Pentatonica????

    Autor Mensagem
    jao
    Veterano
    # jun/04


    Fala galera, olha eu tenho uma duvida muito cruel..
    eu num manjo nada de escala e quando eu 3entro no forum e vejo o pessoal falando de menor maior, pentatonica o mais preximo que chego no meu raciocinio e na escala que se usa para formar os acordes, entao eu queria que tipo... um resumo do que é a menor, pentatonica..
    vlw ai e quem puder ajudar eu vo ta muito agradecido!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    jao

    Pentatônica menor está baseada no acorde menor, assim como a penta maior pros acordes maiores.

    Pro acorde maior, pega-se a T, 3 e 5 (notas que formam o acorde - tríade maior) e adiciona-se a 6 e a 9(2), totalizando 5 notas.

    Pro acorde menor, pega-se a T, b3 e 5 (notas que formam o acorde - tríade menor) e adiciona-se a 4 e a 7, também totalizando 5 notas.

    Pro acordes dominantes (acordes maiores que tem 7ª menor), a escala é a mesma que a maior, com a diferença que no lugar da tensão 6, usa-se a sétima menor.

    Exemplos em Dó:

    MAIORES:
    C ou C7M: T(C), 9(D), 3(E), 5(G) e 6(A)

    MENORES:
    Cm ou Cm7: T(C), b3(Eb), 4(F), 5(G) e 7(Bb)

    DOMINANTES:
    C7 ou C7(9): T(C), 9(D), 3(E), 5(G) e 7(Bb)

    Sobre acordes "dominantes" é comum se usar a penta-blues, que tem o mesmo formato da penta menor, só que uma nota (blue-note) adicionada entre a 4 e a 5, que deve ser chamada de #4 e não b5, e a b3 é chamada de #9 (nona aumentada), veja:

    C7 ou C7(9) ou C7(#9): T(C), #9(D#), 4(F), #4(F#), 5(G) e 7(Bb)

    jao
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ÉÉÉÉ.....de pra entender mais ou menos...acho que o melhor que tenho a fazer é arrumar um professor prda me explica né???
    AA otra pergunta, eu fiz umas aulkas de violão popular e o professoar nem ligou ,muito pra ensinar a solar, improvisar, enfim estudo de escala...ai eu pensei se isso se deu ao fato de que esse tipo de coisa quem ensina mais é um prof. que da aula de guitarra...Ai eu queria saber, eu to certo ou no violão pop. agente aprende tba im´provisação!
    vlw

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    jao

    Depende de como você encara violão pra improvisar. Eu acredito em um professor de música e sim uma pessoa que te ensine "estudar" música.

    Um bom caminho é estudar bem sobre intervalos, cada grau da escala, distribuir acordes pelo braço todo, estudar todas os modelos de acordes possíveis, inventar novos acordes... é desta forma que se conhece um instrumento, ao ponto de que seu solo seja feito de modo inteligente, e não apenas de notas que soam bem.

    É só um toque... não acredite em tudo que eu escrevo, duvide sempre!

    jao
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Entendi... acho que eu to sacando o quye se que dizer...
    ai mano se tem icq???
    Ai nois podia se fala mió!!!a quanto tempo vc estuda musica??

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    jao

    não uso icq. eu estudo há quase 10 anos.

    campero
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: campero
    · votar


    Escala Pentatônica

    Escalas pentatônicas são escalas contendo apenas 5 notas.

    Existem 2 tipos básicos de escala pentatônica, a menor e a maior, ambas derivadas das escalas maior e menor:

    ESCALA PENTATÔNICA MAIOR:

    Tomemos como exemplo a escala de A, que contem as seguintes notas:
    I II III IV V VI VII VIII
    A B C# D E F# G# A

    A escala pentatônica é obtida pela eliminação do IV e do VII graus da escala.Tem-se portanto uma escala derivada simplificada denominada pentatônica da lá maior:


    I_________II___________III__________IV__________V________VI

    A_________B___________C#__________E__________ F#________A

    ____1 tom______1 tom______1 1/2 tom______1 tom_____1 1/2 tom


    acho q a Maior eh isso!!

    Raven_Heart
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    20/jun/04 21:02
    Olha a data...o cara já deve estar dando aula de música....

    campero
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    uahuahahhauha...eu soh estou enriquecendo o tópico para qm usar a busca meu..naum esquenta!!!

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    20/jun/04 21:02

    Acho importante essas garimpagens arqueológicas nos porões do Forum de Violão, pois trás à tona diversos topicos legais e tem sempre gente nova chegando com as mesmas dúvidas que já foram discutidas anteriormente. Isso evita que se criem tópicos repetidos.


    LeandroPanucci
    campero
    Raven_Heart
    jao

    A pentatônica é a alma do rock e do blues.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatonica????