Dúvida dobrado sustenido junto com armadura da clave?

    Autor Mensagem
    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # jul/15


    estou aprendendo Schottish-Choro do villa lobos, tonalidade mi maior, tem uma parte que tem dobrado dó, então devo tocar ré, ré sustenido ou mi? porque o dó ta sustenido pela armadura e o ré tambem
    na wikipedia diz que o dobrado sustenido em uma nota que ja tem acidente na armadura só eleve meio tom, é isso?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    ronaldo ninja do baixo

    Suponho que esteja escrito da forma errada, equivocada.

    Por que diabos, se fosse Dó dobrado sustenido, o intervalo seria de sexta aumentada? No meu entendimento este intervalo não existe.

    Você só tem esta fonte? Procure outra partitura e compare o trecho.

    Numa pauta onde existe um acidente determinado na clave, e no compasso tem outro acidente diferente, eu considero o acidente do compasso, como uma exceção à clave. Mas neste caso não vejo lógica. É possível postar este trecho?

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: ronaldo ninja do baixo
    · votar


    a partitura é da eschig, então acho que é confiável, olha o print pra entender melhor, não sei a tag vai o link

    http://tinypic.com/r/140i6fl/8

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    ronaldo ninja do baixo

    Pelo o que eu entendi é um Dó dobrado sustenido (equivalente à nota Ré).

    Posso estar dizendo alguma bobagem, mas me parece que este é um intervalo de nona aumentada em relação à nota Si. Pelo jeito é um acorde Balt7

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Acho que o Jabijirous pode te responder isso melhor ;)

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    pois é se não tivesse armadura da clave era tocava como ré, só que com a armadura sustenizando o dó e o ré eu não sei como fica, se devo usar meio tom em cima de dó o dó sustenido

    makumbator
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    LeandroP



    Por que diabos, se fosse Dó dobrado sustenido, o intervalo seria de sexta aumentada? No meu entendimento este intervalo não existe.

    A questão provavelmente não é de intervalo e sim de praticidade de leitura. Deve ser um trecho em que existe um ré sustenido também no mesmo compasso, então meramente anular o sustenido (para torná-lo ré natural) pode ser menos prático que usar o dó bequadro, justamente para ter menos acidentes ocorrentes no trecho.

    Imagine um trecho em mi maior na armadura e que tenha uma sequência de semicolcheias alternado as notas dó sustenido, ré natural e ré sustenido e voltando em ré natural. Pois bem, a maneira mais prática de anotar seria dó sustenido (que já vem na armadura), dó bequadro, ré sustenido (já vem na armadura) e depois mais um um dó bequadro (mas em que o acidente ocorrente do compasso ainda vale). Com isso teríamos apenas 1 acidente ocorrente. Nem sempre usar o bequadro é melhor.

    Há divergência sobre se é preciso anular o acidente da armadura antes de usar o dobrado. No procedimento antigo era isso que se fazia (era colocado um bequadro e logo depois dele o dobrado). Modernamente se abandonou esse procedimento, e basta indicar o dobrado para se entender que ele deve ser aplicado tendo como base a nota natural.

    ronaldo ninja do baixo

    A nota de efeito em questão é o ré natural.

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: ronaldo ninja do baixo
    · votar


    makumbator então vou usar o dobrado no dó natural apesar da armadura ter dó sustenido?

    edit

    mas a armadura tem ré sustenido, uso o ré natural mesmo assim?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    makumbator
    a maneira mais prática de anotar seria dó sustenido (que já vem na armadura), dó bequadro, ré sustenido (já vem na armadura)

    Entendi. Só que não é o caso de dó bequadro, mas dó dobrado sustenido.

    Eu perguntei porque pensei que tivesse relação com a nota Mi. Depois de ver a partitura eu vi que se tratava de uma nota Si como tônica. À primeira vista considerei como Dó dobrado sustenido e ignorei a armadura pra esta nota, neste trecho isolado, pra não ter que complicar com o bequadro e depois o dobrado sustenido.

    Negócio doido esse, heim rsrsrs

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    ronaldo ninja do baixo
    então vou usar o dobrado no dó natural apesar da armadura ter dó sustenido?

    Não vejo sentido de outra maneira.

    makumbator
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    LeandroP
    Entendi. Só que não é o caso de dó bequadro, mas dó dobrado sustenido.

    Mas o procedimento moderno é desconsiderar a nota acidentada da armadura ao aplicar o dobrado. É uma ideia parecida com o procedimento moderno de ao se colocar uma nova armadura no decorrer da música não ser feito o cancelamento da anterior com bequadros (prática que caiu em desuso).

    A nota de efeito nesse caso é ré, pois o dobrado vai ser colocado sobre o dó natural e não o dó sustenido da armadura.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    makumbator

    Foi o que eu disse :p

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    acho que entendi, obrigado ao dois pela ajuda!

    makumbator
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    LeandroP

    Eu sei! Mas quis frisar que antigamente era comum deixar isso ainda mais claro colocando um bequadro (para apagar o acidente da armadura) e depois sim o dobrado (com isso ficavam dois acidentes um do lado do outro, antes da nota). Modernamente se evita isso (pra ficar graficamente mais simples e fácil de ler) então parte-se do pressuposto que a nota do dobrado é aplicado na natural, sem importar a armadura nesse caso.

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: ronaldo ninja do baixo
    · votar


    pessoal só que a wikipedia diz que se a armadura já tem sustenido então aumento só meio tom, é isso mesmo?
    https://en.wikipedia.org/wiki/Accidental_%28music%29

    se bem que o resultado vai ser ré natural mesmo

    makumbator
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    ronaldo ninja do baixo

    Observe que no texto há justamente a referência sobre não ser considerada a armadura no caso de dobrado (veja o item double accidentals).

    raise or lower the pitch of a note by two semitones,[5] an innovation developed as early as 1615.[citation needed] This applies to the written note, ignoring key signature.

    O exemplo mostrado (Chopin) ilustra justamente um caso em que fica mais limpo usar dobrado, pois se fosse aplicado um sol bequadro seria preciso colocar um sustenido no acorde da frente (que precisa do sol sustenido no soprano).

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    ignoring key signature
    verdade, eu tava olhando o exemplo, em todo caso o resultado é um tom mesmo.
    obrigado pela ajuda.

    makumbator
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    ronaldo ninja do baixo

    Beleza!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    makumbator

    Tá certo ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida dobrado sustenido junto com armadura da clave?