Desânimo

Autor Mensagem
pepe
Veterano
# mar/04


Salve galera, eu estou escrevendo para relatar algo que está acontecendo comigo que é o seguinte: já estudo violão fazem seis pra sete meses e, pra ser sincero, não estou tocando nem metade do que eu esperava.
Mesmo tendo um excelente professor, um excelente violão e treinando pelo menos uma hora por dia(agora que estou em aula, pois nas féria treinava umas três ou quatro horas)eu não estou vendo resultados satisfatórios.
Além de umas músicas populares, só consigo tocar duas clássicas( ambas do Tárrega, estudos e MI menor e DÓ maior)e confesso a vocês que já pensei em desistir.
O que me faz continuar é uma vontade muito grande de tocar sempre a próxima música da minha pasta e o violão caro que eu comprei e ainda estou pagando.
Desculpe se fiz vocês perderem tempo, mas precisava desabafar.
Grato,
Pepe

BlindmaN
Veterano
# mar/04
· votar


Q nada continua... eu desisti uma vez mas voltei... naum aguentei...

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Nem desanima. Vai em frente que material pra dar certo tu tem.

E a velocidade do aprendizado muda de pessoa pra pessoa.

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


pepe

Kra esse é um problema foda kra...
Derrepente vc é como eu uma pessoa com uma dificuldade extrema em se concentrar. Da uma revisada no teu jeito de estudar, presta atenção se vc se foca apenas naquilo que deve fazer ou fica passeando por varias musicas sem realmente acabar nenhuma delas... Tenta otimizar teu estudo kra, pelo menos é o que eu venho tentando fazer

thifm
Veterano
# mar/04
· votar


pepe
Toco violao desde os 5 anos de idade (acreditem!!) e me arrependo de quando tinha meus 14, 15 anos... eu larguei mao.. simplesmente abandonei... hoje sinto muuuuuita falta pois nao tenho tempo para ter aulas (trabalho durante o dia, estudo aa noite.. ah, aulas na faculdade aos sabados tb!!)....

Lembre-se: Nao faca nada q vah se arrepender amanha!!

Conselho? Nao desista.. no comeco eh dificil... depois as coisas pioram... mas, se nao for assim... qual a graca?

Toupeira
Veterano
# mar/04
· votar


pepe
cara, desistir de alguma coisa não é fácil, principalmente se vc ainda paga por ela...

faz o seguinte. fica uma semama sem tocar. Se não sentir falta, é que teu negócio não é música, mas se sentir, aí é que aparece seu ânimo pra continuar...


e sdeis/sete meses é pouco tempo pra conseguir fazer maravilhas...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


pepe

Amigo, violão é paciência e persistência mesmo. É 1% de inspiração e 99% de transpiração. Talvez você esteja muito impaciente quanto ao aprendizado. Mas pra quê a pressa, se você tem a vida inteira pra tocar? Tente deixar a ansiedade de lado e curta estes momentos de aprendizado que não voltarão mais. Outros tipos de aprendizados concernentes ao violão virão, mas serão outros. Relaxxxxxxxxxxxxxx........

Amplexos

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Majic> Mudando de assunto, o que faz uma criança de 05,6,7,8,9 anos de idade se interessar por violão e prosseguir??
O grade problema é PROSSEGUIR, por às vezes a criança se interessa, mas é coisa de momento. Algum um brinquedo de momento. Amanhã deixa de lado.
É que tenho um filho de 9 anos. Coloquei na escola de musica. No começo ele até gostava, mas com o tempo vou se desinteressando. Tirei ele da escola e começei eu mesmo ensinar a prática e teoria básica, sem os skemas de partituras (tb não sei isso), mas mesmo assim ele não quis mais. Só brincar e tal. Coisas de criança...
Acho que não devo forçá-lo, mas fazê-lo se interessar espontaneamente, mas nao sei de que forma...
E aí??
T+ Cassio

