[Dúvida] Takamine GD-15 Problemático

    Autor Mensagem
    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: EsqizoFrenetico


    E aí, galera! Tranquilo? Eu ganhei um violão Takamine GD-15CE, e estou tendo uma série de problemas com ele. (Irei detalhar)
    Ganhei o violão e no outro dia, levei à um luthier, naturalmente, e ele estava com problema na laminação (de acordo com o luthier), e o mesmo disse que o lote de violão estava com um acabamento não muito legal.
    Troquei, e levei novamente lá. Depois de regulado, dava pra ouvir, ainda, um chiado. Levei à outro luthier, e na medida que ele resolvia um problema, mas o chiado continuava, até que eu decidi trocar. Deixei meu violão na loja, e combinei com o gerente da loja de que quando o próximo lote chegar, eu ia lá e testava. Testei hoje um e estava com chiado, e então decidi ir em outra loja, verificar outro violão do mesmo modelo, e verificar o preço. Toquei no violão, e ele estava com chiado. As minhas perguntas são:
    1ª - Esse chiado é normal? Eu tinha um Strinberg de R$400,00 e não tinha esse problema;
    2ª - Se não, eu devo escolher outro modelo? (Tenho a opção do Takimine GN-15, que não é folk);
    Se possível, eu gostaria de recomendações de outras marcas de violão, com madeira de Mogno, Spruce, folk ou jumbo. Muito obrigado pela atenção. Abraço.

    Natanael Gama
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    EsqizoFrenetico

    Essa é nova pra mim.. Rss

    Essa de chiado nunca vi mas depende de como Vc toca as cordas. Já tentou mudar a forma de tocar e com força diferente? Quando comecei Eu tocava corda ( principalmente quando eram novas) fazia um barulho estranho aí o cara falou q era a forma q Eu estava tocando que produzia aquele barulho, parecia uma abelha sei la...
    Mas uma coisa que já cansei de falar aqui nunca compre takamine tampo laminado é furada Vc paga caro em violão só pelo nome, acima de 1.000 reais sempre procure modelos com tampo solido/maciço fora isso não compensa pode ser qualquer marca.

    Vc quer modelos em que faixa de preço?

    guitarrista nerd
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: guitarrista nerd
    · votar


    EsqizoFrenetico
    Peça que alguém toque para você e você escuta de longe nalisando o som, e a questão que o amigo ai acima disse, de repente pode ser seu modo de tocar. É normal com batidas fortes (principalmente com palhetas) dar uma clipada no som porque saturou o ganho do microfone interno responsável pela captação. Séria tolerável se fosse problema em um violão especifico que você ganhou, agora o mesmo problema em todos os que você tocou é pouco provável !

    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: EsqizoFrenetico
    · votar


    Natanael Gama


    Essa é nova pra mim.. Rss

    Essa de chiado nunca vi mas depende de como Vc toca as cordas. Já tentou mudar a forma de tocar e com força diferente? Quando comecei Eu tocava corda ( principalmente quando eram novas) fazia um barulho estranho aí o cara falou q era a forma q Eu estava tocando que produzia aquele barulho, parecia uma abelha sei la...
    Mas uma coisa que já cansei de falar aqui nunca compre takamine tampo laminado é furada Vc paga caro em violão só pelo nome, acima de 1.000 reais sempre procure modelos com tampo solido/maciço fora isso não compensa pode ser qualquer marca.

    Vc quer modelos em que faixa de preço?


    Cara, primeiramente, perdoe minha ignorância, mas o que é tampo laminado? Eu tenho uma batida muito forte, e como eu disse anteriormente, eu tinha um Strinberg de R$400,00 e não tinha nenhum problema. Eu podia palhetar forte que o som fluía normalmente. O violão tava com uma vibração muito forte, que produzia uma espécie de trelado. Um violão entre R$1500,00 tá bom.

    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: EsqizoFrenetico
    · votar


    guitarrista nerd

    Peça que alguém toque para você e você escuta de longe nalisando o som, e a questão que o amigo ai acima disse, de repente pode ser seu modo de tocar. É normal com batidas fortes (principalmente com palhetas) dar uma clipada no som porque saturou o ganho do microfone interno responsável pela captação. Séria tolerável se fosse problema em um violão especifico que você ganhou, agora o mesmo problema em todos os que você tocou é pouco provável !

    Eu falei com um vendedor da loja, e ele é técnico. Ele bateu o olho e disse que o violão estava com problema na escala. O primeiro que eu peguei estava com problema na laminação, e um luthier no qual eu levei disse que esse lote de Takamine que tinha vindo, o acabamento não estava muito bacana.

    Natanael Gama
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    EsqizoFrenetico

    Tah tranquilo...

