Ajuda sobre Escala

    Autor Mensagem
    minaSS
    Veterano
    # fev/04


    Bom, sei que tem um monte de gente aqui que não deve aguentar mais tópicos sobre escala mas eu preciso saber uma coisa:
    Alguem pode me dar um exemplo qualquer (prático e fácil) de uma ESCALA MAIOR e sua RELATIVA MENOR???
    Preciso disso para fazer um testezinho aí!
    Valeu ;)

    Marcelão
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    eu vou te explicar, por exemplo a nota Am é relativa d C,intaum c vc tocar a escala d C em uma música em q o tom é Am vc vai ta tocando a escala d Am natural, pois a escala d Am natural e a d C é a mesma

    minaSS
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    hMmmm valeu aí.. mas tipo tem uma regra pra achá as relativas né? é o 6º grau? uma coisa assim!
    ;)

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Xm + 1,5 tons=(Y - relativa) - EX: Am + 1,5tons=C(tem q ser maior)

    inverso eh X-1,5tons=XM = C-1,5tons=Am(menor)

    minaSS
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    hmmm agoRa sim vaLeu aí GuitarHouse.. se mais alguém tiver alguma informação postááááá!
    ;)

    Marcus Young
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Eleva ao Sexto Grau, por exemplo:
    A relativa do C e Am, pois elenvando C ao Sexto Grau se acha Am !

    Marcelão
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    para achar a relativa é só vc contar um tom e meio abaixo q vc acha a relativa, por exemplo C c vc contar um tom e meio a baixo vai da Am, quer ver C pra B meio tom, B pra Am um tom, intaum deu um tom e meio entendeu.....ahh e naum esqueça q a relativa d um acorde maior é sempre menor e vice versa.... por exemplo a relativa d G é Em, é só vc contar assim q vc acha a relativa super facil, ow c vc souber sobre campo harmonico maior a relativa é sempre o sexto grau


    por exemplo esse é o campo harmonico d C maior

    acordes C Dm Em F G Am Bº
    graus 1 2 3 4 5 6 7

    intaum c vc contar o sexto grau vai ser Am.......mas naum esqueça q isso é só no campo harmonico maior

    c tiver muito complicado e vc naum intender fala q eu tento t explicar melhor

    minaSS
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    tá entendi mais ou menos. 1 tom e meio abaixo eu acho a escala relativa (ex. C - 1,5tom = Am). Mas tem escalas de todas as notas (maiores no caso) dó ré mí fá sol lá sí? E campo harmônico (maior) também de todas as notas? E se for escalas e campo harmonico menor muda tudo né?
    Meu deus que rolo, aiuHiauah
    ;)

    Marcelão
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    sim tem escala d todas as notas, c intendeu tudo certinho, campo harmonico maior tbm tem d todas as notas,
    c for menor realmente muda tudo, mas pra acha a relativa naum precisa complicar muito naum, é só contar um tom e meio abaixo, igual vc intendeu

    regis yamamoto
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O C maior é relativo do A menor.
    O G maior é relativo do E menor.
    Ou seja, a relativa é sempre o VIgrau da maior, por isso que muitos chamam de "sexata relativa"
    Um abraço

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    me diz uma coisa aqui;
    na apostila que eu tava lendo disse que pra eu poderia tocar fazer solos e arranjos dentro da escala e a sua relativa q ñ teria poblema nehum.
    o que eu quero saber é ; então eu posso misturar os acorde da escala C com a da escala Am e tocar uma musica? e se ñ for solo ? se for batidão pode?
    a apostila ñ deixou isso claro.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/09
    · votar


    dom de Deus

    cara pode sim fica traquilo!

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    japaubatuba
    valeu mesmo japaubatuba

    Aust
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    desenterrando um poquinho rsrs e por favor se tiver alguém disposto pra responder eu agradeço mto ^^

    usando a escala, por exemplo, de C maior e A menor, se essas duas escalas têm as mesmas notas qual a diferença entre elas então?

    -se pegar escala de C: C Dm Em F G Am B

    -e a escala de Am seria : Am B C Dm Em F G

    ???


    Vlw

    Kamus23
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Aust

    Se você perceber

    C: C Dm Em F G Am Bm

    Am: Am Bm C Dm Em F G

    Os acordes são os mesmos, só muda o grau deles

    Aust
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    opaa vlw então
    Kamus23

    dom de Deus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    pensei que era só aprender um pouco de campo harmonico e um pouco de escala e já sairia tocando as musica!!!
    mas não foi bem assim, tem que ter um pouco de ouvido pra harmoniza!!!!!!!!! huahuahuahua

    quebrei a cara

    dom de Deus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mas tá bom só de descobrir o tom que eu canto já fiquei contente só pega a cifra no tom e manda ver!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda sobre Escala