Strap lock x Jack Roldana (violão)

    Autor Mensagem
    warto
    Membro Novato
    # 08/out/22 21:47


    Olá pessoal,

    Tudo joia?
    Possuo um violão com jack roldana, e após ter testemunhado vários colegas com a maior atenção ao colocar correias, porém tendo seus instrumentos por acidente caindo, achei melhor buscar um sistema de strap lock para meu violão.
    Mas após pesquisar na internet não achei nenhum sistema que não tenha necessidade de instalar o tradicional e talvez a necessidade de um novo furo no instrumento.
    Acabei encontrado este modelo, porém desconheço, mas não há a necessidade de um novo furo no violão, mas por ser caro, não sei se vale a pena comprar. Ele tem dois modelos com saída metric e outra standard, porém não consegui achar quais seriam as medidas dessas saídas:

    https://www.amazon.com.br/MusicNomad-Acousti-Lok-Adaptador-guitarras-a c%C3%BAsticas/dp/B07PPKYS6W

    Alguém tem outra ideia ou solução?

    Valeu.

    makumbator
    Moderador
    # 08/out/22 23:54
    · votar


    warto

    Eu uso em todos os meus instrumentos elétricos (guitarras e baixos) o strap lock da Schaller. Só é preciso trocar o pino original pelo do sistema, mas nunca precisei fazer furos extras. Inclusive, tem com vários acabamentos diferentes, para se adequar ao restante do hardware do instrumento. Tenho dourado, cromado e aquele metálico acinzentado fosco. Todos funcionam bem, e sem furação extra.

    ejames
    Membro Novato
    # 09/out/22 16:57
    · votar


    makumbator
    Só é preciso trocar o pino original pelo do sistema, mas nunca precisei fazer furos extras

    Acho que o problema do warto é o jack ser no pino da correia. Não daria para ele usar um sistema Schaller, Dunlop ou outros semelhantes que exigem a substituição do pino.

    Achei o produto bem interessante, não conhecia. Mas atente-se que ele é apenas o adaptador para utilizar o straplock modelo Schaller (que não vem incluso), então teria que comprar o straplock também, o que deixa a brincadeira meio cara;

    makumbator
    Moderador
    # 09/out/22 17:03
    · votar


    ejames
    Acho que o problema do warto é o jack ser no pino da correia. Não daria para ele usar um sistema Schaller, Dunlop ou outros semelhantes que exigem a substituição do pino.

    Putz, é mesmo! Hahaha! Nem me lembrei disso.

    Lelo Mig
    Membro
    # 09/out/22 17:52 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Acho que no caso de jacks inputs que fazem a função de pino de correia, não existe outra solução diferente deste adaptador. Pelo menos não conheço.

    makumbator
    Moderador
    # 09/out/22 18:15
    · votar


    Lelo Mig

    Esse adaptador é uma solução bem elegante para o problema.

    warto
    Membro Novato
    # 10/out/22 01:04 · Editado por: warto
    · votar


    Pessoal,

    Encontrei uma outra solução, não definitiva, mas algo mais simples. Vou testá-la primeiramente, antes de investir no adaptador da music nomad que ainda exigirá algum sistema de strap lock para usar no adaptador.
    Vou tentar no momento este sistema da D’Addario Cinchfit:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2739693833-correia-cinchfit-ja ck-lock-daddario-planet-waves-pwajl-01-_JM

    E talvez pra roldana próximo ao braço do violão, D’Addario Dual Lock (mas antes disso testar do jack mesmo, orçamento no limite ainda):

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2798325218-strap-lock-daddario -dual-lock-trava-cabo-e-correia-o-par-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend =machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=v ip-seller_items-above&reco_id=69218ffc-5286-442b-a7b7-11567d764f46

    Por favor desconsiderem os links no quesito propaganda, pois não são, apenas compartilhando sistemas que tentarei usar no momento.

    Começarei com o Cinchfit da D’Addario.

    Mas se vocês tiverem outras sugestões também pro jack roldana, por favor podem compartilhar também. Ainda não estou com pressa pra fechar a compra, a pressa é mais pra evitar gravidade acidentando o violão.

    E muito obrigado desde já pela ajuda.

    warto
    Membro Novato
    # 10/out/22 01:14
    · votar


    Esse modelo da D’Addario Cinchfit achei legal que é um “adaptador” mais simples que você utiliza a abertura dele em volta do jack roldana, e daí apenas prende esse sistema na correria, sem precisar de algo a mais nesse adaptador além dele e da correia.
    Porque infelizmente o da Music Nomad, apesar de ser elegante, estrutura metálica, peça realmente de boa qualidade, ainda exigirá o investimento adicional do strap lock. E ele tem duas medidas, standard e metric, que no site da Music Nomad não dá muitos detalhes se um padrão ou outro encaixaria fácil no jack do Fishman do Fender CD 140 SCE que é o violão que tenho.
    Então acho que D’Addario talvez seja menos caro e menos difícil de errar.

    ejames
    Membro Novato
    # 10/out/22 01:41 · Editado por: ejames
    · votar


    warto

    Cara, uma solução que não é perfeitamente segura, mas que funciona de forma bem satisfatória para o uso normal são as borrachinhas estilo Grolsch - o nome vem de uma marca de cerveja que usa como selo na tampa uma borracha bem semelhante, de forma que virou uma solução popular para essa questão.

