Escolha do instrumento

    Autor Mensagem
    Walter Nascimento
    Veterano
    # ago/04


    Olá pessoal, esse é o meu assunto de chegada ao forúm pois já há algum tempo venho consultando perguntas e respostas e agora resolví também contribuir com minhas opiniões a respeito do que eu puder ajudar. Sou de Alagoas e embora toque o violão já há algum tempo só de uns 03 anos pra cá tenho me dedicado a seu estudo (Teoria, Técnica e História).

    Tenho visto muitas perguntas sobre instrumentos e eu mesmo ainda hoje faço alguns questionamentos a respeito das qualidades dos mesmos porém, o que deve ser básico para cada executante é o sentimento do instrumento. Quando o músico, iniciante ou expert, for escolher um novo instrumento para seu acervo deverá antes de partir para a compra se perguntar:
    Para que eu quero esse novo instrumento?
    Qual a finalidade que eu vou dar para o mesmo?
    Quais tipos existem dísponiveis que eu possa avaliar?
    Quanto eu posso e devo investir?
    Depois de se responder a estes questionamentos devemos sim avaliar cada instrumento. Se partirmos para essa avaliação com o maior número de dados possíveis estaremos com recursos suficientes para descartar informações absurdas de vendedores mal informados.
    Durante a avaliação tente esquecer qual fabricante esta em suas mãos e siga estes passos:
    AVALIAÇÃO
    0 Separe os que você pode adquirir (Fundamental)
    1 Avalie o acabamento, material e o cuidado com os vernizes
    2 Verifique a altura e pressão das cordas
    3 Inspecione a qualidade do jogo de tarrachas
    4 Sente-se em um lugar tranquilo e execute suas peças mais díficeis.

    RESULTADO

    Certamente o instrumento escolhido deverá ser aquele que obter o melhor conjunto abaixo:

    1 Sonoridade (Altura do som )
    2 Timbre ( Qualidade do som )
    3 Facilidade de execução ( Não cansa as mãos )
    4 Tempo de execução (Aquele que voce não quis parar de tocar)

    Obs.: Já responderam antes que instrumentos de marcas conhecidas podem ser bons ou ruins comparando-os dependendo do exemplar. Eu diria mais, pode-se pegar um mesmo fabricante, com um mesmo modelo, nas mesmas condições e mesmo assim um ser muito bom e o outro muito ruim. Já presenciei isso.

    CONCLUSÃO

    O instrumento escolhido para lhe acompanhar independe de marca, modelo ou tradição.

    SERÁ AQUELE QUE VOCE NÃO QUER PARAR DE TOCAR

    [b][/b]

    lleonell
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Oi, sou novo no fórum. Vou comprar um violão mas não entendo nada do assunto. Por isso tô pesquisando... e desenterrei essa mensagem.

    - Como eu sei quando uma corda está alta ou baixa? Por exemplo, comparo com o quê para saber?
    - O que diferencia uma tarracha boa de uma ruim?
    - Como saber se o braço está empenado ou não? Melhor ainda, o que é um braço empenado?

    valeu.

    lleonell
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Alguém?

    andrehirata
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    lleonell
    se vc for comprar um violao novo provavelmente ele virá com cordas altas da fabrica... ai vc tem q mandar pra um luthier(caso vc nao saiba luthier eh qm faz e regula os instrumentos), eh bem simples...

    tarracha eh boa se for facil de girar... nao sei se eh um fato, mais pra mim eh assim.

    para ver se o braço esta empenado olhe da ponte(parte do corpo do violao onde ficam presas as cordas) para as tarrachas, se possivel contra a luz.. ai vc ve se o braço tah reto ou levemente inclinado, o ideal eh que esteja reto...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escolha do instrumento