Como ajustar afinação

    Autor Mensagem
    isaiasousa.19
    Membro Novato
    # fev/22


    Opa, boa noite... Sou leigo demais sobre violão por começar a só um mes, e como eu me sinto mais confortavel cantando em tom grave, quando toco o violão na afinação padrão o tom da música sempre puxa pro mais agudo, e isso desanima demais... Queria saber se o capotraste serve pra abaixar o tom da música ou se apenas uma afinação das cordas específica resolveria o problema. Valeu desde já pra quem responder!!!

    Tiagolafre
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Na verdade com o capo você só consegue subir a afinação, visto que ele vai funcionar como uma pestana nas casas cada vez mais agudas do braço do violão.
    Se realmente for necessário baixar a afinação imagino que teria que ser folgando um pouco as cordas e utilizando as afinações alternativas, com a sexta corda, que normalmente é em Mi, sendo afinada em Mi bemol ou Ré, e as demais cordas sendo todas afinadas também meio ou um tom mais grave que o padrão, mantendo-se a mesma forma para os acordes.
    Para isso você pode adquirir cordas um pouco mais grossas que as que vc utiliza atualmente, para não modificar tanto a tensão no braço e nos dedos, e fazer uma nova regulagem em um luthier.
    Outra opção é se acostumar com o som do violão na afinação padrão mesmo, visto que nada impede que uma voz grave seja acompanhada por acordes em mais agudos ou médios.
    Boa sorte e progresso nos estudos!

    Delson
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Ou ainda tocar a música em um tom mais confortável para cantar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ajustar afinação