Johnny, como eu sei as escalas que "cabem

    Autor Mensagem
    Mamonas
    Veterano
    # mai/04


    Como eu faço para saber as escalas que eu posso usar na musica? ex: Uma levada bem usada de / G / D / C /, pelos acordes e relacionando ao campo harmonico, e pelas notas dos acordes, relacionando com a escala, eu deduzo q a musica está em sol maior, então vou poder usar a escala de SOL maior, a pentatonica da mesma, frases com arpejos das triades e tetrades dos acordes, o que mais?
    Posso usar uma escala de Blues em SI(B, D, E,F,F#,A,B), ou a nota F irá chocar com a harmonia??? Se eu usar modos gregos (eclesiasticos) só poderei usar o G Jonio, D mixolideo, C lidio( que tem a mesma nota do sol maior...).
    Responda quais escalas você usaria pra improvisar numa musica de / G / D / C , se quiser dar exemplo em alguma outra harmonia, ficarei muito grato , VALEwww johnny!

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Mamonas

    Cara... vc já demonstrou tanto conhecimento ae nessa parafernalha de palavras que até acho que vc respondeu a sua pergunta, mas...

    Realmente / G / D / C / é uma levada em tom de G maior e realmente vc pode usar e abusar das dos modos gregos Jonio, Mixolidio e Lidio. Experimente usar outros modos exóticos também como a pentatônica de G maior ou o da realativa melódica... as vezes da um ar totalmente diferente e até o rítmo vai ter que mudar completamente!

    A escala de blues acho que não vai ficar legal em uma levada como essa! Realmente a 4 aumentada (F) vai soar muito dissonante... mas às vezes como nota ligada ou hornamento pode ficar legal dependendo da pelodia que vc levar...

    Se por acaso vc fizer uma modulação ao modo menor ou a outra tonalidade vizinha da pra trabalhar mais...

    Eu numa situação dessa iria abusar do modo maior mesmo e sou mais acostumado ao lidio... mas as vezes dependendo da entonação da levada e da dinâmica pode cair melhor uma penta ou uma menor...

    Mamonas
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Valew mesmo cara! :)

    Mamonas
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    O q eu precisava era mais de uma confirmação mesmo, pra ver se eu estava no caminho certo!

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Mamonas

    Ta sim cara! Vc ta mandando bem...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Johnny, como eu sei as escalas que "cabem