Como avaliar um violão de profissional?

Autor Mensagem
    Lucas Franchetto
    Membro Novato
    # abr/16

Boa noite!
    Meu nome é Lucas e estudo violão erudito na Emesp.
    De primeira, meu professor me pediu para comprar um violão novo, porque o meu é muito ruim (é um Yamaha C80) e aí que um antigo professor meu descolou um cara que está vendendo um.
    O violão é do luthier Cláudio Arone e possui 21 anos de idade. O cara que está vendendo disse que o instrumento é avaliado em 7000$, mas que ele está vendendo por 4000$. O meu atual professor disse que é uma pechincha porque, na opinião dele, um Arone bate de frente com um Sérgio Abreu.
    O lance é que, embora eu não tenha o dinheiro e vá me matar para consegui-lo, eu não sei avaliar um instrumento de tamanha qualidade! Ainda mais pela idade que ele possui.
    Quais são os elementos fundamentais para conseguir analisar um instrumento destes e realmente saber se o cara não está cobrando "barato" por conta de algum problema físico do instrumento?
    Agradeço a resposta e o interesse de todos no assunto!

JJJ
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: JJJ
    · votar

Lucas Franchetto
    eu não tenha o dinheiro e vá me matar para consegui-lo
    eu não sei avaliar um instrumento de tamanha qualidade! Ainda mais pela idade que ele possui.

Pois é... então seria muita grana pra jogar numa coisa sem ter certeza absoluta do negócio.
    Mas... se você quer muito... seguem algumas sugestões.

1) Procure saber o real preço de um violão desses no mercado (ML, OLX, lojas, etc).
    2) Na hora de olhar, leve alguém entendido do assunto com você, para uma segunda opinião. Tem que ser alguém isento, claro...
    3) Verifique TUDO com muita calma, cada traste, cada tarraxa, se a madeira está íntegra (cupim, mofo, umidade), se não existe empenamento no tampo nem no braço, se não existe nenhuma rachadura (principalmente nas regiões de quinas). Toque todas as notas, separadamente, pra ver se o violão precisa de retífica de trastes ou se alguma nota gera ressonância na cavidade (peças soltando da madeira). Explore cada mm do violão.
    4) Não compre por impulso! Imagine o seguinte: algum parente seu quer te dar um presente; numa mão tem 4000 reais e na outra o violão e você só pode escolher um deles. Se sua decisão é a de ficar com a grana, não compre o violão...

sandroguiraldo
    Veterano
    # abr/16
    · votar

Lucas Franchetto
    Procure por algum luthier conhecido e de credibilidade em sua cidade, pergunte se poderia levar o instrumento para uma avaliação. Preferivelmente, vá com o proprietário do violão; evite carrega-lo sozinho antes da compra, pois qualquer problema (roubo, danos) serão responsabilidades suas.

Peça ao luthier para fazer uma avaliação da qualidade e conservação do instrumento, não do preço. Pode ser até que ele te fale quanto o violão vale, mas não acho bacana, pois pode ser que valha mais do que o cara está pedindo (pode valer menos também)

Procure na internet mais informações sobre o modelo, se for possível, contate o luthier que construiu, enfim, dá uma googlada que você acha quase tudo hoje.

MMI
    Veterano
    # abr/16
    · votar

Lucas Franchetto

Não conheço pessoalmente os violões do Arone, mas sei que tem alguma reputação.

Este violão é do início da carreira dele... Por motivos óbvios, não é o que existe de melhor dele. Um violão desse precisa ser tocado, experimentado e com certeza tem que ter uma enorme diferença em relação ao seu. Observe se ele não tem reparos, como está o braço, a ponte etc. Além da integridade, a avaliação depende muito das madeiras que ele é feito também. Uma boa ideia é enviar fotos para o próprio Arone e perguntar o que pode falar dele.

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como avaliar um violão de profissional?