Luke S. Membro Novato |
# mar/15
Olá moçada, tranquilo? Bom, meu nome é Lucas, tô numa dúvida que tá me quebrando a cabeça.
Toco violão há 3 anos (desde 2012) e aprendi bastante coisa, porem ainda me acho um novato. Recentemente, eu queria rodar uns solos iniciais das músicas "Não aprendi a dizer adeus" e "Entre tapas e beijos", ambas de Leandro & Leonardo.
Aprendi técnicas como Escala de tom, escala pentagônica (sei lá como escreve) e não saiu o som desejado. Como eu sou iniciante, peço ajuda.
Atenciosamente, Lucas da Silva.
|
Nycolas Veterano |
# mar/15
· votar
Luke S. *Pentatônica
Mas isso é o de menos... hahaha!
Leandro e Leonardo, como muitos sertanejos dos anos 80, 90, foram muito influenciados pelos estilos de Country americano (Western)... Percebe-se claramente que o solo é feito de três formas:
1 - Usando 2 guitarras, fazendo o que chamamos de "dobra". Normalmente a terça ou a quinta nota equivalente ao tom original, como é feito nas vozes.
2 - Usando um pedal de Pitch Shifter/Harmonist, que faz essa dobra automaticamente (ou manualmente, dependendo do modelo). Você toca a tônica e ele dobra pra nota escolhida...
3 - Usando somente 1 violão/guitarra e tocando ambas as notas simultaneamente... (Mais comum) Esse é o meio utilizado em 99% das músicas clássicas do Sertanejo e, Zezé di Camargo e Luciano usam isso até hoje, embora tenha "saído" um pouco de moda...
No site do próprio Cifraclub tem a letra, cifras e a tablatura no final. No início, guie-se por ela. vá ouvindo e identificando os sons, aprendendo as leituras, os "macetes". Procure video-aulas no youtube... Logo logo estará tirando seus próprios solos, sem a ajuda de ninguem!
Mas tudo na música funciona basicamente em "tentativa e erro"... Você precisa testar, treinar, escutar, executar, treinar, ouvir, treinar, ver, perguntar, treinar... Enfim! A jornada é longa, mas vale muito a pena
http://www.cifraclub.com.br/leandro-e-leonardo/nao-aprendi-dizer-adeus /
Abraços e espero ter ajudado!
|