Como desumidificar tampo de violão barato?

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: francisco2004


    Pessoal, uma coisa que eu vejo acontecer muito com violões "baratos" e às vezes até com os caros é a falta de uma estabilidade da curvatura do tampo. Às vezes o violão até é razoável na loja, mas passa alguns meses em casa, no case ou na capa, e o tampo já começa a ficar meio côncavo. Isso é ruim porque eleva a ação das cordas e a solução acaba sendo mexer no tensor ou diminuir o rastilho.

    Mexer no tensor é ruim porque muda a curvatura do braço e pode causar trastejamentos. Mexer no rastilho é até uma solução válida, mas o ideal é fazer um rastilho novo, pois o original pode acabar se revelando útil quando, um dia, com o passar das décadas, o tampo desumidificar de vez (e a tendência é essa).

    Em suma, quero saber o que vocês usam para recuperar o aspecto "plano" do tampo do violão, evitando ter que fazer alterações no rastilho. Tenho medo de colocar sacos de sílica no meu Sigma e isso mexer não só no tampo, mas em outras partes que não devem "trabalhar". Obrigado!

    Ningen
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    francisco2004

    Passei, e ainda passo um aperto por causa disso.

    Meu violão sofreu bastante com as infiltrações que haviam em meu quarto. Não só o tampo curvou, como a escala "inchou" de tal forma que ela hoje está mais larga que os trastes, quando eles tinham um acabamento perfeito quando comprei o violão.

    Você se lembra do meu caso com o microfone condensador? Aquele que sofreu com a umidade? Pois é, meu violão também.

    Hoje o tampo já melhorou bastante, e o que estou fazendo, conforme as recomendações desse pdf da Taylor é deixá-lo nas condições ideais, segundo eles 45 a 55% de umidade, e esperar que ele se recupere naturalmente.
    (Comprei um medidor de umidade barato no Aliexpress para me auxiliar.)

    (Lembrando que um "Luthier" me disse que ele precisaria deixar meu Violão numa espécie de torno/morsa por dias pra que ele voltasse ao normal, algo que achei absurdo e me fez pesquisar mais sobre)

    francisco2004
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ningen
    Valeu... vi no Aliexpress um higrômetro que se coloca na boca do violão. Parece uma boa para controlar a umidade, inclusive bloqueando a entrada de umidade para dentro da caixa de ressonância. Agora, a minha dúvida é o que usar para desumidificar. Será que saco grande de sílica-gel jogado na parte interna do tampo seria uma boa?

    Esse PDF da Taylor é muito bom, já conhecia. A maioria dos "luthieres" que fazem regulagem de guitarra querem consertar violão na força bruta (mexendo no tensor e rastilho), quando o mais indicado seria fazer o tampo ficar plano antes de qualquer coisa.

    Ningen
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    francisco2004

    Eu só colocaria sacos de sílica do lado de fora, pois acho que dentro, a alteração seria muito drástica. A ideia é deixar o instrumento em um ambiente propício e esperar que ele volte naturalmente. Talvez a sílica roube umidade demais, principalmente onde ela está em contato.

    O que estou fazendo é deixando a capa no sol por alguns minutos, você pode usar um secador, daí volto o violão e fico monitorando. Hoje mesmo a umidade estava mínima de 50 e máxima de 53%. E devagarinho ele tá voltando ao normal.

    Ao invés da sílica eu compraria isso, achei caro, mas deve compensar, afinal é só colocar e esperar... O problema no meu caso é que o braço também sofreu.

    francisco2004
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Ningen
    Estou testando esse antimofo:
    Moffim

    Ele vem com essa presilha como na foto, então deixei pendurado na boca do violão, por dentro. Acho que é meio radical, mas vou ficar monitorando diariamente o tampo. Se eu perceber que está havendo alteração de concavidade, já interrompo o processo, sem esperar que ele fique 100% plano. Tomara que eu não faça m****. Quando chegar num resultado minimamente decente, passo para esse D'Addario para a manutenção. No stringsbymail deve ter isso para vender.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como desumidificar tampo de violão barato?