Rastilho ultrapassado pacaçamba

    Autor Mensagem
    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20


    O meu violão, como citado anteriormente, é um Rozini Rxs1-s que atualmente não é mais fabricado. Inclusive, a parte elétrica dele é bem ultrapassada, ou seja, o captador dele é no lugar do rastilho (nesse caso ele serve de rastilho e de captador ao mesmo tempo).
    Mas isso faz o violão ficar impossível de regular a altura das cordas, já que as minhas são altas pacas. Como eu conseguiria abaixar? Vou comprar cordas novas hoje!

    Ningen
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Nem sabia que isso existia... Captador e rastilho em uma coisa só. Não me parece interessante, a não ser que a superfície onde a corda repousa seja de metal rígido, o que daria uma durabilidade alta e esse seja o timbre que a pessoa procura.

    A parte do rastilho em que as cordas fazem contato é de qual material? Você teria que lixar essa parte, presumo, se seu captador for parecido com esse.

    De qualquer forma, é bom verificar o tampo do seu violão que pode estar levantado, o que muitas vezes é causado por alta umidade e faz com que o rastilho tenha que ser lixado além do normal.

    Meu violão sofre muito com isso pois moro numa cidade em que a umidade varia de ~15-95% ao longo do ano. Enquanto que a fabricante do meu violão recomenda 45-55% de variação máxima.

    Vale a pena dar uma lida, independente da marca do seu violão:

    https://www.taylorguitars.com/sites/default/files/10_SymptomsofaDryGui tar.pdf

    https://www.taylorguitars.com/sites/default/files/10_SymptomsofaWetGui tar.pdf

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Sim, Ningen
    É mais ou menos esse daí só que é da Iron.
    Eu estou trocando as cordas nesse instante, eu vou dar uma leve lixada pra ver no q dá.
    Pq sabe lá que erro que pode dar né?
    Tem algum risco de lixar demais e as cordas ficarem baixas ou algo assim?

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Sim, Ningen
    É mais ou menos esse daí só que é da Iron.
    Eu estou trocando as cordas nesse instante, eu vou dar uma leve lixada pra ver no q dá.
    Pq sabe lá que erro que pode dar né?
    Tem algum risco de lixar demais e as cordas ficarem baixas ou algo assim?

    Ningen
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    NickoSaturn

    Tem algum risco de lixar demais e as cordas ficarem baixas ou algo assim?

    Sem dúvida. Mas você pode colocar lâminas de papel em baixo do captador para dar uma levantada leve nele se seu erro for pequeno...

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Olha, eu dei uma lixada bem nele, no máximo abaixou uns milimetros da altura na 12° casa. Eu ainda penso em substituir esse rastilho/captador e colocar um melhor, ate pq está com defeito.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    NickoSaturn
    Ou seja: Tu não fez o certo, que seria levar à um luthier...

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    NickoSaturn
    Cara, muita gente tenta resolver em casa. Às vezes o cara até consegue... Outras, faz merda e o problema aumenta.

    Mas se o captador está com defeito, tira logo ele e coloca um rastilho normal e você poderá abaixar da forma que quiser. Só vai perder a captação - que pelo que entendi, já está ruim mesmo....

    LeandroP
    Deu toda essa volta pra dizer que o rastilho está mais alto.

    Sério que teu comentário tá marcado como inapropriado por causa dessa frase?


    Um aceno de longe!!!

    Schelb
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Com ctz você deve levar esse violão a um luthier .. cara, pode parecer caro ou sei la oq, mas o retorno de ter um instrumento bem regulado e sem risco de fazer cagadas vale a pena. Ele vai ver outras coisas que vc pode não sacar tentando fazer sozinho. Pensa nisso.

    Ningen
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Del-Rei

    Deu toda essa volta pra dizer que o rastilho está mais alto.

    Sério que teu comentário tá marcado como inapropriado por causa dessa frase?


    Acho que o "inapropriado" aconteceu porque o comentário dele simplesmente não se aplica ao captador do colega. Lixar o rastilho dele na parte de baixo seria lixar o captador. Inapropriado no sentido de impróprio, inadequado, incongruente.

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Ningen
    Suspeito que não tenha sido isso não. Até porque se todo comentário com “dica errada” fosse marcado como inapropriado, seria show de inapropriação nesse fórum.

    Estranhamente o comentário do Leandro foi até excluído. Nem aparece mais pra mim.

    Um aceno de longe!!!

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Às vezes o cara até consegue... Outras, faz merda e o problema aumenta.

    Esse é meu maior medo com relação à qualquer coisa que possa mexer em casa. Mas de fato, a melhor coisa seria levar a um luthier mesmo, até pq esse rastilho tá mais velho que a parte elétrica dele.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Lixar o rastilho dele na parte de baixo seria lixar o captador.
    Isso mesmo, esse rastilho não é uma peça única (o bagulho bege)
    É uma peça de plástico preta presa por um fio e a peça do rastilho em cima dela, como se fosse um "telhadinho", pelo fato de ser triangular que nem um telhado. (foi mal aí pela falta de criatividade pra dar exemplos kkkkkkkk)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rastilho ultrapassado pacaçamba