    Tampo Laminado é o tampo do violão, a parte de cima quando é feita de varias laminas de madeira ao inves de uma peça só é como se fosse varias folhas finas coladas uma sobre a outra pra formar a madeira do tampo, isso só serve pra violões baratos violões mais caros não compensa pois forma um conjunto fraco

    TAMPO MACIÇO ou SOLIDO é formado só por uma folha de madeira esse é o melhor mas é o mais caro também, quando o violõa fica mais velho coisa de uns 10 a 20 anos dependendo da madeira o som abre pois a madeira fica mais seca e o som fica mais nitido e mais alto e isso não acontece com tampo laminado

    Cort MR 600 ns
    Cort Earth 70 E
    Cort Mr E
    Crafter Lite De
    Washburn WD 11 SCE

    Esses são opções que está na faixa de preço de 1.500 e tem tampo solido, são otimas opções se Vc encontrar algum deles Vc vai gostar pois é do estilo do Takamine que Vc comprou.

    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: EsqizoFrenetico
    · votar


    Natanael Gama

    Tah tranquilo...

    Tampo Laminado é o tampo do violão, a parte de cima quando é feita de varias laminas de madeira ao inves de uma peça só é como se fosse varias folhas finas coladas uma sobre a outra pra formar a madeira do tampo, isso só serve pra violões baratos violões mais caros não compensa pois forma um conjunto fraco

    TAMPO MACIÇO ou SOLIDO é formado só por uma folha de madeira esse é o melhor mas é o mais caro também, quando o violõa fica mais velho coisa de uns 10 a 20 anos dependendo da madeira o som abre pois a madeira fica mais seca e o som fica mais nitido e mais alto e isso não acontece com tampo laminado

    Cort MR 600 ns
    Cort Earth 70 E
    Cort Mr E
    Crafter Lite De
    Washburn WD 11 SCE

    Esses são opções que está na faixa de preço de 1.500 e tem tampo solido, são otimas opções se Vc encontrar algum deles Vc vai gostar pois é do estilo do Takamine que Vc comprou.



    Muito obrigado pela ajuda, cara! Peguei ontem outro Takamine, dessa vez um GN15. Cara, eu levei em um luthier, e ele falou que o violão não tem problema. Acontece que eu escuto um trelado ainda na 6ª corda "E", e em algumas casas na 5ª corda "A", e se eu tocar um pouco forte, na 4ª corda "D" também. Eu tô pensando em trocar por um desses Cort, ou reembolsar e comprar um deles. É normal esse trelado?

    Renatoec
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Quando eu começei a tocar, TODOS violões "trastejavam" quando eu tocava.

    Podia ser um Tonante ou um Martin. Eu comprava um violão, dava 2 dias eu o devolvia e pegava outro... Fiz isso 4x em menos de 1 semana até o vendedor cansou e não quis mais trocar e devolveu a grana.

    O problema era eu. Eu com o dedão tocava a corda com força esperando "trastejar" e achava que o problema era o violão e não aceitava a opinião dos outros que NÃO PODE TOCAR tão forte assim, que NINGUÉM toca assim. Achava que não importasse a força do toque, que não podia trastejar nunca (e não aceitava opiniões contrarias que isso era normal, achava que queriam me enganar).

    Além disso, algumas notas trastejavam tb e eu achava que o problema era o violão, quando na verdade, meus dedos é quem ficavam longe das trastes (tem que ficar mais perto possível).

    Resumindo, se vc tocar MUITO pesado, vc vai ter que subir as cordas do violão e perder o conforto por que é normal trastejar neste caso. Em muitos casos (claro que não em todos), o problema não é o violão...

    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Renatoec

    Quando eu começei a tocar, TODOS violões "trastejavam" quando eu tocava.

    Podia ser um Tonante ou um Martin. Eu comprava um violão, dava 2 dias eu o devolvia e pegava outro... Fiz isso 4x em menos de 1 semana até o vendedor cansou e não quis mais trocar e devolveu a grana.

    O problema era eu. Eu com o dedão tocava a corda com força esperando "trastejar" e achava que o problema era o violão e não aceitava a opinião dos outros que NÃO PODE TOCAR tão forte assim, que NINGUÉM toca assim. Achava que não importasse a força do toque, que não podia trastejar nunca (e não aceitava opiniões contrarias que isso era normal, achava que queriam me enganar).

    Além disso, algumas notas trastejavam tb e eu achava que o problema era o violão, quando na verdade, meus dedos é quem ficavam longe das trastes (tem que ficar mais perto possível).

    Resumindo, se vc tocar MUITO pesado, vc vai ter que subir as cordas do violão e perder o conforto por que é normal trastejar neste caso. Em muitos casos (claro que não em todos), o problema não é o violão...


    Cara, basicamente é isso que tá acontecendo comigo. Irei observar e ver se o problema está comigo ou com o violão. Muito obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Takamine GD-15 Problemático