que é legal, pois posso tocar músicas da atualidade e continuar com a clássica tb!

Heheheh.....cada cabeça, uma sentença. Eu abandonei as músicas da atualidade pra ficar preso nas músicas dos séculos XVII, XVIII e XIX.

| 
| Walter Nascimento Veterano
 | # ago/04 · votar

A formação das cifras correspondem ao intervalo entre as notas. Ex: C6 = Fundamental Dó acrescida da sexta nota de seu intervalo na escala Ex. 1-Dó; 2-Ré; 3-Mi; 4-Fá; 5-Sol; 6-Lá; 7-Si. Dessa maneira a nota que irá ser acrescida será o Lá. No acorde(Escala Harmonica) as notas são formadas por tríades (3 notas)Caso o acorde seja maior a tríade será formada por: A fundamental = Dó
 Uma terça     = Mi
 Uma quinta    = Sol

Para completar nosso acorde C6 devemos acrscetar apenas o Lá

Fundamental = Dó
 Terça       = Mi
 Quinta      = Sol
 Sexta       = Lá

Dê uma estudadazinha em formação de acordes que irá tirar de letra as letrinhas e números das cifras

Sds

Walter

| 
| piculo Veterano
 | # ago/04 · votar

Como vc fez pra aprender a ler partitura?  Pô, faça o mesmo com cifra. Eh simples... pegue músicas q vc goste(principalmente as q vc jah sabe cantar pois fica mais fácil de saber o rítmo etc) entaum decore as formas das cifras. Pronto. vc jah aprendeu.

Formação de acorde soh serve p/ um nível mais avançado de acordes(com formas diferentes das mais usadas, com a qual vc poderá aproveitar uma sonoridade ateh entaum desconhecida ou naum aplicada) ... esses Dó Maior etc.. vc decora a forma e pronto. P/ tocar legião, capital etc baixe aki do cifra ou vá no ***************** onde todas as músicas vem com a forma do acorde.

P/ sacar bem de formação de acorde vc tem q saber muito bem de intervalo p/ naum ter q ficar contando-os semitons com dedos entre os intervalos e sim visualiza-los no braço do instrumento diretamente.. isso leva tempo o q te fará para de estudar pq eh chato p/ pênis.

Eh isso, dedicação eh a primeira palavra de ordem. Imagine-se tocando uma música e estude-a com fé q vc conseguirá.

| 
| LeandroP Moderador
 | # ago/04 · votar

Nani

Compre nas bancas de revistas. Tem revistas de músicas cifradas e quase sempre tem uma ilustração de como usar cifras. A grande maioria das pessoas que conheço aprenderam assim.

| 
| Cheiro de Bode Veterano
 | # set/04 · votar

Nani
 Existe um livro excelente sobre cifras, que é o Dicionário de Acordes Cifrados, do Almir Chediak.  Esta é a melhor publicação que conheço, pois com este livro você aprende a teoria de formação de acordes.  Além das cifras, ele ensina as posições correspondentes no violão e no piano.  Custa em torno de R$50,00 em qualquer boa livraria.

| 
| Sversut Veterano
 | # set/04 · votar

Nani Banana> Estude Formação de Acordes, que por sinal é bem facinho. Sempre tenha em mãos uma tabelinha com as notas do braço do violão (tenho uma aqui colada no pescoço do monitor do PC)Daí, sabendo Formação teorica, qd pintar F#m7/5-/D# voce descobre as notas e monta o fera no braço do violão e manda bala. É muito mais simples do que Partitura, ou seja, vc sabe o dificil e não sabe o fácil.
 Falowww
 Svrst

| 
| cefas Veterano
 | # set/04 · votar

vc é ninja sabe partitura mas, num sabe o mais facil da musica.....estuda harmonia, compra um dicionario de acordes pra facilitar e começa tocar

| 
| Loreta Veterano
 | # set/04 · votar

Gente, agora sou Loreta, mas obrigada pelas respostas!!!
 :)

| 
| Loreta Veterano
 | # set/04 · votar

Cheiro de Bode
 vou dar uma olhada ok?! meu professor me passou uns campos harmonicos e estou estudando a parte do curso de classico!
 obrigado!
 :)

| 
| Armlo Veterano
 | # out/04 · votar

Compre o Dicionário de acordes cifrados de Almir Chediak e você não vai se arrepender

| 
| UnderCover Veterano
 | # out/04 · votar

Meu...faça isso que o pessoal falou, mas nao deixe de estudar o clássico. Sabendo clássico vc sempre terá uma vantagem em cima de quem só estudou violão popular. Vc terá mais agilidade e saberá aproveitar mais do violão.

Quem toca popular nao toca clássico sosinho nem fudendo pode até aprender mas demora muito mais do que quem toca clássico, que em 2 dia toca o popular melhor que muito neguinho.

[]'sss

| 
| Elaine Costa Veterano
 | # jul/05 · votar

Por favor poderia me mandar alguns sites que so tenha partituras ou como posso fazer melodias em cifras!!!
 Agradeço e obirigada por você existir!!!

| 
| Elaine Costa Veterano
 | # jul/05 · votar

Gostaria de saber sobre o teclado psr3000

| 
| anonimo_83 Veterano
 | # jul/05 · votar

Elaine Costa
 QUE???

| 
| Caducn Veterano
 | # jul/05 · votar

caraca será que essa ai atravessou?

| 
| Caducn Veterano
 | # jul/05 · votar

Loreta

Também fico com a grande parte das opiniões acima.. Dedique-se ao clássico. Ele fornece muito mais subsídios para o seu adestramento com o violão. Cifras e música acompanhadas são coisas que com o tempo vc vai pegando naturalmente... Se vc aprende cifras agora mais na frente vc vai querer "tirar mais" do seu instrumento e não conseguirá. Mas o clássico te dá essa amplitude. Por exemplo o'"Dinho" do capital inicial, fez violão clássico em brasilia por muito tempo. Renato Russo estudou piano...

Aprenda hoje e colha la na frente... Estude clássico e vá comprando suas revistinhas, e use-as como passatempo.. Mais na frente vc compreenderá..

Quanto a formação de acordes, isso é algo meio complicado e precisa que vc tenha muito da teoria musical, coisa que vc aprende no conservatório..

Acredito que o seu grande problema seja a ilusão de tocar logo. Tocar logo não é tocar bem. Estude e treine! Vc não se arrependerá! Falo isso por experiência própria, pois quando tinha meus 14 anos, pensava como vc e por isso abandonei o conservatório.. Até hj eu me arrependo!

Abraços

Abraços!

Abraços!

|