INVERSÃO

    Autor Mensagem
    abcdef
    Veterano
    # fev/04


    eu to com uma dúvida....me ajudem aew
    alguém poderia me explicar como funciona a montagem de acordes com inversão???

    TuBãO
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Pelo q eu sei funciona assim,existem 3 posições:

    um acorde é formado por: Tônica,3ª e 5ª-tbm chamado de posição fundamental
    a primeira inversão é quando a 3º é a nota mais grave
    a segunda inversão é quando a 5ª é a nota mais grave

    Basicamente é isso,espero ter ajudado.

    abcdef
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    ah tah...vlw aew
    alguém mais??

    Gab
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Tipo , com Exemplo em Tab:

    F F/c(5justa) F/a(Terça maior)
    e---1--------1----------------1---------------------------
    B---1--------1----------------1---------------------------
    G---2--------2----------------2---------------------------
    D---3--------3----------------3---------------------------
    A---3--------3----------------0---------------------------
    E---1---------------------------------------------------


    Ps1c0
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    eh tipo oq o TuBãO falou meesmo....

    aih fica a normal:
    Tônica 3ª 5ª

    1ª inversão:
    5ª Tônica 3ª

    2ª inversão:
    3ª 5ª Tônica

    e por aih vai eh um ciclo vicioso...
    aih vc vai andando pelo braço achando as notas

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    tem tb com setima, etc

    abcdef
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    soh
    vlw aew

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04 · Editado por: LeandroP
    · votar


    O legal da inversão é que pode gerar muitos outros acordes e sugere substituição.

    O acorde C7M: C, E, G, B

    Se você colocar a sétima no baixo este acorde pode ser um simples Mi menor Em. Um acorde G7(9) quando colocada a sua terça no baixo vira um Bm7(b5)... que louco heim...;-)

    Leandro
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Ps1c0
    Se o q o TuBãO falou está certo, vc "inverteu" a 1ª e a 2ª inversão! =]
    (q trocadilho podre...)

    abcdef
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    viu
    e outra duvida q eu tenho
    qd q eu posso utilizar a inversão numa música???

    Al Majíd
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Só complementando o que já foi falado.

    Um acorde conssonante é formado por três notas da sua escala correspondente. 1ª tônica ou fundamental/3ª maior/ 5ª justa. Estas três notas são chamadas de tríade. Podemos adicionar outras notas da escala a esta tríade, formando assim um acorde dissonante. Quando você toca um acorde, geralmente você faz o baixo deste acorde com a 1ª tônica. Para fazer uma inversão, você poderá fazer o baixo do acorde com qualquer outra nota deste mesmo acorde, que não seja a 1ª tônica. Neste caso, a 1ª tônica passará a segundo plano. Isto caracateriza a inversão. Eu geralmente uso uma inversão quando faço algum acorde dissonante que exija grande abertura dos dedos,e pelo motivo de eu ter que harpejar rapidamente este acorde, prefiro invertê-lo, para conseguir uma melhor performance. Mas no geral não gosto muito de inverter acordes. Faço isto em último caso.

    Um abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04 · Editado por: LeandroP
    · votar


    abcdef

    Você pode usar como passagem as notas do baixo. Por exemplo, em vez de você usar uma cadência F, C, Dm, você usa um F, C/E, Dm... perceba que o baixo do Fá desceu para o Mi e depois terminou em Dm. O baixo fez um caminho melódico. Experimente outras passagens. O mais interessante é você descobrir os caminhos.

    abcdef
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    acho q to entendendo isso aew
    vlw aew gurizada

    Alexandre.M
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Alexandre.M
    · votar


    RESSUCITANDO TÓPICO PARA NÃO CIAR UM NOVO
    é o seguinte, desde qndo aprendi a tocar, nunca me preocupei em formaçao de acordes, escalas..., só o básico mesmo,tom, semitom, acidentes... mas sei tirar musicas de ouvido, fazer solos por tabs, e agora resolvi aprofundar na teoria musical, pois está "atrapalhando" meu aprendizado por não saber muito.
    eu já vi a video-aula de intervalos do cifraclub umas 30 vezes, antes que me perguntem, mas me resta uma dúvida desgraçada na inversão de intervalos.
    Ex.: C - Db é uma segunda menor,pois, T S: meio tom
    e Db - C diz que é uma sétima maior, mas não deveria ser uma sétima menor, pois: S S T T T S T: 5 tons
    por que isso acontece na inversão, coloca maior, no menor, só por nomenclatura ou tem outra explicação?

    raules
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: raules
    · votar


    Inversão, significa inverter o baixo do acorde...
    E pelo que entendi (tenta dé uma melhorada no português aí que tá dificil de entender o contexto), vc quer saber o porquê que o Dó é uma Sétima Menor ao invés de ser uma Sétima Maior para o Ré...
    Mas a escala maior é T T S T T T S, portanto, o dó é uma sétima menor por ter apenas um intervalo de meio tom (ou semi-tom) do ré, e você aí, citou uma escala que eu desconheço =S

    Alexandre.M
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Alexandre.M
    · votar


    raules
    tava tão loko estudando isso que ate falei merda, mas agora "arrumei", ve se da pra ter uma noção do que eu quero dizer.

    raules
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ainda não entendi o que vc quis dizer com essa inversão, ou é ignorância da minha parte mesmo, até porque só tenho uma pequena base de teoria, ou então vc não ta conseguindo especificar direito :s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a INVERSÃO