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Meu caro este é um assunto tremendamente delicado, porque às vezes o filho não quer seguir as "pegadas" do pai. E realmente não se pode forçar, porque acaba causando repulsa na criança, referente ao que se quer que ela aprenda. Bom, as pessoas nascem com certas tendências que as diferem de outras. Umas demonstram aptidão inata pra música, como foi o caso de Wolfgang Amadeus Mozart, que com apenas 04 anos já tocava e muito bem, seu violino e seu cravo. Outras pessoas despertam este interesse musical bem mais tarde e às vezes até se lamentam por isto. Outras nunca irão despertar interesse por música, até mesmo por acharem bastante difícil e se porventura forçarem a barra, acabam desistindo logo, logo. Eu, quando criança, nunca demonstrei querer a aprender algo sobre música, mas bastou minha mãe me dar um saxofone de plástico, que eu comecei a tirar melodias de ouvido. Daí ganhei uma gaita e depois uma flauta doce, quando finalmente ganhei um violão. Este ficou 03 anos encostado, porque não era tão fácil de tocar, como uma flauta e ou um sax de brinquedo. Em determinada hora, parece que acendeu uma luzinha na minha cabeça, me dizendo:
- Pirralho, não perca tempo, mete os "dedo" na viola. Aí comecei, e não sei porque não encontrei muita dificuldade. E daí até hoje não larguei mais o violão. Parece que encontrei "o" instrumento que me completa. Se você quer tentar estimular ao seu filho, para que ele se interesse pela música, toque sempre algum instrumento perto dele. Converse sobre música com alguém, perto dele. Mas não toque no assunto de música com ele. Deixe ele despertar a curiosidade naturalmente. Se ele se interessar sobre o assunto, logo ele virá com perguntas. Mas dê meias respostas, não satisfazendo totalmente as dúvidas dele. Aí ele vai procurar caminhar com os próprios pés. Você irá ampará-lo, mas nunca carregá-lo. Estou sendo algo claro? Pra pegar o peixe, não precisamos entrar na lagoa. É de longe que conseguimos, sacou?

Espero ter ajudado em algo e torço pra que você consiga.

Amplexos

Curitiba
Veterano
# mar/04
· votar


pepe
Todos nós temos dificuldades, mesmo depois de anos de prática e a nossa autocrítica pega pesado as vezes, o negócio é não dar bola pra isso e seguir em frente, a perfeição não vai existir, sempre podemos melhorar e é isso que nos faz continuar insistindo, eu mesmo estou com uma música atravessada (Adios Nonino do Astor Piazzola) que não consigo sair de um ponto dela, mas não vou deixar ela me vencer. Hehehehe....
Abs.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Curitiba

Eu também estou com a Cantata 156 atravessada em um dos compassos. Pior que já toquei ela há muito tempo, mas violão clássico é muito ingrato, a gente tem que praticar mesmo. Existe nessa peça em um dos compassos, um acorde fdp, que não consigo fazer a tempo, como fazia há uns 03 anos. Fiquei muito tempo sem tocá-la e deu no que deu. Acho que é problema de junta. Tipo: "junta tudo e joga fora".....:D. Mas se desanimar piora. Bach deve estar rindo de mim lá de cima e pensando: "É, eu fui o fodão mesmo. Neguim aí pra tocar minha música tem que ralar muito".Mas não vou desistir. Johann Sebastian Bach que me aguarde.

Amplexos

Curitiba
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
A minha dificuldade com Adios Nonino é praticamente a mesma da sua com a Cantata de Bach, agarrei num compasso e não consigo sair, apesar da música ser relativamente fácil, ela é uma tango, um ritmo que não estou acostumadfo a tocar, e me perco justamente no tempo certo, os dedos não obedecem, são aquelas famosas posições aranha.......Hehehehehe.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Curitiba

Então a dificuldade é a mesma... eu faço essa posição aranha com uma das pernas, digo, dedos, lá na frente, mas bem na frente mesmo. O dedo mínimo vai lá na 14ª casa, na corda mizinha. E o tempo de duração deste acorde é mínimo, e logo volto no início do braço do violão. Eu inverti este acorde pra facilitar, só que a falta do cutaway atrapalha um pouco. Mas eu fico "p" da vida porque quero fazer igual está na partitura. Então parei de inverter, até porque o som não sai muito bom com o acorde invertido. E o pior é que esta cantata é lenta e bem fácil também. Só este acorde é que está me deixando esquentado...:D

Amplexos

Curitiba
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
É Froyd, alguns autores parecem que adoram fazer algumas pegadinhas. Hehehehehehe

gunsnzeppelins
Veterano
# mar/04
· votar


Comecei a tocar com 8 anos e toco até hj!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Curitiba

Concordo. A partitura desta cantata está transcrita por Milton Nunes. Aposto que ele mesmo não a toca...hehehehehe

gunsnzeppelins
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd, sempre com seus posts imensos...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Acho até eles pequenos.:D Você tinha que ver um cara que escrevia em outro fórum. Era uma bíblia os posts dele...:D

gunsnzeppelins
Veterano
# mar/04
· votar


O Soulface?! Eu conheço ele!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


O Soulface tambem escreve grandes posts, mas estou falando de outra pessoa.

