o que são acordes abertos?

    Autor Mensagem
    renilson
    Veterano
    # ago/04


    alguém pode me definir o que são acordes abertos e qual a diferença para os fechados?

    Paulo Feresin
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    hum.. eu ACHO, q um acorde aberto, é tipo um acorde mais "feliz", tipo acordes maiores, e os fechados saum os menores... eu num tenho certeza, mas ouvi uma coisa assim na aula de musica, só q faz tempo nem elmbro direito!
    se estiver errado me corrijam!!! valeu!!!

    FINCH na veia
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu acho q os abertos sao aqueles sem pestana nem nada...tipo esse La menor aqui


    e--0----------------------------------------------------
    B--1----------------------------------------------------
    G--2----------------------------------------------------
    D--2----------------------------------------------------
    A--0----------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cara, acho q tem haver com a pauta. tipo, um C ficaria na pauta fechado(pulando de linha em linha), Só que nada te impede de usar o C na linha suplementar inferior ou acima do B, podendo ser uma inversão


    C E G --> empilnamento de terças, linha - linha, logo um C fechado.

    E G C --> Aqui o C está fora da cabeça e fazendo uma inversao(1º inversão), esse pode ser um C aberto.

    Será que é essa a resposta

    Mr Mister
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu acho q os abertos sao aqueles sem pestana nem nada
    ta certo, abertos sao acordes que possuem corda solta

    Barbara Jolie
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Depende do que ele quer saber, existem mtas nomenclaturas por aí, mas se for, isso aqui:

    um acorde aberto, é tipo um acorde mais "feliz", tipo acordes maiores, e os fechados saum os menores


    Tá certo tb.


    piculo
    Eu penso que isso seja apenas "inversão" de acordes, não denominam eles como "aberto ou fechado".

    Paulo Feresin
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    ae se vc kizer esperar até segunda ou terça feira eu te doa a resposta.... pq segunda eu tenho aula de teoria... daí eu pergunto pro professor e jah era

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    renilson

    pode-se dizer q acorde q usa corda solta seja aberto... mas isso e linguagem coloquial...

    Acorde aberto seria aquele em q uma ou mais notas q formam o mesmo estao numa (ou mais) oitava diferente dos outros...

    Na partirura isso fica bem visivel...

    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Eu sei que é chamado de inversão mas vc concorda q a disposição das notas na pauta está aberta(quando se tem uma inversão?) e quando tah no formato original tá numa disposição fecahda (linha/linha ou espaço/espaço). D qq forma valeu pelo toque.

    Acho que o digão sacou o q quis dizer.

    Clebao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ola,

    Um acorde aberto é formado/utilizado da seguinte maneira:

    Um arcode de C por ex:

    Ele será formado pela (Tônica Dó) + (5º Sol) + (Dó uma olitava acima )

    Dó Sol Dó (uma oitava acima).

    Espero que tenha o ajudado.

    ivanildo
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    um acorde aberto no caso do teclado é vc usar na mão esquerda o I, V, e VIII grau.. ena mão direta o III, V e VIII grau exemplo, na nota Dó vc apertaria as teclas C, G e C e na direita E, G e C.....

    Pardal
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Um acorde aberto é aquele em que, naturalmente, usaria-se uma pestana para produzi-lo mas, ao invés disso, você escolhe três cordas (ou quatro em alguns casos) com notas da tríade do acorde a formar-se, a não faz a pestana, deixando as outras cordas soltas.

    canhota de ouro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    eu acho q acorde fechado é quando
    as notas do acorde (1ª,3ª e 5ª)estao
    perto umas das outras, e acorde aberto e quando
    as notas estao destantes umas das outras.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    FINCH na veia

    Acho que a teoria dele é a mais correta. Apesar de como a Barbara disse, "existem mtas nomenclaturas por aí", eu ainda penso que nesse caso o significado é tocar um acorde sem pestana, sem nada, ou seja, um acorde que soa com algumas cordas soltas.

    Mas pode ser outras coisas também.

    teuabreu
    Veterano
    # mar/07
    · votar



    e---0---------------------------------------------------
    B---0---------------------------------------------------
    G---6---------------------------------------------------
    D---7---------------------------------------------------
    A---7---------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Eis um acorde aberto!!!

