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lbr Membro Novato |
# mar/18
Sou iniciante no violão e tenho uma coisa que não consigo enteder
Quando estamos fazendo a batida só podemos tocar determinadas cordas, como por exemplo no acorde C9: Devemos tocar apenas 5 cordas,se eu esbarrar na corda que não deve ser tocada tem algum problema? Muda alguma coisa no acorde?
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LeandroP Moderador |
# mar/18
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lbr
Eu compreendo a sua dúvida, e sem querer ser covarde, eu passo a pergunta pra você.
Fica legal quando você ouve, ou fica feio ou estranho? Isso é o maior indicador que você pode ter a respeito. Bateu, ficou bom?! Ótimo! Ficou ruim, então é bom evitar.
E daí como saber antes de cometer o erro se pode ou não pode? Bom, aí não tem como fugir da teoria e estudar a formação dos acordes e entender os porquês de soar bom e soar ruim.
E aí eu recomendo que use a busca porque tem dezenas de tópicos que tratam disso e você pode aproveitar e perguntar neles, caso não tenha um esclarecimento.
Espero ter ajudado ;)
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lbr Membro Novato |
# mar/18
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LeandroP obrigado!
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rodrigo monteiro Veterano |
# mar/18
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Perfeito o que o Leandro disse. Você não vai descobrir sua resposta num fórum de violão, só indo lá, tocar e decidir com seus prórpios ouvidos.
Mas, por outro lado, existem momentos em que bater na corda que "não está no acorde" faz diferença, outras vezes não faz coisa alguma. Por exemplo:
Pense no Lá (A), com a 5a corda solta, apertando as 4a, 3a e 2a cordas na segunda casa e a 1a ficando solta.
Nos diagramas normalmente não se aconselha a tocar a 6a corda. Mas qual é a nota da 6a corda? Um Mi (E). Você não concorda que já está tocando a nota Mi em outros dois lugares? Se a 1a corda pode ficar solta, porque não a 6a, já que elas são a mesma nota?
x02220 = essas duas notas em negrito são Mi.
Acontece que quando você toca batendo na 6a corda, o acorde passa a ser A/E (quer dizer algo como "Lá com o Mi no baixo").
Isso tudo é teoria. Pergunta: fez muita diferença pra você? Você se convenceu a tocar ou não a 6a corda pelo que eu escrevi aqui?
Claro que não. Vai lá, pega seu violão e toca do jeito que você quiser e deixe seus ouvidos julgarem. Se soar bem, é porque está bom. Se soar um cocô, é porque está um cocô :))))
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fernandotieppo Membro Novato |
# mar/18
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É isso que o rodrigo monteiro disse, porém esse papo de "A/E" na prática é totalmente irrelevante e nunca é destacado a não ser que seja algo realmente diferenciado (um Em/G ou E/G# por exemplo). Depois de um tempo você pega certos costumes, por exemplo, o acorde D você acaba também pressionando a corda 6 na segunda casa fazendo um "D/F#", em toda música que tiver D se você fizer D/F# você vai poder tocar as 6 cordas, o mesmo vale pra Dm, só que nesse caso seria Dm/F... o que importa é você tocar as notas do acorde.
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JonGouveia Veterano |
# mar/18
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fernandotieppo Discordo que o baixo do acorde seja irrelevante. Talvez na batida ele não possa ganhar muito destaque (claro, dependendo de como você faça), mas num dedilhado, por exemplo, faz total diferença. Pra mim é bastante relevante.
Mas enfim... Cada um com seu ouvido, né. Se todo mundo fizesse a mesma coisa, a música nunca evoluiria.
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Beto Guitar Player Veterano |
# mar/18
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Normalmente eu abafo as cordas que não quero tocar com a mão esquerda mesmo...
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Buja Veterano |
# mar/18
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Pra tranquilamente pra tocar apenas 4 cordas no acorde de D, 5 cordas no acorde de A e cordas cordas no acorde de E. É so questão de treino.
Toca a intro de Can't Stop do RHCP varias vezes, que voce aprende a abafar tudoq ue necessita.
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fernandotieppo Membro Novato |
# mar/18
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JonGouveia
Quando falo que é irrelevante digo na notação mesmo, principalmente em dedilhados, pois se você alterna os baixos isso acaba ficando sem sentido e - obviamente - me refiro a acordes onde o você simplesmente está repetindo uma nota do acorde maior (A/E, D/F#, etc.)
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