Não Consigo Afinar em Mi

    Autor Mensagem
    Ezequiel77
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: Ezequiel77


    É o seguinte: Sou iniciante no violão, meu violão é da marca Suzuki, comprei de segunda mão, tem 1 semana que troquei as cordas dele, as cordas antigas eram 3 de aço e 3 de nylon. A marca das 6 cordas novas que comprei é Canário Giannini, e agora quando vou afiná-lo em Mi que é a afinação normal eu simplismente não consigo, bom eu até consigo afinar 5 cordas, mas a corda Sol não estou conseguindo pois quando vai chegando perto da nota Sol a tarracha vai endurecendo e fica quase impossível girá-la. Já me disseram que após a troca das cordas tem que afinar elas em 4 notas abaixo do normal, ou seja: A corda Mi tem que ser afinada em Dó-sustenido e assim por diante afinando em 4 tons abaixo do normal. Está certo esse negócio de afinar todas em 4 tons abaixo do normal?? É verdade que tem que afinar elas em um tom baixo e depois ir aumentando o tom para que elas fiquem acostumadas? Eu tenho medo de afinar elas do jeito normal a partir de Mi porque as tarrachas ficam estalando e as cordas ficam muito duras daí fico com medo das cordas arrebentarem. Então estou afinando elas em Dó-sustenido mas daí os acordes ficam fora de escala. Se puderem me ajudar eu agradeço! Obrigado desde já!

    OBS: Eu uso o afinador eletrônico do CifraClub baixado no celular para afinar o violão. E as cordas que comprei são todas de aço.

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    É verdade que tem que afinar elas em um tom baixo e depois ir aumentando o tom para que elas fiquem acostumadas?

    Não.

    Eu uso o afinador eletrônico para afinar o violão.

    Eu ia dizer que isso estava cheirando a ser engano na afinação. Que provavelmente já passou da nota. Agora, se está usando afinador, não sei. Certifique-se que o afinador esteja captando mesmo o som. Tente fazer um teste, pressionando a primeira casa da corda, segunda, terceira, para ver se pelo menos chega na nota (que deveria estar em corda solta), para ao menos se certificar se está próximo da nota.
    Mas eu arriscaria dizer que já passou da nota, pela sua descrição, e por algum motivo você e o afinador não perceberam.

    Outra coisa. Certifique-se também que seu violão é próprio para cordas de aço. Colocar cordas de aço em violão de nylon irá destruir o violão em pouco tempo, o tampo tende a ceder.

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Revi sua postagem novamente, seu violão é de cordas de nylon.
    "as cordas antigas eram 3 de aço e 3 de nylon"
    3 de aço + 3 de nylon = cordas de NYLON
    Retire as cordas de aço e coloque cordas de nylon, antes que você perca seu violão.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Não Consigo Afinar em Mi