Quando vocês vão testar a afinação, qual o primeiro acorde que vem na sua mente?

    Autor Mensagem
    rodrigolearner
    Membro Novato
    # dez/18


    Eu sempre que pego um violão toco um acorde G maior pra saber se tá afinado
    Não sei bem por que não, acho que é mais uma mania desgraçada kkkkk

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rodrigolearner

    "acho que é mais uma mania desgraçada kkkkk"

    Muitas vezes não, as vezes, intuitivamente, seu cérebro busca uma sonoridade que está melhor memorizada. Nosso cérebro trabalha sempre buscando parâmetros.

    Eu, geralmente não faço um só acorde, tenho costume de fazer alguma progressão harmônica. Acho que por ter acompanhado muitos anos cantores em bares, meu ouvido destaca melhor a transição de um acorde X para Y.... ou seja, mais fácil passar um Am desafinado, do que a transição de um Am para um D9, por exemplo.

    RevanNLD
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Meu violão acho que sempre fica mais ou menos meio tom ou mais fora do padrão porque eu tenho preguiça de pegar um afinador nem tenho ouvido absoluto kkk. Normalmente eu vejo as relações entre as cordas (não só entre a de cima e da baixo. Eu vejo também se o ré da terceira casa da corda si está batendo com a corda ré e assim por diante) e alguns harmônicos, mas às vezes faço uma progressão ali como o amigo disse. Acho que talvez o jeito mais fácil de testar pra ver se tá afinadinho mesmo seria tocar um acorde com o máximo de notas repetidas possíveis (tipo um G maior "aberto" - a primeira forma que o pessoal aprende - ou um E maior - dá pra fazer uns power chords usando todas as cordas também se você fizer um E lá pra cima, na oitava casa, acho que seria mais adequado), pq daí você notaria se alguma corda estivesse muito fora, não ocorreria tanta ressonância quanto se tivesse afinadinho. Mas eu, normalmente, sempre faço um Am7/9 e um D7/9/13 "abertos" com mais alguma coisinha na quinta casa, porque são os acordes que eu mais gosto mesmo...

    HortaRates
    Membro
    # dez/18
    · votar


    Eu também faço um G maior. Acho que é o acorde que eu consigo identificar mais as dissonâncias. E também pega as 6 cordas.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Eu toco o mesmo acorde ao longo do braço do violão, variando as posições para detectar possíveis desafinações e fazer ajustes mais finos.
    E também toco alguma sequência de acordes.

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Como costumo usar drop D, faço um power chord de D:

    e --- x (5)
    b --- 2
    g --- 1
    d --- 0
    a --- 0
    d --- 0

    Mas nunca tinha pensado sobre isso...

    makumbator
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    Na guitarra eu faço mi maior naquela posição tradicional com cordas soltas. No baixo de 6 cordas eu simplesmente faço os pares de cordas em harmônicos pra testar o batimento.

    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Mi menor com quarta e sétima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando vocês vão testar a afinação, qual o primeiro acorde que vem na sua mente?