Primer universal ou seladora?

    Autor Mensagem
    arturRoCk
    Veterano
    # abr/15


    Fala galera, blz? Bem é o seguinte, irei lixar e repintar meu violão (farei isso pq a tinta tá td descascando principalmente na parte de trás do braço) e já pesquisei bastante sobre o assunto, e uma das recomendações para a pintura, é após lixar a tinta antiga, aplicar a base, que pode ser um primer, bem fui à uma loja de ferragens e o preço da lata era R$ 27,50, perguntei se tinha algo mais barato ela me disse q havia a seladora pra madeira que era R$ 7,50 e fazia a msm coisa, eu disse q era pra pintar o violão, ela disse q ñ faria diferença. Mas ñ comprei ainda, então digam-me jovens, existe alguma diferença na sonoridade e no acabamento final usando o primer ou a seladora?
    Thanks desde já.

    JJJ
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Na sonoridade eu não sei (desconfio que pouca), mas eu andei testando e lendo aqui e fiquei com a impressão de que a seladora seria mais adequada ao acabamento com verniz e o fundo (o primer?) ao acabamento com tinta.
    Contudo, eu testei aqui um pedaço de madeira com ambos e depois passei tinta e não vi grandes diferenças.

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    arturRoCk

    Isso é uma discussão enorme! Não tem resposta, vai depender muito do que você quer, do tipo do seu violão etc. Você há de concordar que se o violão for muito vagabundo, alguém pode dizer, com razão, "compra um pote de guache para crianças na papelaria e espalha nele". Já outros, todo cuidado e investimento é pouco.

    Em violão o acabamento é mais crítico ainda. Tem que ser bem fino, bem feito. Cabe muito a discussão entre nitrocelulose e poliuretano. geralmente eu recomendaria um serviço profissional, mas depende do instrumento.

    kiki
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    depende, o acabamento do violao é critico principalmente no tampo. esse nao pode deixar ele "pesado", ou seja, quanto mais leve/fino o acabamento melhor. se não ele "segura" o som.
    no restante do instrumento nao é tanto problema, sobretudo no braço.

    eu nao tenho certeza se a seladora e o primer tem a mesma função, acho que nao é exatamente.
    o primer até onde eu sei serve pra regularizar a superficie e dar aderencia na tinta ou verniz. ou seja, ele deixa bem lisinho, esconde a textura. consequentemente tambem pode deixar o tampo mais pesado. e por ser opaco, também esconde a madeira.

    a seladora apenas sela os poros, mas ela nao tira totalmente a textura da madeira. e também é transparante, deixa aparecer a madeira.
    eu nao sei se fazendo muitas camadas de seladora dá pra deixar lisinho.

    no mais, recomendo voce pensar bem se realmente precisa repintar ele.
    se voce já domina pinturas do genero, beleza. mas há um certo risco de voce nao conseguir um bom acabamento (ficar bolhas, escorrimento, etc) e/ou ficar muito grosso "precisar de muitas mãos" pra conseguir um bom resultado estético, o que vai comprometer o som do instrumento (vai soar menos).

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    kiki

    A rigor o primer e o selante não são a mesma coisa.

    O mais antigo e legal para um violão seria a goma laca (em inglês chamam de shellac). É o que tem melhores qualidades para violões, para depois ganhar uma camada de nitrocelulose. Enquanto a goma laca é feita de resina de inseto, a nitrocelulose é feito a partir do algodão, onde fazem a tri-nitração dos monômeros de glicose da celulose (lembra dos explosivos de nitroglicerina?). O negócio é altamente explosivo, base para o celulóide (que usavam nos frisos das guitarras e películas de filmes) e até propulsão de foguetes. Isso é que funciona melhor, que fica mais fino o acabamento e é a maneira que os violões mais caros do mundo são finalizados. Não é fácil, tem uma tendência de deixar defeitinhos e asperezas, é para quem sabe fazer, para deixar perfeito.

    arturRoCk
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Isso é uma discussão enorme! Não tem resposta, vai depender muito do que você quer, do tipo do seu violão etc. Você há de concordar que se o violão for muito vagabundo, alguém pode dizer, com razão, "compra um pote de guache para crianças na papelaria e espalha nele". Já outros, todo cuidado e investimento é pouco.

    Em violão o acabamento é mais crítico ainda. Tem que ser bem fino, bem feito. Cabe muito a discussão entre nitrocelulose e poliuretano. geralmente eu recomendaria um serviço profissional, mas depende do instrumento.


    Bem meu violão é uma Vogga vca202, já tá com uns 4 anos de uso e tem muita história pra contar (já rodei com ele por um monte de lugares, levando sol e chuva, fome, frio :P isso sim que é companheiro o/ haha) e eu queria dar uma renovada e uma restaurada no visual dele, no caso da pintura eu iria fazer com meu primo, que já trabalha no ramo a tempos (faz pintura de bike, moto, geladeira, carro e etc etc.) e uma personalizada, com alguns desenhos.

    no mais, recomendo voce pensar bem se realmente precisa repintar ele.
    se voce já domina pinturas do genero, beleza. mas há um certo risco de voce nao conseguir um bom acabamento (ficar bolhas, escorrimento, etc) e/ou ficar muito grosso "precisar de muitas mãos" pra conseguir um bom resultado estético, o que vai comprometer o som do instrumento (vai soar menos).