    Dá para achar de outros fabricantes por preço melhor do que esse, o link é apenas um exemplo.

    https://www.amazon.com.br/Ernie-Ball-Bloqueia-guitarra-P04603/dp/B07YQ BZ83T/ref=asc_df_B07YQBZ83T/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid= 428574224761&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=15971003209045004493&hvpone=&hvptw o=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9100823&hvtargid=pla-88 2897597822&psc=1

    Não é uma trava mecânica como os sistemas mais sofisticados, não é visualmente muito elegante, mas oferece uma segurança boa para evitar da correia escapar por um preço bem mais acessível. Muita gente usa essas borrachinhas, mesmo a galera que se movimenta bastante no palco, com instrumentos mais pesados (guitarras elétricas e baixos) sem complicações.

    Delson
    Veterano
    # 10/out/22 10:08 · Editado por: Delson
    · votar


    ejames
    borrachinhas estilo Grolsch
    Eu vim pra citar elas. Como você disse, tem muita gente que usa elas no palco. Joe Bonamassa é um deles, que usa uma guitarra de trocentos mil dólares no palco e confia nessas borrachas. Por serem instrumentos vintage, não valeria a pena alterá-los para usar um strap lock.

    Enfim, se ficar em um bar que vende Grolsch (nunca nem vi), é capaz de juntar o suficiente para uma coleção.

    Em tempo, a garrafa dessa cerveja custa R$ 34,90 kkkkkkkkkk
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1573170694-cerveja-grolsch-imp ortada-kit-com-10-garrafas-_JM

    warto
    Membro Novato
    # 10/out/22 15:50 · Editado por: warto
    · votar


    ejames

    Eu acho que pra roldana comum do violão ali no troculo entre o braço e o corpo, daria certo.
    Mas acho que pro jack roldana, que é meu principal problema não estou certo de que funcionaria.
    Porque a correia em si (já testei diversos modelos), já fica presa com uma boa dificuldade na roldana do jack, e basicamente o plug p10 do cabo já plugado, que de fato da a segurança nesse jack roldana, mas não trava.
    O jack roldana além de ser mais largo no diâmetro, ele tem um comprimento menor que a roldana comum, esse é o problema.
    Não sei se vocês tem violão com esse tipo de roldana no próprio jack.

    instrumentista
    Membro Novato
    # 12/out/22 12:00 · Editado por: instrumentista
    · votar


    warto
    cara, no meu violão eu uso a roldana mais simples que existe que é essa (aqui o link) e meu violão nunca caiu ou chegou perto de cair dela, é óbvio que essa não é uma solução pra você, até porque essa "roldana" é pra um violão sem jack e tudo mais ou pra um violão onde o jack fica alocado em outro furo, mas meu ponto é: eu uso esse treco há uns 2 anos e nunca chegou nem perto do meu violão soltar a correia, acredito que pelo motivo dos violões serem bem mais leves que guitarras e tal, vejo que 99% das pessoas que usam strap lock usam em guitarra, até porque no violão temos esse problema de ter apenas um furo pra duas coisas.

    Eu acho que essa aqui seria a melhor solução pra você, esse treco é bem firme e prende bem a correia, não sei se vende no Brasil, pois nunca fui procurar, mas deve vender, ou na pior das hipóteses ce vai pagar um dinheirinho a mais pelo frete internacional

    warto
    Membro Novato
    # 27/abr/23 22:02 · Editado por: warto
    · votar


    Edit: duplicado Tentei postar de novo, por algum motivo as quebras de linham não estão aparecendo.

    warto
    Membro Novato
    # 27/abr/23 22:06
    · votar


    Olá pessoal, Tudo joia? Venho aqui com boas novidades sobre minha saga com violão com jack roldana. Como não sou músico profissional, minha renda e sustento não vem de música, então meus investimentos na música são pequenos e esporádicos. Os colegas do fórum e eu pensamos nas mais diversas possibilidades (posts anteriores), e o jack roldana limita muito a encontrar um sistema de strap lock que se adeque a ele. Tem o sistema da Music Nomad, muito interessante por sinal, Acousti-Lok. Porém" busquei um método mais simples, que eu tendo apenas uma correia poderia aplicar em qualquer violão com jack roldana, somente colocando a correia em si, não tendo o trabalho e tempo de instalar no jack do violão como o sistema da Music Nomad. Acabei optando pelo acessório de correia, simples, funcional, porém não é tão barato, D'Adario Cinchfit. E funcionou muito bem, travou a correia no jack roldana, senti segurança ao tocar violão, porque o jack roldana do meu violão além de ser largo, é muito curto na profundidade, então por experiência com diferentes correias, elas nunca ficavam bem presas ao jack roldana, e muitas vezes era o cabo p10 que fazia o lock delas. E para a roldana comum na junção do braço com o corpo do violão, usei o sistema de borracha da Enie ball e tem funcionado bem também. Espero que essa experiência possa trazer alguma ajuda para os colegas, e se alguém tiver outras soluções acessíveis para compartilhar, pode postar. Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Strap lock x Jack Roldana (violão)