Acabei arranhando meu violão fosco

    Autor Mensagem
    Music007
    Membro Novato
    # 15/fev/23 22:30


    Me descuidei e acabei arranhando meu violão fosco, o arranhão não foi profundo, será que tem como tirar ou diminuir ele?

    Schelb
    Veterano
    # 16/fev/23 08:40
    · votar


    Bom dia ... cara, seria bom colocar uma foto pra gente ver. Mas a dica de ouro é tentar ver esse tipo de coisa como algo natural pra um instrumento. Instrumentos são feitos pra durar muitos anos, decadas e inevitavelmente eles se arranham, desgastam, perdem verniz ... e isso faz parte da história do instrumento

    Music007
    Membro Novato
    # 16/fev/23 11:16
    · votar


    Bom dia ... cara, seria bom colocar uma foto pra gente ver. Mas a dica de ouro é tentar ver esse tipo de coisa como algo natural pra um instrumento. Instrumentos são feitos pra durar muitos anos, decadas e inevitavelmente eles se arranham, desgastam, perdem verniz ... e isso faz parte da história do instrumento


    https://imageshack.com/i/pn5rHYfvj

    https://imageshack.com/i/pmoaBkuUj

    O arranhão foi bem superficial, se colocar bastante luz ele nem apararece. Coloquei duas imagens, uma com arranhão bem visivel e outra com mais iluminação pra mostrar que o arranhão não aparece muito

    ejames
    Membro Novato
    # 16/fev/23 11:35
    · votar


    Music007
    será que tem como tirar ou diminuir ele?

    Provavelmente sim, mas simplesmente não vale a pena. Pode ter sido o primeiro arranhão, mas com certeza não será o último. Desencana disso e concentre em tocar, arranhões, marcas de desgaste e impactos são normais em qualquer instrumento bem utilizado.

    warto
    Membro Novato
    # 16/fev/23 14:01 · Editado por: warto
    · votar


    Music007,

    Cara, normalmente um serviço de polimento cobriria pequenos riscos em instrumentos de cores sólidas, no caso do seu instrumento ser cor de madeira (possivelmente com tingidor e verniz fosco), melhor um profissional (luthier ou pintor de instrumentos) da área para diagnosticar e te falar o que fazer.
    Se eu fosse você, faria como o Schelb e ejames comentaram, nem ligaria para isso, até porque todo instrumento com o decorrer dos anos e utilização sofrerá qualquer tipo de desgaste, seja pela ação natural do tempo ou pela própria utilização e manuseio do instrumentista, e isso faz parte da historia do instrumento, que também é a sua historia como instrumentista, e isso não significa descuido (dependendo do ponto de vista, no seu caso pelo seu comentário inicial sim), mas faz parte.
    Descuido para mim, é deixar o instrumento empoeirado, ver o cavalete descolando e ainda sim utilizar o instrumento, utilizar o instrumento que sofreu um acidente comprometendo a estrutura do mesmo, largar o instrumento no carro (as vezes dentro do porta-malas) por horas naquele sol quente.
    Mas como sua proposta é arrumar o risco, procure um luthier, mas um bom luthier que tenha experiência com pintura, polimento, aplicação de verniz.
    E boa sorte.

    Music007
    Membro Novato
    # 16/fev/23 16:20
    · votar


    Ok, obrigado pessoal pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acabei arranhando meu violão fosco