Quais as condições ideais para tirar o melhor som do seu VIOLÃO

    Autor Mensagem
    tsca
    Membro Novato
    # out/18


    Olá amigos e amigas do forum cifraclub. Aqui nesse tópico venho não apenas tentar tirar uma dúvida minha como acrescentar sobre o que tenho aprendido, de maio desse ano (2018) até hoje (31/10/2018), sobre esse assunto importantíssimo para quem ama e quer tirar o melhor som de seu violão.


    Ok. Em maio comprei dois violões, um Fender Paramount PM-1 Limited e um Takamine EAN40C, equivale a um P3CN. Desde de então venho tentando conseguir as melhores condições para esses instrumentos e aprendi que oque precisamos fazer é, simplesmente, ler seus manuais e seguir as instruções. Porém nem sempre os manuais são claros ou quando são não trata-se de uma tarefa fácil de cumprir.


    O Fender após um tempo com ele em Fortaleza percebi uma perda de projeção sonora, características de madeira úmida. Então resolvi medir a umidade de onde estava armazenando e usando os instrumentos. E quando a fender recomenda 35% a 45% e Takamine de 40% a 60% temos normalmente 70% a 85% de umidade aqui. A solução foi armazenar em local fechado e instalar um desumidificador lá (ATENÇÃO: somente consegui reduzir a umidade com o modelo que condensa o ar e armazena essa umidade em um reservatório, aqueles modelos com resistência não funcionaram). Essa é minha dica para vocês meus amigos. Os violões estão com sons muito melhores agora!!! E só tendem a melhorar.


    Agora vem a minha dúvida para. Por conta desse processo o local aumentou a temperatura porém mantem constante. Enquanto registra-se 27º externo no local onde os violões estão marca 35º a 37º. Tal temperatura seria muito alta para os violões? Os manuais so falam em temperatura constante, a Takamine ainda diz algo a mais portanto não foge muito da subjetividade quando fala que "geralmente, seu violão esta confortável na mesmas condições de temperatura e de umidade em que você está confortável"¿¿¿¿?????¿¿¿¿

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Tem que ver se não ficou seco demais...

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Seja bem vindo!

    Primeiramente, que bom que você está tendo esse cuidado com teus instrumentos. Especialmente um Fender e um Takamine, que são instrumentos caros, vale a pena investir nesses cuidados.

    Acho que ou está secando demais conforme mencionado acima pelo (a) JJJ, ou o próprio aparelho é que está esquentando enquanto está ligado.

    Te recomendo fazer uma busca no google sobre isso, separei dois vídeos para você ver, espero que saque bem inglês mas caso contrário dá pra acompanhar.

    São uns suportes que se coloca na boca do violão, eu particularmente não uso, mas acredito serem como aqueles que se compra em mercado para colocar dentro do armário, eles sugam a umidade e armazenam a água no fundo.

    Definitivamente a questão da umidade tem a ver com o som e também com a manutenção do instrumento.

    https://www.youtube.com/watch?v=hxV7BYWc8mw

    https://www.youtube.com/watch?v=8Gq7abMQkgE

    Mas acho que depois de você "desumidificar" seu violão, não precisa ficar fazendo o tempo todo, apenas algumas vezes no ano dependendo da temporada. Acho que os teus violões numa temperatura de 35 - 37 direto vão acabar sofrendo outros tipos de dano. Aí no fim você resolve um problema criando outro.

    JJJ
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    rodrigo monteiro
    pelo (a) JJJ

    Tira esse "(a)" daí, mano, aqui é espada... huahuahuahuaha

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Tira esse "(a)" daí, mano, aqui é espada... huahuahuahuaha

    kkkkkkkk bom saber, foi mal! Abs!

    Ningen
    Veterano
    # nov/18 · Editado por: Ningen
    · votar


    tsca

    Qual o modelo do seu? A "fonte" do que comprei vai direto na tomada, do lado de fora do guarda-roupas... O aparelho em si não gera calor.

    tsca
    Membro Novato
    # jun/19
    · votar


    Nossa fiquei tempo de mais sem receber notificação aqui do site. Agora que apareceu aqui. E as mensagens vão fazer quase um ano.... EHhehehehe... valeu pelas dicas galera.... No decorrer desse tempo consegui equilibrar a situação aqui.... Ligo o desumidificador pela noite enquanto a humidade é mais alta e mais frio e desligo pela manha quando cai a humidade relativa do ar e esquenta. O Takamine da mesmo trabalho (40 a 60% é fácil manter) já o fender da mais trabalho e preciso usar silica gel para chegar nos 35 - 45%.

    tsca
    Membro Novato
    # jun/19
    · votar


    tscaQual o modelo do seu? A "fonte" do que comprei vai direto na tomada, do lado de fora do guarda-roupas... O aparelho em si não gera calor.

    Fala Niguen. Estou usando da cadence! Foi o melhor custo beneficio que achei pesquisando, já que o deloghi so tem 110v.

    newfordinho
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Um aparelho de ar condicionado tem a função desumidificar...tira a umidade do ambiente além de resfriar né?

    Ningen
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    newfordinho

    Sim. Para o "ar condicionado" desumidificar o ambiente, ele precisa manter aquela "grade" interna gelada, o que acaba resfriando a temperatura do ambiente indiretamente.

    Vale ressaltar que mesmo em modo esfriar, ele acaba desumidificando.

    tsca
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Um aparelho de ar condicionado tem a função desumidificar...tira a umidade do ambiente além de resfriar né?
    Sim ele desumidifica em qualquer modo. Pela minha experiência, desumidifica mais no máximo do que na própria função de desumidificar. O problema é o gasto de energia enorme gerado! O princípio é o mesmo (ou pelos menos parecido) dos desumidificadores de ar que condensam o ar fazendo a água ir para um reservatório e evaporando o ar de volta ao ambiente. Por isso existem os drenos nas maquinas de ar condicionado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais as condições ideais para tirar o melhor som do seu VIOLÃO