Inclinação no Rastilho

    Autor Mensagem
    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22


    Olá. Possuo um violão com cordas de aço e o Rastilho que veio de fábrica tem uma leve inclinação em direção à boca do violão. Como se ele fosse fino demais pra fenda do cavalete. Sabem dizer se isso é "normal"? Minha preocupação é que isso possa causar danos/rachaduras no cavalete. Uso a tensão das cordas recomendada pelo fabricante. Então não é causado por excesso de tensão. Obrigado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio
    Normal não é.
    O rastilho tem que ficar reto. Por outro lado, não irá causar danos ao cavalete.
    Agora você precisa levar seu violão á um luthier profissional para a regulagem do instrumento (procedimento obrigatório), que, inclusive fará a troca desse rastilho por um mais adequado.
    Abç

    ejames
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Poste fotos.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Poste fotos
    Como faço pra postar fotos aqui?

    ejames
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio
    Como faço pra postar fotos aqui?

    Faça o upload em algum site de hospedagem e mande o link aqui. Ex:
    https://imgbb.com
    https://pasteboard.co
    https://imgur.com

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Agora você precisa levar seu violão á um luthier profissional para a regulagem do instrumento (procedimento obrigatório), que, inclusive fará a troca desse rastilho por um mais adequado.
    Sim. Faço isso com meus instrumentos. Aqui em Porto Alegre peça e mão de obra sai por 75,00. Não acho caro.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Faça o upload em algum site de hospedagem e mande o link aqui.

    https://ibb.co/prwVVGS

    Vê se deu certo

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Faça o upload

    https://imgur.com/a/qaB4BGh

    Agora foi

    ejames
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio
    Ih... isso aí é problema na bridge plate, cara.














    Brincadeira. Realmente tá meio torto, pode ser que esteja apenas mal encaixado ou então o plástico tá começando a ceder. Se a altura das cordas e a afinação das oitavas estão ok, não é nada emergencial. Cheque o encaixe dele na próxima troca de cordas (o rastilho é solto, basta puxar que ele sai, só tome cuidado com o captador que fica logo abaixo dele).

    Aqui em Porto Alegre peça e mão de obra sai por 75,00. Não acho caro.
    Troque logo por um de osso ou, preferencialmente, Graphtech. É um pouco mais caro, porém vale a pena.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Ih... isso aí é problema na bridge plate, cara.

    Kkkk pode crer, o drama da bridge plate!

    Então, velho.. na real ele é mais fino que o slot, aí acaba pendendo com a pressão das cordas. É um Rastilho extremamente vagabundo, criou até sulcos. Sei que tenho que trocar, minha dúvida é mais por conhecimento mesmo. Como comentei em outro post, além de tocar, comecei a me interessar sobre estrutura dos instrumentos também. Já fechei com o luthier: Rastilho de osso, mais mão de obra por 75,00.

    Aproveitando... Tem indicação de tarraxas com trava baratas mas decentes?

    ejames
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio
    Aproveitando... Tem indicação de tarraxas com trava baratas mas decentes?

    Faz realmente questão que seja com travas? A única vantagem delas num instrumento de ponte fixa é a troca de cordas que fica um pouco mais prática (por não ter que ficar enrolando a corda), mas em termos de estabilidade da afinação muda pouca coisa. Na verdade se as tarraxas estão funcionando bem, sem folgas ou ruídos, nem precisa mexer nelas. Trocar o nut vai ter mais efeito para garantir melhor afinação do que mexer nas tarraxas.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Faz realmente questão que seja com travas?

    Na real não precisa ser. Apenas achei elas mais práticas.
    Mas quanto às minhas, sim. Preciso trocá-las. Estão com problemas na engrenagem e acabam diminuindo muito a vida das cordas. Agradeço se tiver indicações

    instrumentista
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio
    cara em violão eu acho desnecessário tarraxa com trava, mas se quiser mesmo tem as wilkinson (que são da gotoh), eu até recomendo as wilkinson open gear que são 18:1 (se não me engano) e são tarraxas muito boas e bem estáveis, e você não precisa enrolar tanto a corda. EU tenho sets de grover sta tite em todos os meus violões e nas cordas graves (4, 5 e 6) eu dou ao todo 3 voltas, nas cordas agudas de 4 a 5 voltas e só... com aqueles enroladores é bem de boas. Mas como eu disse, se quiser tarraxa com trava eu iria na grover ou na wilkinson, pelo custo x benefício.

    Delson
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    É como disseram . O rastilho é mais fino que o slot, e provavelmente mais alto que o necessário.

    Enfim, você já vai levar ao luthier, que está com um preço bom. É o que eu cobro pra fazer um rastilho de osso sob medida.

    Sobre as tarraxas, Estão com problemas na engrenagem e acabam diminuindo muito a vida das cordas.
    Confesso que ainda não compreendi como um problema nas engrenagens pode diminuir a vida útil das cordas. Troque quando puder. E se possível, detalhe esse fato, até para que eu possa aprender mais.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22
    · votar


    "problemas na engrenagem e acabam diminuindo muito a vida das cordas."

    Concordo com nosso amigo Delson... nunca ouvi isso. Explique melhor o que está ocorrendo. Você não explicou direito o que esta acontecendo e corre o risco de trocar as tarraxas desnecessariamente.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    cara em violão eu acho desnecessário tarraxa com trava
    Então.. na verdade não precisa ser com trava. Preciso que sejam blindadas, baratas e com o parafuso em "sudeste" (hehehe não sei bem o nome). Mais tarde tiro foto e te mando. Mas enfim.. aquelas da Tagima ou guyker, valem à pena?

