Autor |
Mensagem |
DragonRib Membro Novato |
# mar/15 · Editado por: DragonRib
Pessoal, eu estou a procura de uma explicação ou vídeo, pdf, qualquer material que me ajude a entender como criar e como fazer essas passagens entre os acordes no violão.
Eu não sei o nome exato, talvez walkups, walkdowns, bordões, baxarias, ou simplesmente licks entre os acordes ?
Deixo 2 vídeos de exemplo, onde o violão faz esse tipo de passagem entre os acordes, pra tentar explicar melhor a minha intenção. Obrigado!!!
|
Buja Veterano |
# mar/15
· votar
DragonRib simplesmente licks entre os acordes
Pra mim é exatamente isso. Lick entre os acordes. Isso vem com a pratica. Mas de inicio eu simplesmente usaria as notas da escala pentatonica, seja maior ou menor, depende do acorde.
Uma tonica, terça, quinta ou uma setima pra caracterizar o acorde ja ta de bom tamanho para os licks.
As vezes apenas um cromatismo ja serve. Variando entre um lick e outro fica uma coisa bem interessante. Tipo essa:
|
DragonRib Membro Novato |
# mar/15
· votar
Legal, acho que vídeo/material sobre o assunto vai ser difícil achar né ?
E assim, na mudança do acorde X pro acorde Y, o ideal é criar o lick em cima da pentatonica relativa ao acorde X ou do acorde Y ? Ou do tom da música ? Ou tanto faz ?
Obrigado!
|
Buja Veterano |
# mar/15
· votar
DragonRib E assim, na mudança do acorde X pro acorde Y, o ideal é criar o lick em cima da pentatonica relativa ao acorde X ou do acorde Y ? Ou do tom da música ? Ou tanto faz ?
Eu faria assim, com variações é claro:
Imagina a progressão: C D G
Eu faria um lick assim:
C (lick) D (lick) G e-----0-------------2---------------2/3---3------------ B-----1-------------3------------3--------3------------ G-----0-------------2------0h2------------0------------ D-----2---------2---0---------------------0------------ A-----3---3/5-----------------------------2------------ E-----------------------------------------3------------
Veja que so utilizei notas do acorde que eu estou usando no momento. É o tipo bem basico de lick, pode se usar qualquer lick basico com as notas do acorde, as notas da penta (maior ou menor), cromatismo ou blue note para o acorde seguinte, acordes de modos que se está executando, enfim, possibilidades infinitas.
|