Autor |
Mensagem |
FCelline Membro Novato |
# jul/14
Olá pessoal, muito obrigado por disponibilizar um fórum tão acolhedor!
Fiz várias pesquisas aqui, mas nenhuma delas conseguiu sanar minha dúvida por completo.
Ganhei esse maravilhoso Takamine GD15CE NAT - recomendadíssimo, muito macio, som cristalino e amp super versátil.
Acontece que agora chegou hora de trocar as cordas e bateu maior dúvida: Qual a tensão que devo usar nas cordas? Pesquisei muito e ele vem com cordas D'addario EXP16 Light 0.12 de fábrica, mas um amigo meu disse que não colocaria tanta tensão assim - que o melhor seria levar num luthier para fazer o ajuste pra 0.10.
O que vocês acham? Que cordas eu poderia usar? Estou com medo de estragar uma preciosidade dessas!
Abração e obrigado desde já!
|
MMJr Veterano |
# jul/14
· votar
Ola FCelline
O seu amigo nao colocaria, mas a Takamine colocou. quem voce acha que tem razao????
Tensao de cordas acaba sendo uma escolha pessoal e as vezes a gente tem que fazer uns testes para chegar aou "ideal". A diferenca de Timbre entre cordas de tensao 0.012 para a tensao 0.010 e muito grande. A tensao 0.010 e extremamente macia, mas perde-se muito no Timbre. Com o violao plugado, tudo pode ser compensado eletronicamente...Mas com o violao desplugado a diferenca e grande, pricipalmente nos primeiros dias. Depois o ouvido acaba acostumando e "nivelando o som por baixo".
Eu uso cordas de tensao 0.011-0.054.
Valeu...
|
LeandroP Moderador |
# jul/14
· votar
Nada mais a acrescentar do que já disse o MMJr.
|
FCelline Membro Novato |
# jul/14
· votar
Poxa, muito obrigado MMJr e LeandroP! Fico mais tranquilo assim, ufa!
Toda corda 0.12 que eu comprar tem tensão igual? Pois as especificações da Takamine dizem que vem com a 0.12 Light. Existe a 0.12 "hard", por exemplo?
Teria alguma implicação nessas diferenças ou só colocando 0.12 já posso domir tranquilo?
Muitíssimo obrigado, caras, um forte abraço pra vocês!
|
MMJr Veterano |
# jul/14 · Editado por: MMJr
· votar
Toda corda 0.12 que eu comprar tem tensão igual?
Nao exatamente. Cada marca tem uma caracteristica diferente e a tensao final pode ser diferente tambem. As cordas 0.12 de uma marca X podem ser mais duras ou mais macias que as 0.12 da marca Y...
Pois as especificações da Takamine dizem que vem com a 0.12 Light. Existe a 0.12 "hard", por exemplo?
Cada fabricante tem uma denominacao propria, podendo ser: light, custom light, extra light, medium e/ou heavy por exemplo....
.Teria alguma implicação nessas diferenças ou só colocando 0.12 já posso domir tranquilo?
Digamos que voce pode Tocar Tranquilo....
Obs> Se voce esta satisfeito com as cordas originais, sugiro que voce as troque por cordas da mesma marca e tensao...E mais para frente voce pode se aventurar em encontrar uma outra marca e/ ou uma outra tensao....
Valeu e boa sorte na escolha...
|
FCelline Membro Novato |
# jul/14
· votar
O problema é que não acho essa corda pra comprar - e quando acho na internet estão enfiando a faca!
Percebi que a D'addario tem outros kits de tensão 12-53, como o EJ16 que é bem fácil de encontrar. Só que na tabela de tensão da D'addario ele é algumas libras de tensão total a mais que o EXP16. E aí?
É tão complicado assim ou eu tô procurando pêlo em ovo?
Desculpem reviver o tópico, mas tõ me corroendo com isso haha
|
MMJr Veterano |
# jul/14
· votar
FCelline
A coisa e simples. Voce que esa dando muia imporacia aos dealhes...
A linha EXP da D'dario e mais cara porem dura mais tempo que as d'darios EJ16... Escolha as cordas de acordo com a sua disponibilidade. E absoluamene normal o Violao passar por ajustes nas primeiras vezes que as cordas sao trocadas....
Valeu...
|
xavy Veterano |
# jul/14 · Editado por: xavy
· votar
FCelline O problema é que não acho essa corda pra comprar - e quando acho na internet estão enfiando a faca!
Talvez uma opção seja você adquirir o encordoamento em sites estrangeiros, como o Stringsbymail ou qualquer outra loja que envie para o Brasil. Pode acontecer do produto ser taxado pela Receita, mas compensa o risco, já que de toda forma, pagamos caro por eles em lojas do Brasil.
Bom som!!!
|
KCLM Membro Novato |
# fev/17
· votar
Bom dia pessoal, desculpem-me por estar revivendo o tópico. Tenho um Takamine GD15CE, comprei ele a uns 4 meses, acredito que as cordas dele sejam as mesmas do rapaz ai acima, exp16 0.12 hehe. Enfim ele está com uma barriguinha abaixo do cavalete, tenho visto isso em outros violões, e queria saber se isso é uma coisa normal em violões folk.
|
viniciusjau Veterano |
# fev/17
· votar
KCLM Se voce não conseguir distinguir se o braço está empenado o ideal é levar em um luthier...
Uma dica que posso te dar é comprar no mercado livre uma régua pra medir a altura das cordas, pesquise por "Régua Luthier Altura De Cordas".
Pelo menos vai te dar uma noção melhor.. Se já é hora de levar pra regulagem.
|
KCLM Membro Novato |
# fev/17
· votar
viniciusjau, você não entendeu, a minha dúvida é sobre a barriga por trás do violão, e uma leve fundura na parte de cima, perceptivel apenas em um certo ângulo e com a luz do lado do violão.
|
viniciusjau Veterano |
# fev/17
· votar
barriga por trás do violão, e uma leve fundura na parte de cima, perceptivel apenas em um certo ângulo e com a luz do lado do violão
humm me desculpe.. Será que consegue tirar fotos e postar aqui?
|
francisco2004 Veterano |
# fev/17 · Editado por: francisco2004
· votar
KCLM É normal, mas não é legal. É o que mais tem... inclusive, tem luthier preguiçoso que compensa essa barriguinha baixando o rastilho. Uma época, nos manuais de instruções dos Taylor, tinha um tópico sobre isso. Basicamente é umidade. Umidade de menos deixa o tampo côncavo (tampo afundado) e umidade demais deixa o tampo convexo (essa barriguinha que costumamos ver em violões com cordas de aço).
Dá para fazer um tratamento com desumidificadores, sílica gel, etc. Tem tutoriais no Youtube.
EDIT: Pelo que você descreveu na última mensagem, o problema é umidade de menos. Você mora no sertão nordestino, algo assim? Umidade costuma ter de sobra no Brasil.
|