Como saber a hora de trocar de acorde?

    Autor Mensagem
    ODecorador
    Membro Novato
    # mai/20


    Pessoal. Sou iniciante e estou pegando minha primeira música. "Ainda é cedo". Mas me surgiu uma duvida:
    Como vocês sabem o momento de trocar de acorde numa música sem olhar a letra/cifra?

    Ou não tem como gravar? Só olhando a cifra? Estou perdido nisso, não sei quando mudar de acorde na musica sem olhar a cifra.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/20 · Editado por: LeandroP
    · votar


    ODecorador

    Quando lemos a cifra, via de regra, a vemos escrita sobre a sílaba da palavra que está sendo cantada. Essa referência ajuda quando conhecemos a música, até porque a mudança pode ocorrer também quando não está sendo cantada a música. E por problemas na diagramação da cifra, podemos ler a cifra na posição errada.

    É interessante você contar os tempos da música, e essa música, por exemplo, é formada por um compasso 4/4 (compasso quatro por quatro). De forma simplista, você conta 1, 2, 3, 4 e concluiu um compasso, repetindo essa contagem no mesmo tempo, no decorrer da música.

    Assim, você percebe aonde as mudanças ocorrem, independente de ter alguém cantando.

    Nessa música a contagem é bem simples, e repete a mesma harmonia num ciclo de 4 compassos, como segue:


    ||: repete / loop <-----:||
    || ||
    ||: Dm | C | Am | Am :||
    ||: 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 :||
    ||: | | | ||
    ||: compasso 1 | compasso 2 | compasso 3 | compasso 4 :||
    .
    ( repete o acorde )


    Nessa música, a mudança dos acordes acontecem "na cabeça" de cada compasso, ou seja, no primeiro tempo de cada compasso. Assim, você pode também tocar o mesmo acorde nos demais tempos do compasso, mas com a acentuação (mais forte) nas cabeças de cada compasso. Fazendo isso, você determina um ritmo pra música. Ou pode deixar o acorde soar simplesmente, conforme a sua interpretação da música ;)

    ODecorador
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Nossa. Não imaginava que fosse tão complicado.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/20 · Editado por: entamoeba
    · votar


    ODecorador

    Ao contrário, é bem simples. A linguagem que dificulta um pouco.

    Arrume um metrônomo online e acompanhe ele em vez da música. É que nem andar de bicicleta.

    Se você entender como a música costuma se dividir, você nunca mais terá problemas para saber a hora de trocar de acordes.

    Estude isso daqui:



    Horyon
    Veterano
    # mai/20 · Editado por: Horyon
    · votar


    LeandroP

    Parabéns pela explicação, bem didática e, a primeiro momento, pode assustar, como assustou o ODecorador, mas logo verá que isto é realmente simples e se observar essa explicação, somada ao que foi dito pelo nobre entamoeba, ou seja, metrônomo sempre, nunca mais irá parar de tocar instrumento musical, pois não haverá desgosto.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    Horyon

    Valeu!
    Em alguns casos, esse metrônomo é interno e soa intuitivo.
    Mas, nada que algum tempo de prática pra trabalhar isso, né?!

    ODecorador

    Leia com calma. O conceito é bem simples. Assista o vídeo que o colega entamoeba postou também.

    ODecorador
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Ok. Valeu. Vou dar uma olhada no video e tentar compreender mais o uso do metronomo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber a hora de trocar de acorde?