Afinaçao Fica um Pouquinho diferente com Capotraste?

    Autor Mensagem
    renanzinho07
    Veterano
    # ago/14


    Ola,

    Fiz um teste esses dias,e coloquei o capotraste e liguei o afinador e ficava pouca coisa a mais na afinaçao, nao ficava no verde.levei num luthier para regular as oitavas,e ele me falou que isso que acontece e normal,um MI com capotraste nunca vai ser igual a um Mi solto.Isso Realmente aconteçe com todos?Pois achei que era problema na regulagem msm.

    Valeu

    Filippo14
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    renanzinho07

    Sim, os instrumentos temperados (que possuem trastes) são desafinados mesmo. Surgiu a um tempo atrás um tipo de traste chamado true temperament que dizem que resolve "em partes" esse problema, a guitarra fica menos desafinada.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    renanzinho07
    Eu diria que é normal. Quando você coloca um capotraste, você tende a apertá-lo até que todas as cordas soem nítidas ao serem tocadas soltas, mas isto quase certamente leva a uma pressão a mais em alguma(s) corda(s) de modo que ela soe desafinada. É o mesmo que você tocar alguma corda em qualquer casa do braço só que apertando-a bastante com o dedo da mão esquerda...

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Sim, pode soar com afinação diferente sim.

    Eu tenho constantes problemas com isso na minha banda.
    O outro guitarrista usa capo em algumas músicas, e sempre tenho a sensação de que está ligeiramente fora do tom. Creio que ele aperte um pouco além do que deveria.

    Sem falar que, após o capo apertar bem as cordas, ao fazer os acordes, elas são pressionadas novamente, o que aumenta mais um pouco a diferença de afinação. A corda fica pressionada em 2 pontos diferentes, capo e dedo.

    Tem que ter muito cuidado ao usar o capo, principalmente se tiver outro instrumento acompanhando.

    Um aceno de longe!!!

    MMJr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    O posicionamento dos trastes em um violao realmente nao e perfeito. Diferencas podem acontecer, dependendo da qualidade da construcao do instrumento...Veja a proposta de um posicionamento de trastes o mais proximo da perfeicao possivel:

    http://www.dreamguitars.com/products/bamburg/bamburg_jsb_10-22/images/ detail3.jpg





    http://www.dreamguitars.com/detail/3061-bamburg_jsb_1022/

    renatocaster
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    Vários fatores influenciam na afinação do instrumento. Agora imagina vc fixar um dispositivo em cima das cordas, pressionando-as. Com certeza vai dar diferença na afinação.

    Então a dica é afinar o violão 1/2 tom abaixo (ou até 1 tom, dependendo do caso), antes de colocar o capo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinaçao Fica um Pouquinho diferente com Capotraste?