Potenciômetro com Problema

    Autor Mensagem
    helbino
    Veterano
    # fev/14


    Tenho um violão Takamine EG523SC e ele começou a dar uma chieira qdo aumento ou diminuo o volume. Sei que ele usa um potenciômetro de 10K... mas segundo o luthier em que o levei... a peça está em falta aqui em BH. Alguém saberia me dizer o modelo correto pq tem vários e onde posso comprar?

    Att.
    helbino

    LeandroP
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    helbino

    Experimente limpá-lo antes de substituir. Você pode injetar um pouco de álcool isopropílico (outro álcool não serve) dentro do "tambor" do potenciômetro através de uma seringa (tem um furo pra esses casos), girar o potenciômetro e injetar novamente. Se tiver alguma sujeira e for este o caso, o potenciômetro deve voltar ao normal. Você também pode utilizar um produto vendido no mercado que se chama "limpa contato". É muito bom nesses casos e eu utilizo nos potenciômetros da minha guitarra e dos meus pedais quando é necessário.

    O que não é legal é substituir o potenciômetro por outro de valor diferente, porque isso altera o timbre do seu instrumento. Recomendo uma pesquisa na internet em lojas de componentes eletrônicos. Algumas delas vendem pelos correios.

    helbino
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Leandro... muito obrigado pelas dicas... vou correr atrás então desse álcool que vc sugeriu e tentar limpar primeiro.
    Grato por sua atenção
    Abraço

    rêborges
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Olá, estou com um problema parecido no meu Yamaha APX 7CN. No meu caso o botão do volume está emperrado. Essa técnica de limpar com o álcool isopropílico vai servir também?
    Obrigada.
    Renata

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Spray limpa contato é o ideal nesse caso. Se encontra em qualquer casa de eletronicos ou ferreterias.
    Se não achar, vai atras do alcool.

    rêborges
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Muito obrigada. Vou procurar por aqui. Depois conto se deu certo. =)

    Rhodanfenix
    Membro Novato
    # 08/jul/22 14:47
    · votar


    Boa tarde a todos do fórum, eu tenho uma dúvida
    Tenho um takamine GD11 com circuito tp4t e ontem ele decidiu começar a dar ruídos e cortar o sinal quando eu aumento ou diminui o volume
    Aqui na minha vida tem o potenciômetro pra vender mas não sei qual o valor dele pois na loja tem de 5k e de 10k

    Quel souber pode me ajudar?

    ejames
    Membro Novato
    # 08/jul/22 14:53
    · votar


    Rhodanfenix
    Abra o circuito e veja. O valor e tipo (logaritmo ou linear) do pot geralmente são escritos nele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciômetro com Problema