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Majci> Okei. Mas tem outro probleama:
Agora estou tocando mais Bossa NOva. Coloco pra rodar Bossa no Winamp, mas aí esse estilo. Uhhhh.. Ele não tá gostando.
Gosta mais de Pop, Skank, Red. Hot...
Falowwww
Vamos ver como fica no futuro. O violão dele (mais pequeno tá guardadinho em cima do guarda-roupa)!!
Cassio

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Então procure tocar o que ele goste. Mas não dedique à ele. Finja que você está gostando do estilo que ele gosta.
Você deve usar a isca que o peixe gosta, senão não pesca....hehehehe

Eu e minhas frases improvisadas...:D

kaskudo
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

claro!!!

quem é que quer saber de bossanova aos 9 anos??? pq vc não toca as musicas que ele gosta prá ele ver?

kaskudo
Veterano
# mar/04
· votar


pepe

cara, sete meses é muito pouco p/ aprender música! stressa naum!!!

garoto mal
Veterano
# mar/04
· votar


Nada eh fácil de começo, se fosse naw teria graça mesmo.Na minha opinião, nada q vc quer tem q ser fácil, pq vc tem q sentir as dificuldades daquilo q vc quer, ai sim, vc vai dar mais valor no q vc quer, e acaba se esbanjando sobre isso, fala pra toda galera que vc consiguiu fazer tal coisa
Kra, eu sofri (quer dizer continuo sofrendo) com duas coisas:
Tocar do jeito que sempre quiz tipow (saber várias tabs, acordes, pegadas diferentes coisa desse tipow) e tentar entender a minha namorada (fora isso, OK).Toco (eu acho) violão a cinco mesês, e naw sei tudo que eu ainda quero, poer isso corro atras, sem parar, fico tocando um som ate saber ele todinho, de cabo a rabo...
Naw eh fácil, meus dedos ficam doendo muito.Quando eu fico muito cansado uso a palheta.
Mas o eskema eh naw desistir!

High Voltage
Veterano
# mar/04
· votar


Pepe
Seguinte, cara
Quando eu comecei com essa história de violão, lá em 1996, a primeira coisa que fiz, sem manjar absolutamente nada, foi comprar um Tonante 104 (Não havia lógica em se comprar uma Ferrari quando mal dirigíamos uma Variant).

A partir disso, um moleque de 13 anos me passou as primeiras noções, bem básicas, tipo: nome das cordas, alguns acordes, pestanas (um grande vilão do iniciante), e lá foi eu começar a minha jornada de raspador de cordas. Dia seguinte eu já estava com um livrinho de acordes.

Número dos dedos, posições das casas, e assim ía. Eu chegava da escola por volta de 12:30, almoçava e ficava até as 18:00 treinando. Eram cordas de aço. Ferraram meus dedos a tal ponto que eu podia colocá-los em água fervente, que nada sentia de tanta dormência.

Estava de fato determinado a tocar violão. Achava muito louco. Tinha noites que eu catava o tonante só pra maltratar (tanto ele quanto os meus dedos), tocando aquelas coisas disconexas, imaginando estar tocando um troço muito louco. E assim foi, em média, 6 horas por dia com o instrumento, parando só pra comer, ir ao banheiro, dormir, ou fazer uma outra coisa importante.

Em um mês (sim, um mês) eu já estava tocando aquela "Quando o sol...", da Legião Urbana. Pouco tempo depois, já dáva pra fazer o solinho no final (Primeira música a gente nunca esquece.rs). Daí pra frente vieram Índios, Daniel na Cova dos Leões, Infinita Highway (Engenheiros), e aí foi indo.

Passei muito tempo sem saber afinar. Um dia, na casa de um camarada, ele foi me mostrando, na 5a casa (com exceção da corda Sol, que é na 4a)

Um dia estourou uma das cordas, e o mesmo moleque de 12 anos me falou que "remendo" não adiantava (tipo, na papelaria dá pra comprar cordas avulsas), mas ele me explicou uns lances de cordas oxidadadas misturadas com corda nova. Não rola. Tem que trocar tudo. E me indicou a D'addario .010-50 (que aliás, uso até hoje, inclusive no Takamine).

