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Mensagem | 
PotterGuitar Membro Novato | 
 # nov/14 
  
  Como é classificado o Diminuto nessa Harmonia ? Dm - G -Em -C7- Fm- G - G#dim- Am
 
  Ele pode ser classificado como A.E.M ou diminuto ascendente?
  
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LeandroP Moderador | 
 # nov/14 
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  PotterGuitar
  É um diminuto de passagem ascendente.
 
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dom de Deus Veterano | 
 # nov/14 
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  PotterGuitar o  LeandroP falou tudo.
 
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Jabijirous Veterano | 
 # nov/14 
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  PotterGuitar
  Complementando o que o mestre LeandroP disse. O acorde diminuto ele tem tanto a função dominante como não dominante. A função dominante é muito simples, ele sempre vai ser sétimo grau de alguém. Esse teu exemplo, o G# é VIIº do Am, logo é de função dominante.
 
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daimon blackfire Membro Novato | 
 # nov/14 
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  isso não tem nada a ver com o tópico, mas como eu faço esses tais acordes diminutos? Nunca consegui, pelomenos que eu saiba.
 
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PotterGuitar Membro Novato | 
 # nov/14 
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  daimon blackfire 
  O Acorde Diminuto(Tétrade) é formado por Tonica,terça menor,quinta diminuta e sétima diminuta.
 
  Exemplo Gdim >  G - Bb - Db - E
 
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eric bluesman Veterano | 
 # nov/14 
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  pela sonoridade da pra se ter uma base da função do diminuto assim como o meio diminuto , a chamada do diminuto da a sensação sonora de chamar para um segundo "ato" da música digamos assim , funcionaria como um acorde com sétima , que faz uma chamada para um refrão , o meio diminuto aproxima ao retorno da sua escala,  bom pelo menos é assim que penso , de uma maneira simples e objetiva !!!
 
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daimon blackfire Membro Novato | 
 # nov/14 
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  acho que entendi.
 
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eric bluesman Veterano | 
 # nov/14 · Editado por: eric bluesman 
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  daimon blackfire
  cara onten tava vendo alguns videos na internet sobre modos , as vezes é  a forma com que se passa q fica dificil de se entender , parece algo de outro mundo , mas na verdade é somente uma visão diferente da escala maior, nesse caso dos meio diminutos por exemplo , se vc pegar como base a escala de C  e simplesmente tocar os acordes vc vai perceber bem a idéia sonora que eles passam , vai chegar no meio diminuto e te chamar de novo pro C início .
  C7M  Dm7  Em7 F7M G7 Am7 Bm7(5b)
 
  fazendo o mesmo teste com o diminutos usando um exemplo base tipo
  C7M C#° Dm7  vc vai perceber ja a diferença que na verdade é de 1 nota nesse caso a sétima .
  falo assim mais na questão sonora pq fica mais claro e facil de sacar onde vc pode usar o acorde , mais é sempre bom vc pegar a parte teórica de campo hamônico pra entender as modificações dos intervalos do acorde , espero ter clareado mais pra vc, é pra isso que o forum existe . abraço.
  
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rcorts Veterano | 
 # nov/14 · Editado por: rcorts 
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  eric bluesman mas na verdade é somente uma visão diferente da escala maior
  É, mas essas simples EDIT: visão/ visões diferentes fazem toda a diferença. Se pensar nos modos apenas como desenhos diferentes da escala maior ou menor, realmente não faz tanta diferença, mas se enxergar as notas mais características, por exemplo a segunda menor do modo frígio, ou a 4ª aumentada do modo lídio e dar enfase nessas notas nas suas construções harmônicas ou melódicas, aí os modos passam a apresentar um outro mundo, com certeza.
 
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LeandroP Moderador | 
 # nov/14 
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  rcorts mas na verdade é somente uma visão diferente da escala maior
 
  Concordo com você. Se enxergarmos somente por este ponto de vista, a coisa esfria e perde todo o o valor. Só tem função na prática, no exercício da escala. Mas quando se observa a relação dos intervalos da escala com o seu acorde, as notas características, aí abre um universo paralelo, outro mundo que sempre esteve diante dos nossos olhos, ou melhor, ouvidos.
 
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eric bluesman Veterano | 
 # nov/14 
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  rcorts LeandroP
  sim , sim concordo com isso concerteza por conta dos intervalos característicos , a minha "crítica" é apenas com relação a forma que isso é passado  pra quem ta começando no mundo dos intervalos , quando começei a estudar por exemplo estudei de forma tonal , quando o professor foi me passar ja de forma moldal , em vez de passar como "modos"  ele me orientou a buscar o repouso dos intervalos , 4 aumentada e outros ou mesmo cromatizando , quando entendi a coisa ai sim ele me falou , olha lembra o lance dos modos ? então usando a idéia que estudamos vc encontra  a 4 aumentada na escala de G (modo C Lídio)  logo entao usamos C lidio pra esse intervalo em especial  , e assim por diante , quer dizer antes sofria pra entender isso .
 
 
  olhei alguns videos , a forma de passar indo direto no shape e nao nos intervalos entorta as coisas pro estudante , pode ver quantos tópicos de modos gregos vemos aqui .
 
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rcorts Veterano | 
 # nov/14 
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  eric bluesman
  Entendo e concordo plenamente com o que você disse. Realmente tem gente que entende o conceito mas não sabe explicar mesmo. Falta lhes a didática.
  Outros acabaram de aprender os shapes, não compreenderam bem a ideia (musicalmente falando) e resolveram fazer um vídeo pra ganhar umas curtidas no youtube, e assim a roda gira....
 
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