Autor |
Mensagem |
TEMPLARIO Membro Novato |
# mar/21
Sou entusiasta da MPB anos 60/70. Gostaria de conhecer os modelos de violão usados pelas feras: Jorge Ben, João Gilberto, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Os Novos Baianos usavam violão ou viola? Quais modelos? A técnica e sonoridade que eles usavam eram incríveis, Paulo Diniz, Wilson Simonal, Abílio Manuel. Obrigado
|
megiddo Membro |
# mar/21 · Editado por: megiddo
· votar
O som característico da MPB desse período e, em particular, da Bossa Nova, vem dos violões Di Giorgio. Roberto Carlos, Tom Jobim e João Gilberto usavam.
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar
TEMPLARIO
Além 03 tradicionais, Giannini, Di Giorgio e Del Vecchio terem bons instrumentos na década de 60 e 70, os artistas que tinham um pouco mais de condições já usavam Martin, Gibson, Ovation entre outros.
Haviam também violões de Luthiers famosos na época como Anibal J. Crespo, José Ramirez, Dieter Hopf, Shigemitsu Sugiyama (quase unanimidade) em meados dos 70 e etc.
Assim como hoje, músicos profissionais usavam instrumentos top de linha, importados, fabricados sob encomenda por grandes marcas ou luthiers. Ninguém usava violão "casas Bahia" não.
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
Lelo Mig Ninguém usava violão "casas Bahia" não
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
|
Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
· votar
Lelo Mig Ninguém usava violão "casas Bahia" não
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o baden usou digiorgio por um tempo, com palito de fósforo na primeira casa
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Juquinhaa
Quando não tinha grana...
Foi só ganhar um troco e passou a usar os do Luthier alemão Dieter Hopf e do argentino Anibal Crespo que eu citei acima. Também tinha um Yamaha que não era de linha, foi feito exclusivamente prá ele pelo Akio Naniki (luthier da Yamaha) sob medida.
Você acha que um violonista do naipe do Baden era tonto?...kkkk
Olha o som desse violão, até eu que sou leigo, percebo a sonoridade magnifica (tudo bem que o cara toca prá caralho).... mas... o timbre do violão é fabuloso.
Tu acha que isso é um Di Giorgio com palito de dente? Nem fudendo...kkkk
|
# mar/21
· votar
Juquinhaa
Quando não tinha grana...
Foi só ganhar um troco e passou a usar os do Luthier alemão Dieter Hopf e do argentino Anibal Crespo que eu citei acima. Também tinha um Yamaha que não era de linha, foi feito exclusivamente prá ele pelo Akio Naniki (luthier da Yamaha) sob medida.
Você acha que um violonista do naipe do Baden era tonto?...kkkk
Olha o som desse violão, até eu que sou leigo, percebo a sonoridade magnifica (tudo bem que o cara toca prá caralho).... mas... o timbre do violão é fabuloso. qualquer violão que tu jogar na mão desse cara vai soar lindo
nesse aparece o palitinho
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
Você acha que um violonista do naipe do Baden era tonto? isso é um Di Giorgio com palito de dente?
Nessa época ele já usava fio dental
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
Juquinhaa nesse aparece o palitinho
Já usei palitinho assim por causa da pestana. Por outro lado, percebi uma mudança na entonação. Você pode experimentar com o seu violão que tá bom e não precisa de palito ;)
|
# mar/21
· votar
Juquinhaa nesse aparece o palitinho
Já usei palitinho assim por causa da pestana. Por outro lado, percebi uma mudança na entonação. Você pode experimentar com o seu violão que tá bom e não precisa de palito ;)
o palito de dente vai rolar, tem que ser palito de fósforo, se der certo ainda pega fogo nesse seu digiorgio leandro, digiorgio tem boa fama de ser lenha pra churrasco
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
Juquinhaa
rs Deve ser daí que surgiu a expressão "fritar a escala" (péssima, aff)
|
# mar/21
· votar
Juquinhaa
Juquinhaa
O baden é mais fritador que esses shereders da guitarra. Tem umas gravações dos baden que são impressionantes , eu acho que ele tinha um picado muito mais musical que o do paco por exemplo, e alcançava velocidades desumanas.
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
Juquinhaa
Ele tocando Asa Branca é espetacular!
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
https://www.youtube.com/watch?v=vGcdcOFPVwE
|