Tive a minha glória máxima quando, um dia, tirei aquela One de ouvido (calma, me refiro a do U2, e não a do Metallica. rs), e aí, numa dessas, fui tocar com o moleque. Só que aí rolou uma treta, pq ele achava que tinha que ter um "A", e eu achava que era "Am". Depois de ele ver em várias revistas, sites, e depois de ouvir bastante a música, sacou que se tratava de um "Am" de fato num dos trechos. Sem querer, superei aquele que um dia me ensinou a tocar, que me recomendou as cordas, que até então tocava mais do que eu.

Me senti como Steve Vai superando seu mestre Joe Satriani (claro que nem se compara... mas dá pra sacar oq estou querendo transmitir).

Mas perceba uma coisa nessa história toda: Eu nunca tive uma aula com um professor, portanto, não manjo lhufas de teoria musical, partitura, claves e etc. Fui direto na ferida: os acordes, música cifrada, e só. Com o tempo passei a usar tablatura, mas ainda assim, o entendimento é muito simples, muito diferente daquelas coisas de partitura.

Estou muito a fim de aprender essas coisas, pq sempre quis levar um Vinícius de Moraes num violão de nylon, um Tom Jobim, João Gilberto, etc. Pra não dizer que nunca fui a uma aula, um dia eu fui. O cara era foda, tinha afinação absoluta (afinava sem precisar de orientação na 5a casa, ou na 12a). Era só jogar o violão na mão do cara que, em 15 segundos, estourando, estava lá o violão afinado (João Gilberto, um mestre, chega a passar 4 horas "à procura da batida perfeita" (afinação perfeita. rs). Enfim. A aula do cara estava uma chatura. Eu, munido do Tonantão 104, e a molecada de DiGiorgio, Giannini, Eagle, até Rozini tinha. Só que todo mundo iniciante. Eu dei uma de iniciante tb, mas aí o professor foi atender um telefonema, e eu comecei a levar um som do Ira!, "Envelheço na Cidade". Mó comédia. O cara voltou e a gente ficou tocando, e a molecada olhando.

Acontece que a aula estava chata pq era aula de dedilhado, tipo valsinha... aí é foda. Ninguém agüenta. Não sei, mas esse pode ser o seu caso. Talvez o professor esteja querendo te empurrar um monte de técnica, e vc procurando ir direto ao que interessa. Aí talvez seja a hora de vc mudar o seu paradigma, ou seja, a tua visão de ver as coisas, de encarar a música. Só não pode se sentir incapaz. É igual quando eu fui tirar a carteira de habilitação. Numa das aulas, deixei o carro morrer e falei pro cara: "Caramba, véio... sem chance". A resposta que ouvi foi: "Quantas pessoas possuem habilitação no mundo?"

Pois é. Muita gente, o que significa que é uma coisa comum. Não é um bicho de sete cabeças... Tudo é questão de Paradigma, o ângulo pelo qual enxergamos tudo ao nosso redor.

Continua nessa luta aí que vc consegue.

Não desiste, cara. ânimo e som na caixa. Daqui a pouco c já tá tocando altos Led Zeppelin. Até +

gunsnzeppelins
Veterano
# mar/04
· votar


High Voltage
Postzinho pequeno, hein?

piculo
Veterano
# mar/04
· votar


cara eh o seguinte, vamos supor algo:
uma planta aquatica demora 30 dias p/ cobrir por completo a superficie de uma lago, sendo que a mesma dobra o seu tamanho a cada dia. pergunta-se: em quantos dias a metade do lago estara cobreta





a resposta eh 29. por q? pq no dia 30 ela dobrara de tamanho.
musica eh isso de repente vc ira levar 29 dias p/ evoluir mas quando isso acontecer todas as musicas ficarao faceis, ridiculas ou "um disafio legal".
sacou.
cara naum desista, o principal vc tem q eh tempo, bom professor, bom violao e disposicao entam bola p/ frente.
pegue uma musiquinhas mas rapidas de tocas e sai tocando p/ os outros verem q vc toca. isso ira te motivar mais
falou.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


hehehe...tô gostando...altas filosofias de vida aqui.

inthelight
Veterano
# mar/04
· votar


piculo

hehe, boa comparação essa (serio mesmo)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original