Vibração no captador piezo/rastilho/ponte - ajuda!

    Autor Mensagem
    Pedra3
    Veterano
    # jan/20


    Boa tarde a todos!

    Já resumindo os problemas que foram devidamente eliminados analisando em detalhe: não é trastejamento; todas as peças relacionadas ao hardware estão bem fixadas; não há fios vibrando dentro da caixa; não há problemas de colagem dos reforços internos ou outras peças; o nut está bem fixado e na medida certa; não há vibração das cordas após o contato com o rastilho (ou trastejamento no rastilho).

    Ou seja, os problemas bastante comuns relacionados a vibração foram eliminados. O som de vibração vem visivelmente (com os ouvidos) da ponte, não de dentro da caixa. Ao desmontar o rastilho (e sim, nivelei o mesmo em um bom nível de precisão) é possível ver que a "tira" do captador piezo está tensionada, e quando encosto no meio dela há um certo movimento, como se a mesma fosse uma corda do próprio violão sendo pressionada contra a escala. Não há muito como saber se esse movimento é devidamente eliminado com o rastilho no lugar, mas é meu único palpite restante sobre a vibração chata que aparece em algumas posições e cordas específicas, em intensidades de palhetada específicas. A vibração não é captada, não aparece no violão plugado.

    Tenho algumas músicas a gravar em breve com o violão microfonado. É possível "desviar" da vibração com a palhetada, mas algo não está certo e gostaria de trabalhar nisso!

    Pode ser um desalinhamento do fundo da ponte no contato com o rastilho? Algum palpite sobre isso ou experiência similar? O violão é um Fender CD 140 SCE, captação Fishman Presys

    Obrigado desde já!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vibração no captador piezo/rastilho/ponte - ajuda!