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio fica atento quanto o ser blindado é o melhor. Tenho um violão que tem tarrachas semiblindadas (que tem o mecanismo de engrenagem normal, só com uma chapinha de proteção) e nunca me aconteceu nada, e olha que já usei cordas bem pesadas nele e até cordas de nylon (já esta com mais de 10 anos. Meu baixo tem tarrachas com engrenagem aberta e nunca tive problema (tem uns 8 anos). Mas no meu baixolão (que tem uns 3 anos apenas), já tive que trocar 2 tarrachas que quebraram a arruela e não funcionaram mais, e as ditas são blindadas. Então procura tarrachas de qualidade, pois uma blindada barata pode te dar muita dor de cabeça

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Você não explicou direito o que esta acontecendo e corre o risco de trocar as tarraxas desnecessariamente.

    Então galera. O galho com as tarraxas é o seguinte: Ao afinar as cordas, tanto para soltar quanto para apertar, na hora de girar a tarraxa é como se houvesse um "pulo" na pressão. Além de ser extremamente irritante, dificulta pra chegar no tom certo. Em outros tópicos e vídeos que vi, as pessoas falaram que isso pode ser um problema na engrenagem, que talvez tenha algum dente quebrado nela. E acredito que seja isso mesmo. Já lubrifiquei elas, apertei parafuso, soltei parafuso, fiz polimento e grafite nos sulcos do nut.. e continua assim. Ou seja, é problema na tarraxa mesmo. Não é em todas as cordas. É assim no Mizão e nas primas.

    Quanto ao que falei sobre diminuir a vida útil das cordas, isso acontece pelo estresse do metal. Quando a pessoa gira a tarraxa, as cordas esticam o metal. Mas isso acontece de forma contínua e suave. Porém se tem esses puxões bruscos e estalos, a vida útil da corda diminui muito. Imagina tu girando a tarraxa, apertando a corda e, em menos de um segundo, dá um estralo e ela sobe de G pra A#.

    Vi isso em fóruns e vídeos. Se quiserem posso ir atrás dos links.

    ejames
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio
    Então galera. O galho com as tarraxas é o seguinte: Ao afinar as cordas, tanto para soltar quanto para apertar, na hora de girar a tarraxa é como se houvesse um "pulo" na pressão. Além de ser extremamente irritante, dificulta pra chegar no tom certo. Em outros tópicos e vídeos que vi, as pessoas falaram que isso pode ser um problema na engrenagem, que talvez tenha algum dente quebrado nela. E acredito que seja isso mesmo. Já lubrifiquei elas, apertei parafuso, soltei parafuso, fiz polimento e grafite nos sulcos do nut.. e continua assim. Ou seja, é problema na tarraxa mesmo. Não é em todas as cordas. É assim no Mizão e nas primas.

    Cara, para ser sincero a descrição não esclareceu muita coisa não. Se fosse em apenas uma das tarraxas seria compreensível, mas quatro tarraxas apresentarem o mesmo defeito ao mesmo tempo é estranho. Já que você vai postar foto das tarraxas, poste uma foto também de como as cordas estão enroladas nelas (preferencialmente em macro, para a gente ver exatamente como estão as voltas) e, se possível, faça um vídeo mostrando o problema (dá para fazer upload de vídeo lá no Imgur também).

    em menos de um segundo, dá um estralo e ela sobe de G pra A#.

    Ou seja: mesma coisa que um bend ou vibrato. Claro que o problema é incômodo e deve ser solucionado, mas pode ficar tranquilo que não vai afetar em nada de demais suas cordas.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Cara, para ser sincero a descrição não esclareceu muita coisa não.
    quatro tarraxas apresentarem o mesmo defeito ao mesmo tempo é estranho
    Talvez tenha exagerado. Afinando agora, notei o problema na G e na Mizona.
    Cara, não sei como explicar melhor. Mas, pesquisando, descobri que não é um problema que apenas eu enfrento.
    Acredito que seja problema na estrutura da tarraxa, talvez de material muito vagabundo. Como elas são blindadas, nunca as abri. Vi um vídeo de um cara com o mesmo problema e quando ele abriu, viu vários dentes quebrados nela. Por isso acho que comigo seja a mesma coisa. Vou tentar gravar um vídeo

    kkk

    Delson
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Joaopaladio
    na hora de girar a tarraxa é como se houvesse um "pulo" na pressão.
    Isso realmente é um problema, e como as tarraxas não devem ser de qualidade, a troca é o melhor caminho. Sugiro Grover, Gotoh e Wilkinson, que são as que eu conheço de perto.

    al. Mas isso acontece de forma contínua e suave. Porém se tem esses puxões bruscos e estalos, a vida útil da corda diminui muito. Imagina tu girando a tarraxa, apertando a corda e, em menos de um segundo, dá um estralo e ela sobe de G pra A#.


    É como o ejames falou. É como se fosse um bend nervoso. Se as cordas estiverem bem instaladas, não ocorrerá desgaste além do natural devido a isso. Só se o movimento for repetitivo, rápido e de longa duração.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Obrigado pela resposta!

    Sugiro Grover, Gotoh e Wilkinson
    Não estou podendo gastar muito no momento. O que tu acha das tarraxas da guyker ou strinberg? Sei que não são top de linha, mas são "honestas"?

    Delson
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Na verdade, essas marcas que eu citei são mais confiáveis e duráveis. Se a sua não estivesse estragada eu não indicaria a troca, porque uma tarraxa barata, com um mínimo de qualidade de construção e bem ajustada, juntamente com uma correta instalação de cordas supre muito bem qualquer demanda.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Na verdade, essas marcas que eu citei são mais confiáveis e duráveis
    Obrigado. Estou pegando indicações com meu luthier também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inclinação no Rastilho