    Sacou man???

    teuabreu
    Veterano
    # mar/07
    · votar



    e---0---------------------------------------------------
    B---7---------------------------------------------------
    G---7---------------------------------------------------
    D---7---------------------------------------------------
    A---0---------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    outro aí!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    ivanildo
    Eu não sei quanto à construção de acordes em teclado, mas imagino que o princípio seja o mesmo.

    Pardal
    Reinaldo Camargo Filho
    Acorde aberto tem mais a ver com o que o nosso camarada canhota de ouro disse...
    Uma pestana pode ser um acorde fechado ou aberto pois não é o fato de se usar o indicador pressionando todas as cordas em determinado traste que define se um acorde é aberto ou fechado.
    Para as tríades, um acorde é fechado quando todas as notas que o formam encontram-se no intervalo até a oitava da tônica. Para deixar este acorde aberto é necessário "jogar" sua nota do meio uma oitava acima, fazendo com que esta seja a nota mais aguda do acorde. O mesmo pode ser feito nos acorde em primeira ou segunda inversão.
    No caso das tétrades, o acorde fechado é de difícil digitação pois as notas ficam em trastes distantes um do outro, principalmente no caso de inversões, sendo preferível o uso de acordes abertos. Como numa tétrade não existe a "nota do meio", é possível jogar a nota 2 ou a 3 do acorde para sua oitava acima. De acordo com o caso, dá-se o nome de "drop 2" ou "drop 3".
    Lembre-se que isso não se aplica à Tônica do acorde pois fazer este procedimento de joga-la uma oitava acima tem o nome de inversão.
    Acho que é possível perceber que acorde aberto não significa tocar com cordas soltas ou acorde sem pestana a não ser que este tipo de digitação seja feito para "jogar" determinada nota (dependendo do caso) uma oitava acima, e nem com a sonoridade "alegre" ou "triste" do acorde pois tanto os acordes maiores quanto os menores podem ser abertos ou fechados.

    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Boa noite!!!

    teuabreu
    Cara, não entendi... Acho que nos dois casos vc fez uma inversão e não um acorde aberto, inclusive no segundo repetiu a nota A nas cordas 4 e 5.
    Qual seria a idéia?
    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Boa noite!!!
    Sei que os post são velhos mas podem ser usados como exemplo.

    piculo
    C E G --> empilnamento de terças, linha - linha, logo um C fechado.
    E G C --> Aqui o C está fora da cabeça e fazendo uma inversao(1º inversão), esse pode ser um C aberto.

    Isso foi uma inversão, não uma abertura, pois a nota jogada uma oitava acima foi C quando deveria ter sido E para caracterizar um acorde aberto.

    Clebao
    Um acorde aberto é formado/utilizado da seguinte maneira:
    Um arcode de C por ex:
    Ele será formado pela (Tônica Dó) + (5º Sol) + (Dó uma olitava acima )
    Dó Sol Dó (uma oitava acima).

    Um acorde é formado basicamente por Tônica, Terça e Quinta ou Tônica, Terça, Quinta e Sétima, podendo serem ainda adicionados com nonas, décimas primeiras e décimas terceiras.
    O que foi formado acima é um Power Chord.

    Valeu!!!

    makumbator
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Pode-se fazer um acorde aberto SEM inversão. por exemplo:
    C3,E3 e G5 ou C3, E4, G5

    Nesses casos não houve inversão do arcorde(a tônica continuou sendo o baixo), mas pelo menos uma voz do acorde não está na mesma oitava(em posição cerrada). Poderia-se tocar assim tb:

    C3, E4, G5

    Cada voz em uma oitava, portanto acorde aberto também.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Reinaldo Camargo Filho
    · votar


    Entendi +-, não manjo muito de teoria mas saquei que a nota do meio deve ser jogada uma oitava acima pelo que disseram.

    Por exemplo, temos um acorde formado por (X) (Y) (Z), para se tornar um acorde aberto temos que jogar a nota (Y) uma oitava acima?

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Reinaldo Camargo Filho
    Por exemplo, temos um acorde formado por (X) (Y) (Z), para se tornar um acorde aberto temos que jogar a nota (Y) uma oitava acima?
    Tá certinho, meu camarada! Lembre-se que isso vale para as tríades em estado fundamental, bem como para suas duas inversões.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que são acordes abertos?