    Cara eu realmente quero fazer isso, no caso, de bolhas e escorrimento, pode ser evitado, pq irei fazer a pintura com um compressor de ar, no caso ñ serei eu q pintarei, mas um profissional msm haha

    O mais antigo e legal para um violão seria a goma laca (em inglês chamam de shellac). É o que tem melhores qualidades para violões, para depois ganhar uma camada de nitrocelulose. Enquanto a goma laca é feita de resina de inseto, a nitrocelulose é feito a partir do algodão, onde fazem a tri-nitração dos monômeros de glicose da celulose (lembra dos explosivos de nitroglicerina?). O negócio é altamente explosivo, base para o celulóide (que usavam nos frisos das guitarras e películas de filmes) e até propulsão de foguetes. Isso é que funciona melhor, que fica mais fino o acabamento e é a maneira que os violões mais caros do mundo são finalizados. Não é fácil, tem uma tendência de deixar defeitinhos e asperezas, é para quem sabe fazer, para deixar perfeito.

    Bem, no caso dessa goma, ñ sei se encontraria ela nos mercados daqui mas ñ custa procurar, então assim em um consenso, qual seria melhor msm, a seladora ou primer? sendo que será aplicado com um compressor, pra ter um acabamento mais uniforme.
    Desde já, grato pela ajuda :)

    adautomarttau
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    arturRoCk
    Bem, no caso dessa goma, ñ sei se encontraria ela nos mercados daqui mas ñ custa procurar, então assim em um consenso, qual seria melhor msm, a seladora ou primer? sendo que será aplicado com um compressor, pra ter um acabamento mais uniforme.
    Desde já, grato pela ajuda :)


    Bom basicamente se você for usar tinta automotiva use primer , principalmente se a cor for solida.
    Se quer deixar ao natural ou transparenete use seladora.
    A goma não tem resistencia,é pra violão mais delicado e uso especifico,como você diz ele tem um uso extremo , use tinta automotiva mesmo.Tambem não recomendo pintura com nitrocelulose pelo mesmo motivo.

    Resumindo:

    Lixe bem até uns 600 grit se encontrar até 800 grit , passe primer automotivo de secagem rapida, cubra com 2 camadas pelo menos, lixando entre as camadas.
    Depois de bem liso aplique a tinta ,espere a secagem total ,se quiser mais brilho cubra com verniz P.U ,faça um polimento com massa fina e depois encere com grand prix.

    Qual cor e tinta você vai utilizar?

    abçs

    arturRoCk
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    adautomarttau
    Cara pretendo repintar ele de preto msm e fazer alguns desenhos com tinha branca, vi algumas recomendações aqui mesmo no fórum de usar esmalte acrílico e creio q seja essa que vou usar :)

    600 grit se encontrar até 800 grit
    O seriam esses grit? Thanks.

    JJJ
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    arturRoCk
    O seriam esses grit?

    A grana ou grão. Quanto maior o número, mais fina a lixa. Lixas até 100 são bem grossas, a partir de 1000 são bem finas. Como uma regra básica, comece com uma mais grossa e passe às mais finas, em etapas, com o número crescendo no máximo em 50%. Por exemplo: começando em, digamos, 100, você poderia passar depois para 150, 220, 320, 500, 750, 1000, 1500... A ideia é que a lixa seguinte remova os riscos da anterior, até a superfície ficar do jeito mais liso possível (ou desejado).

    kiki
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    MMI
    legal, boa explicação!
    a goma laca acho que não é o que o cara busca, é mais "refinado".
    é bom pra violão com acabamento natural e de maior qualidade construtiva e de madeiras, que não me parece o caso.

    arturRoCk
    já tá com uns 4 anos de uso e tem muita história pra contar
    pffff
    um bebê ainda.
    = p

    no caso da pintura eu iria fazer com meu primo, que já trabalha no ramo a tempos (faz pintura de bike, moto, geladeira, carro e etc etc.)
    melhor. mas preste atenção que nenhum desses exige um acabamento leve, certifique-se que ele nao vai fazer muitas demãos.

    Bem, no caso dessa goma, ñ sei se encontraria ela nos mercados daqui mas ñ custa procurar
    acho que encontra. mas a forma de aplicação é totalmente diferente, provavelmente seu primo vai ter que pesquisar.

    O seriam esses grit? Thanks.
    o grão, seu primo vai saber como proceder.

    Bem meu violão é uma Vogga vca202
    cara, sinceramente? eu nao faria.
    se quiser muito, faça. mas acho que voce vai gastar nessa brincadeira mais do que custa o violão.

    arturRoCk
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: arturRoCk
    · votar


    kiki

    pffff
    um bebê ainda.
    = p

    é meu bb cara hsuahsa ;D

    mas preste atenção que nenhum desses exige um acabamento leve, certifique-se que ele nao vai fazer muitas demãos.

    pretendo fazer só duas demãos com a tinta e uma final com o verniz

    se quiser muito, faça. mas acho que voce vai gastar nessa brincadeira mais do que custa o violão.
    Bem só vai sair do meu bolso o primer e o verniz e o resto é no 0800 haha então não será tão caro assim :p

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primer universal ou seladora?