Duvidas com Solos

    Autor Mensagem
    jorge
    Veterano
    # fev/03


    Caras é o seguinte minha duvida com solos e se uma Musica tem a tonalidade Sol eu posso Usar qualquer escala de Sol? E as notas do solo,como faco pra saber?Por favor me ajudem e se alguem souber as cifras Cada Segundo,Beija-Flor mande-me .

    marcos@girlan.com.br

    Digao
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Se a o tom da musica e Sol vc vai ter as escalas q derivam de sol... Am dorico, Bm Frigio, C lidio, D mixolidio, Em Eolio e F#m Locrio... E as notas da escala sao G A B C D E F#...

    tha
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    E se o tom for Bb?como assim as escalas que derivam de sol?

    Digao
    Veterano
    # fev/03 · Editado por: Digao
    · votar


    tha: tente pensar assim... Toda musica tem um tom (q vem da tonica da escala utilizada para formar os acordes dessa musica) Geralmente a escala utilizada e a maior natural (diatonica, modo jonio, e tudo a mesma coisa)... E essa escala q forma os acordes da musica e composta por 7 notas (no caso da maior)... Com essas notas vc vai ter todos os acordes da musica e vai poder solar em cima deles (os acordes)... Qd vc toca um C maior vc ja vai ter 3 notas das 7... e essas tres vao soar legal com ele (mas vc pode colocar outras, o importante e q na hora do tempo forte vc caia numa nota dele)... Cada acorde tem a sua escala q combina com ele... dai q vem os modos gregos q eu coloquei la em cima... E dificil explicar tudo de uma vez, tem q ir por etapas, vc sabe como forma acordes???

    Ah e no tom de Bb vair ter as notas Sib Do Re Mib Fa Sol La... q vai formar os acordes Bb Cm Dm Eb F Gm Am5-...

    jorge
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Valeu digao mas vc nao pode me dar um exemplo com uma musica conhecida nao parece exploracao mas nao e nao ok.

    Digao
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Vou colocar uma musica bem simples pq se for um Djavan ja tem umas quebradas q muda tudo...

    La bamba:

    A musica ta em C maior... veja q os acordes usados sao C F e G... o C e composto de do mi sol, o F de fa do la, e o G de Sol si Re... montando tudo isso da, do re mi fa sol la si do... q e a escala de C maior...

    Se vc ver aquela introducao:



    C F G C

    e |
    B |
    G 2 0 |
    D 2 0 2 0 2 3 3 2 0 |
    A 0 2 3 3 3 |
    E 3


    Veja q no solo inteiro todas as notas estao dentro do tom de C maior.
    Tente achar os tempos fortes e veja q sempre cai numa nota do acorde... A base comeca em C, a primeria nota do solo e sol (5 do acorde)... veja q qd entra em G a nota sendo tocada e um Sol tb... Basicamente e isso...

    Tem tb a intro de Sweeet child o mine do guns, A primeira nota do solo e um Re e por acaso o acorde usado no acompanhamento e D, Qd cai num mi entra o acorde C e qd cai no sol Entra o acorde G... Pegue a tablatura e observe isso... Procure por tabs de solos simples (aqueles q da pra cantarolar) e veja como as notas se encaixam com a base...a partir dai e so tirar as suas conclusoes...

    tha
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Ok,agora sem querer abusar por favor de um exemplo de uma musica do Djavan de preferencia Oceano,sei que sou chata mas continuo achando mais facil tirar solos de ouvido,agora me tira uma duvida,a escala de C maior ha apenas dois tipos?Essa quase igual o solo de La bamba e uma mis ou menos assim:
    e 5 7 8
    B 5 6 8
    G 4 6 7
    D 3 5 7
    A 3 5 7
    E
    Nao lembro se 'e assim,pois nao estou com meu violao aqui.

    tha
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    nao saiu do jeito que coloquei...

    tha
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    e 578
    B 568
    G 467
    D 357
    A 357

    tha
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    De novo,que droga...

    tha
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    ta dificil de entender,'e duro nao ser tao inteligente quanto se pensa,sinceramente nao sei formar acordes,e a tonica no caso seria o Bb nao seria?

    Digao
    Veterano
    # fev/03 · Editado por: Digao
    · votar


    Tha: So existe uma forma de C maior... mas em varios desenhos, assim como todas as escalas... Vc sabe todas as notas do braco??? Aqueles desenhos q vc colocou so tem uma nota errada (um C# na corda G)...

    E me fale de uma musica do Djavan q tenha um solo (simples de preferencia) e a tab dele... Dai da pra explicar melhor (apesar q djavan e bem complicado)...

    "a tonica no caso seria o Bb nao seria?"

    O Sib so vai ser tonica do acorde Bb...

    Pra formar acordes e facil e so fazer essa tabela:

    Sib 1tom Do 1tom Re 1/2tom Mib 1tom Fa 1tom Sol 1tom La (depois experimente com outros tons... (mas tem q seguir os intervalos)
    E so colocar a nota e seguir a diferenca de intervalo (1 ou 1/2 tom)

    Dai vc monta assim:

    <pre>
    Sib Do Re Mib Fa Sol La Sib (Notas da escala maior de Sib)
    | |
    Re Mib Fa Sol La Sib Do Re
    | |
    Fa Sol La Sib Do Re Mib Fa

    As notas combinadas na vertical (veja q sempre pula uma, e pq
    os acordes sao formados por tercas) vao formar os acordes:
    = =
    Bb Cm Dm Eb F Gm A5-
    </pre>

    Muneo
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    tha
    To indicando pra todo mundo, mas veja no meu site www.joanopolis.com.br/muneo e entre no campo harmonio Maior.
    Ali vc vai acabar entendendo como se forma os acordes e de onde vem...
    Espero q entenda, se nao entender, pode perguntar...
    Inté,

    jorge
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Mas uma coisa Digao se a musica ta em Do a tonalidade mas la no solo ta a cifra G o que isto quer dizer o que da um auxilio

    Sversut
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    As notas de G fazem parte da escala de C. Então pode solar na escala de C ou de Am.

    Digao
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Um acorde G??? Se for isso nao tem nada de mais ja q G ta dentro de do (Sol si re)... Mas se mudar a tonalidade da musica isso tb e comum... Dai passa a seguir o campo harmonico de G maior...

    Sversut
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Putz!! Tô fazendo confusãi nessa área...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas com Solos