| Autor | 
Mensagem | 
CanhotoPaulo Membro Novato | 
 # jan/16 · Editado por: CanhotoPaulo 
  
  Boa tarde Gente, 
  Estou restaurando um Di Giorgio antigo e fiquei curioso quanto a data de fabricação desse instrumento. 
  Ele tem selo, mas não consta a data. 
  Ele não tem o famoso entalhe na mão, é de antes disso. Pesquisando vi uma foto do Romeo em preto e brando segurando um violão com a mão de formato idêntica ao que estou restaurando. 
  [percebi que não tem como carregar fotos direto, acho que tenho que colocar em algum site e colocar o link aqui, desculpem, mas só vou poder faze lo quando chegar em casa, onde estou tem certos bloqueios]
  Descrição:
  Selo em azul com bordas recortadas e tem o seguinte: "construído pelo sistema superson, creação exclusiva de Romeo Di Giorigio, Lutier. R. Voluntários da Pátria, 2353. Tel: 3-8900. São Paulo. IND. BRASIL"
  O violão não tem aquele entalhe classico da marca. Tem un inlay longitudinal que divide a mão e dois. Escala, faixa e fundo em jacarandá da bahia e tampo laminado em abeto europeu. (o verniz está muito velho, está turvo e rachado, só vou ter certeza quando retirar o verniz). 
  Desde já agradeço a ajuda.
  Paulo
  
 | 
CanhotoPaulo Membro Novato | 
 # jan/16 
  · votar  
  Boa tarde pessoal, tentei editar mas não consegui. Essas são as fotos do violão:
  http://imgur.com/a/MXVWI
  Quem puder dar uma olhada agradeço.
 
  | 
makumbator Moderador
         
         
         
         
          | 
 # jan/16 
  · votar  
  CanhotoPaulo
  Bem, a primeira opção óbvia é tentar o contato com o fabricante pra checar se podem te ajudar a datar o instrumento.
 
  | 
Adler3x3 Veterano | 
 # jan/16 · Editado por: Adler3x3 
  · votar  
  CanhotoPaulo
  O uso no selo  da palavra "creação" indica que o violão é antigo. E isto não estava tão em uso a partir dos anos 60. A Di Giorgio se estabeleceu no endereço citado lá pelos anos 40. Dá para deduzir que o violão foi feito entre os anos 40 e 60.
  Acho que foi feito lá pelos anos 50, mas é mera especulação, pode ser dos anos 60, e menos provável dos anos 40. A cor do selo deve revelar algo, os violões que vi dos anos sessenta tinham o selo com outra cor. (a cor deve indicar a série) Pelo histórico da empresa a mesma deslanchou na produção nos anos 60.
  Agora faça como o Makumbator recomendou mande um e-mail para a fábrica, que foi passada de pai para filho a gerações, acredito que eles vão se interessar em te responder, e mande as fotos em anexo.
 
  | 
CanhotoPaulo Membro Novato | 
 # jan/16 
  · votar  
  Fiquei sem NET esse dias, por isso não pude responder antes. Obrigado, tentei o site da Di Giorgio e eles não publicam os violões antigos como a Gianini faz. 
  Mandei um e-mail pra eles, estou aguardando a resposta ainda... vou tentar novamente. 
  Restaurei um modelo Asturias recentemente que identifiquei através do site da Gianini, muito útil.
   Adler3x3 O que me deixa encucado é o formato da mão. Em 50 e 60 o formato da mão já lembrava o contemporaneo. O desse é quadrado, com aquele inlay no centro. Estranhei. 
  Depois desse, o violão mais antigo que peguei pra restaurar, foi um Di Giorgio de 62. Um bom violão, mas de conpensado, e esse é de madeira mesmo. Essa é a primeira vez que vejo um Di Giorgio com lâmina única. 
  De qualquer forma, valeu Adler e Makumbator!
 
  |