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PuNk Bass Veterano |
# jul/04 · Editado por: PuNk Bass
Pessoal, me pintou essa duvida. O que vem a ser o salto de terças, qual a utilidade, como montar? Existe site que explique?
Valeu.
Julio César
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Alguém Veterano |
# jul/04
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Não achei nenhum site que explique.
Mas, pelo nome, deve ser algo parecido com o ciclo de quintas. Escolha uma nota, dó, por exemplo. A terça é mi. E a terça do mi é sol sustenido, e a desta é dó. Fechou o ciclo (C E G# C). Se você desconsiderar os sustenidos e bemóis, fica bem maior: dó, mi, sol, si, ré, fá, lá, dó.
Tem uma parada nos acordes que chamam de terças sobrepostas. Se você for sobrepondo as terças o resultado vai ser um acorde com as notas escritas acima. Aquele seria um C7(9,11,13).[não tenho a mínima idéia de como se escreve esse acorde] Segundo um livro do Paulinho Nogueira, o intervalo que corresponde a uma oitava acima da sexta (décima terceira) é o ultimo que apresenta dissonância. Os posteriores só repetem o efeito que tem seus correspondentes oitava abaixo.
Isso é especulação minha. Não tenho certaza de nada disso que eu escrevi. En outras palavras, isso foi um up disfarçado. Mas onde que você viu isso de ciclo de terças?
Vamos esperar alguém que manje de teoria para explicar isso. Agora eu fiquei curioso.
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ziotti Veterano |
# jul/04
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PuNk Bass
ciclo de terça? eu nunca ouvi falar nisso...
os q eu conheço são os ciclos de quarta e os ciclos de quinta...
silah, pode ser também Saltos De Terça o q vc quer.... mas ve o nome ae direitinho e postae kra
ciclo das quartas = organiza os acidentes em forma de bemóis
ciclo das quintas = organiza os acidentes em forma de sustenidos
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PuNk Bass Veterano |
# jul/04
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ziotti
Isso! Desculpe o meu erro, é salto de terças, eu confundi com os ciclos de quarta e quinta... Vou pedir a algum moderador pra editar o titulo pra mim
Alguém
Tem uma parada nos acordes que chamam de terças sobrepostas. Se você for sobrepondo as terças o resultado vai ser um acorde com as notas escritas acima.
Mas como seria o procedimento para sobrepôr as terças?
Obrigado pela ajuda
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Alguém Veterano |
# jul/04 · Editado por: Alguém
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Acho que não tem nada a ver mesmo não. Mas é assim, você vê o tom e monta os acordes, que são formados colocando-se uma terça depois da outra. Por exemplo: no tom de dó, o acorde seria dó, mais sua terça, que na escala é o mi, mais a terça do mi, que seria o sol. Aí você pode colocar a terça do sol, e assim vai indo. Isso é usado pra montar o campo harmônico.
Quanto ao salto de terças, o site abaixo tem um exemplo, mas não fala o que é.
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Alguém Veterano |
# jul/04
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http://www.google.com.br/search?q=cache:29zP07Vr6_gJ:members.lycos.co. uk/passoka/modules.php%3Fname%3DNews%26file%3Dprint%26sid%3D16+%22salt o+de+ter%C3%A7as%22&hl=pt-BR
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ziotti Veterano |
# jul/04
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PuNk Bass
o salto de terça é uma espécie de regra(padrão) que vc cria em que a distancia entre 2 notas serão de 3M... tenha em mente a Escala Maior Natural de C pois assim fica muito mais fácil achar as terças das notas que serão tocadas...
olha abaixo um riff com saltos de terça(esse riff é só pra te mostrar como funciona o esquema, ou seja, não é AKELE riff fodão)
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A---------8----10-8-12---------------------------------
E-8-12-10---12-----------------------------------------
Repare que o riff está na tonalidade de C e a primeira nota que sera tocada é um C(8) e logo em seguida vem sua terça, E(12). Logo depois eu toco o D(10) e logo em seguida vem sua terça que é o F(8)...
entendeu?
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ziotti Veterano |
# jul/04
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*no post acima ñ sei pq mas o texto que fik debaixo da tab foi comido(sem duplo-sentido)... abaixo o texto completo:
"Repare que o riff está na tonalidade de C e a primeira nota que sera tocada é um C(8) e logo em seguida vem sua terça, E(12). Logo depois eu toco o D(10) e logo em seguida vem sua terça que é o F(8)..."
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Armlo Veterano |
# jul/04
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ciclo das teças é uma regra diatônica (geralmente usada para exercícios) usada pra definir a concatenação dos acordes de terça em terça exemplo em Dó Maior:
|| C | Em | G | Bm7(b5) | Dm | F | Am | C ||
Dica: para os músicos práticos (principalmente os que aprendem sózinhos) esses tipos de regras não são necessárias, diga-me pra quê você quer saber isso? procure respostas para as perguntas de real utilidade para você e seu nível de estudo. Boa sorte!
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thifm Veterano |
# jul/04
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Armlo
hahahaha gostei desta parte:
sses tipos de regras não são necessárias
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PuNk Bass Veterano |
# jul/04 · Editado por: PuNk Bass
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ziotti
Alguém
Opa, desculpe a demora pra responder, estive fora do forum esses dias. Consegui entender sim, achei que seria algo mais difícil mas no caso é só pegar a terça da escala de dó e iniciar uma nova escala? Então Ok
Armlo
esses tipos de regras não são necessárias, diga-me pra quê você quer saber isso?
Apenas curiosidade... faço aula de teoria musical e já tinha ouvido falar no Salto de terças (e nao ciclo, escrevi errado... algum moderador edite pra mim) mas ainda não cheguei a esse assunto.
Obrigado a todos pelas respostas ;)
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ALECHANDRY Veterano |
# ago/04
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alguém poderia me mandar alguns macets de improviso por tablatura,pode ser por e-mail para geraldo.50@terra.com.br,pois gostaria de aprender mais sobre improviso.
valeu!
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inthelight Veterano |
# ago/04
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para os músicos práticos (principalmente os que aprendem sózinhos) esses tipos de regras não são necessárias
ah, cara, são sim, eu sou autodidata e acho mto importante saber a relação das terças, pra saber montar os acordes, saltos melodicos, varias coisas. Pra mim eh uma das coisas mais uteis
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Kellvy Veterano |
# ago/04
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As linhas do pentagrama, onde se escreve partituras, (para quem não sabe), já é montado com saltos de terça (3M)
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