Del Vecchio Timbre Vox 1957, de aço ou de nylon?

    Autor Mensagem
    Jubu
    Membro Novato
    # 31/mai/24 01:52


    oii gente! ganhei um violão Del Vecchio modelo Timbre Vox de 1957, ele está muito bem conservado mas chegou para mim já sem as cordas. o formato dele é parecido com meu Di Giorgio nº 18 de nylon, o que me fez pensar que ele seja de nylon, porém vi um pessoal utilizando cordas de aço em modelos parecidos com ele.
    alguém sabe me dizer com certeza se essa linha é originalmente de nylon ou de aço?

    Tiagolafre
    Membro Novato
    # 31/mai/24 10:21
    · votar


    Não conheço o modelo, mas você consegue mandar uma foto dele?

    ejames
    Membro Novato
    # 31/mai/24 11:57
    · votar


    Nylon. Violões projetados para cordas de aço possuem construção bem diferente.

    LeandroP
    Moderador
    # 03/jun/24 13:04
    · votar


    Jubu

    Uma dica é observar os eixos das tarraxas. Se os eixos forem de plástico, então o encordoamento deve ser náilon. Se os eixos forem metálicos, o encordoamento deverá ser de aço.

    Você pode utilizar encordoamento de náilon em violão projetado para aço. O contrário eu não recomendo.

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/jun/24 15:20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Jubu

    Nylon!

    Os eixos de tarraxa provavelmente são de ferro (quase não haviam eixos revestidos de plástico nessa época) mas é um violão para nylon.

    LeandroP
    Moderador
    # 03/jun/24 19:52
    · votar


    Lelo Mig

    Pelo que eu pude ver no vídeo é náilon mesmo

    https://www.youtube.com/watch?v=YR_57ftw-js

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/jun/24 23:31 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    LeandroP

    Pelo vídeo parece que os "roletes das tarraxas" são de ferro mesmo.

    Eu não tinha visto este violão, mas falei, porque lembro de violões antigos que eram assim e eram para nylon. Nessa época ainda não se revestiam os roletes com plástico.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 04/jun/24 02:18
    · votar


    As tarraxas e o nut são um bom indicativo, mas o que define mesmo se um violão é nylon ou aço é o "bracing" dentro do corpo, e isso não dá pra ver nas fotos.
    Mas sim, ao que tudo indica é nylon, e na dúvida é melhor botar nylon mesmo porque mal não vai fazer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Del Vecchio Timbre Vox 1957, de aço ou de nylon?